arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

A humanidade arquitetônica

Um lembrete que a arquitetura é feita de humanidades, de sonhos, histórias e verdades.


Nasce um dia e você se encontra na sua rotina, seguindo seu rumo, mas de tanta correria não consegue um minuto para somente reparar nos detalhes e na multiplicidade de cores, sons e formas que passam por você.

Dentro desse seu dia você olha devagar por um momento e consegue perceber tudo aquilo que nunca percebe, porque seu tempo se limita a passar pelos lugares e pelas pessoas sem acrescentar valores aos devidos movimentos que a vida faz.

1336159451_manhattan_02_g.png

Se passar pelo enredo da arquitetura também podemos ver essas diferenças, mas por uma razão que muitas vezes é óbvia mas que passa desapercebido. A vida se transforma, o ser humano muda suas ideias e tudo que está a sua volta e isso cria uma relevância quando se começa a fazer as leituras demoradas das criações humanas em arquitetura.

Vilanova Artigas fala um pouco da subjetividade humana, quando diz que admira os poetas, que traduzem a vida em palavras e já os arquitetos em tijolos. Oscar Niemeyer nos lembra da necessidade de sempre sonhar. Lina Bo Bardi fala da simplicidade que traduz arquitetura.

E sim, acredito numa arquitetura poética, porque todo arquiteto tem dentro dele de querer fazer o belo para o mundo, que já é belo, mas que precisa dos olhares.

para_roma_com_amor_gf_1.jpg

Quando nos deparamos com as criações arquitetônicas buscamos as histórias envolvidas e as capacidades de demonstrar cada exemplo singular de humanidade presente nelas e como isso constrói o que somos e nem percebemos muitas vezes.

As humanidades, suas nuances e simplicidades tornam tudo fonte de inspiração e essa motivação mostra um caminho a seguir e uma história a contar.

Porque afinal, a arquitetura antes de ciência é humana e recria em tijolos cada um de nós, deixando um pedaço de cada um nesse mundo.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/arquitetura// @destaque, @obvious //Maria Eneida