arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

A beleza da vida e seus (des) encontros

A vida á a arte do encontro, embora exista tanto desencontro nessa vida. Vinicius de Moraes


Viver. Eis a dádiva de quem se liberta das rotineiras indagações sobre a sua existência.

Criar-se em meio as vidas é arte. Arte de se encontrar e de se desencontrar.

Na vida o que temos de melhor é o respirar e o aquecer das belezas que carregamos, das inúmeras facetas de consciência de nós mesmos e das coerências em absorver cada detalhe de cada encontro inesperado nessa vida.

E quando se diz que acabou e esqueceu, vem a vida e te apresenta a novas qualidades humanas, que por ventura nossa, foi deixada pelos olhares fixos, em lugares sem resposta.

Entender que a vida passa é a maior das dores dos mais apegados, a maior das tristezas dos mais inconsoláveis e a maior alegria daqueles que souberam ser olhados.

Olhar não é somente ver. Existe algo que impulsiona e contempla as verdades belas de cada um e que resume ao que vale a pena ouvir de cada voz, de cada respirar e de cada excentricidade absorta em meio as humanidades.

frases_encontros.jpg

Quando o olhar desaparece, cabe a vida e mostrar novos rumos e novos olhares. Não adianta entender o que não precisa ser compreendido, deixando a cargo da vida, essa brincalhona, que ela encontre algo que vale a pena ser olhado, ser sentido, ser experimentado.

Esquecer-se de si em outro é o fruto de um encontro de almas. Quando isso acontece não deveríamos deixar de olhar, porque ali mora algo pra vida toda. Ser mutável não é ser inconstante, porque valores são como raízes que são fincados em terra boa e dali não saem. O mesmo acontece quando se encontra na vida uma alma, um encanto, uma veracidade.

Platão nos refere a beleza como a contemplação de um estado inerente, dentro de nós, que nos leva ao que é mais Perfeito.

Essa beleza que se enxerga no esquecer-se dentro dos encontros da vida, lembra-nos sempre em colocar a exposição aquilo que somos, aproveitando as raridades de cada vida que vem para poucos olhares, cabendo a cada um se surpreender quando os encontra ou os perde.

E assim a vida nesse vai e vem de encontros se encarrega de demonstrar que no belo se encontra a própria a vida e quem não enxerga, se perde, se questiona, se desencontra.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Maria Eneida