arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

Retalhos da Arquitetura

Quem quer construir retalhos de uma arquitetura?


A arquitetura atualmente quer acompanhar as tendências, quer criar os encaixes para a modernidade e deseja ser um atributo para todos.

Ser atributo para todos seria a base de uma boa arquitetura, pelo menos cada um que se coloca a disposição de aprender as multiplicidades de ser um arquiteto ouve muito esse discurso.

Dentro dos parâmetros de funcionalidade de um projeto é preciso olhar o bem estar de quem ali vai residir, porque cada construção abrigará as almas, essas que ajudam a construir o mundo a cada dia.

Entendendo a arquitetura como fator histórico, começa-se a observar a condição formadora de uma sociedade que em cada momento proporcionou avanços sociais na questão das melhorias das tecnologias e das condições de habitação, porém o que se tem esquecido é exatamente cada passo que a arquitetura deu para chegar as inovações atuais.

Nesses retalhos a importância de se preservar a memória de cada ambiente, abrigará um objeto de estudo que criará além de novas tecnologias, novos olhares e entendimentos para chegar ao que temos hoje.

101120palacios_f_046.jpg

Quem enxerga a arquitetura somente como um simples projeto, com quarto, sala, dormitório, muito se engana, porque sendo fruto também histórico-social, a mesma faz parte da humanidade, que desde seus primórdios buscava local de refúgio.

Não se pode esquecer que pela arquitetura se constrói os refúgios que cada um busca, onde se pode ser quem é e erguer seus lares como verdadeiras estruturas humanas.

Pensar no futuro, ignorando o passado torna a arquitetura retalho dentro da urbanidade, como algo que é costurado sem ter de onde veio e para que veio.

O arquiteto João Filgueiras Lima descreve a arquitetura como “obras de arte que marcam a cultura e o momento”, sendo assim importante contextualizar a história para uma construção com inteligência, beleza e ligação com a vida, pois essa é contínua e com respostas ligadas desde da concepção humana.

Assim, deixar os retalhos e construir uma arquitetura com história, beleza, funcionalidade e vida, sendo a última a razão principal do existir e do projetar.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @obvious //Maria Eneida