arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

Os Cheiros da Arquitetura

O cheiro composto pelo que se vê e se sente, isso é também Arquitetura.


Quem nunca passou perto daquela padaria predileta e sentiu o cheirinho de café fresquinho, o pãozinho assado e os quitutes próprios de um café da manhã bem caprichado. E aquele cheiro bom de perfume que sentiu e nunca mais esqueceu e se lembra toda vez que alguém com um odor parecido passa.

fogaolenha.jpg

Pois é, os cheiros no nosso dia-a-dia são a diferença para aquele dia começar bem ou mal. A arquitetura também tem um cheiro, uma marca, algo para ser lembrado.

Frank Gehry, famoso arquiteto, disse uma vez que a arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, porém anseia por intemporalidade e se anseia por isso ela tem aquele cheiro bom.

Sabe quando se passa em frente a uma bela construção antiga e se admira e se sente à vontade para tocar cada tijolinho, sentir a brisa que passa entre as colunas, imaginar quem ali já passou ou quem já amou ou chorou e então vagarosamente consegue sentir um perfume novo, algo que nunca provou e os devaneios tomam conta, transformando os tijolos e cimento em vida.

Tem também daqueles cheiros de vida nova, quando você entra em uma casa e sente a tinta fresca, os móveis alinhados, as flores nos vasos, a comida saindo do forno, os perfumes de uma família ou de uma criança a brincar com seus pequenos carrinhos, sentado no tapete devidamente colocado e se vê a esperança de um amanhã melhor.

ipad-2517.jpg

Ainda quando se passam por ruas, olhando os sorrisos e as pressas e de repente vem aquele cheiro de pipoca de praça ou das flores nas árvores pelo passeio, as fumaças de cidade grande ou a ventania suave de uma pequena cidade de interior e sua consciência constrói uma concepção de lugar, de arquitetura.

Os cheiros passam pelas casas, pelas ruas, pelas cidades e praças e ali deixam marcadas suas histórias entre as frestas das portas e janelas, entre os bancos de praça e os riachos, assim exalando amores, saudades, lembranças enfim humanidades.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @destaque, @obvious //Maria Eneida