arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

A busca do Refúgio

A busca do refúgio vem das manifestações acontecidas aos Sírios e a necessidade de termos um mundo com mais liberdade, paz e principalmente a uma humanidade, que deriva do ser.


Dentre muitos séculos avistamos os fenômenos da condição de alguns povos no nosso planeta que convivem com situações adversas referentes a noção de ser parte integrante de um país ou nação.

Em muitas caminhadas históricas vemos além das guerras e condições delimitadoras de muitos que muitas pessoas não se vêem agregadas a sua formação natural étnica e a paz que vigoraria através de um conceito bem firmado na questão da pessoa e a sua formação como um indivíduo.

Não adianta o mundo evoluir tanto, se nas pequenas coisas não se consegue obter a claridade que a vida necessita, mantendo as condições básicas para se ter uma vida com liberdade e de certo modo feliz.

1200x630_212538_refugiados-sirios-dependentes-da-ajud.jpg

Caminhando podemos observar o que está acontecendo hoje, com nossos irmão Sírios. Irmãos sim, porque fazemos parte de um todo e não parte.

A forma com que as coisas são apresentadas e o modo de sobrevivência nos faz indagar até onde o ser humano consegue chegar. Não se pode entender sem ter a vivência necessária o sofrimento que cada um deles passa, mas que serão marcas para uma vida inteira, além daqueles que perderam aqueles que amam, ou ainda aqueles que a cada respirada que damos sofrem de violência contra sua liberdade humana em todos os aspectos e dores que não podemos imaginar e que somente temos notícia através das mídias.

Até quando no mundo teremos que suportar essas buscas de refúgios que uma humanidade não consegue empreender? Até quando vamos olhar para tudo e não iremos mudar o jeito de olhar, e os gestos como humanidade que somos? Até quando isso continuará existindo?

campamento-de-refugiados-sirios-en-turquía-644x330.jpg

A liberdade, acredito, seja a porção mais preciosa da vida, e precisamos nos atentar as condições para que todos possam entender e buscar que o ser humano tem um valor inestimável e que cada alma é importante, por isso da sua existência. Cabe a cada um olhar para isso e no mínimo mudar o que for possível.

Hoje convivemos com as questões do refúgio aos Sírios, mas no futuro, com cada exemplo e cada mudança que possa ocorrer ao mundo, que isso não seja mais necessário em outros lugares e sim que seja abrigo aonde se enraizou sua vida, com autonomia e beneficência.

Para finalizar, não tem como não se lembrar de uma grande mulher que colocou sua vida a disposição, na humildade de dizer que era uma pequena gota no oceano e que nos sirva de inspiração para um mundo melhor, Madre Teresa, que dizia que qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho de paz. Que sejamos, enfim, esse ato de amor no mundo.

img_2794.jpg


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Maria Eneida