arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e escrita, ou nas reflexões da vida, os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo assim recortes escritos, sendo eles na construção do ser (o arquiteto de si) ou na tradução do olhar da vida, escrevendo assim, com enfoque no viver com a beleza, a bondade e a verdade.

A moderna arquitetura do isolamento e a questão do bem estar

Isolar-se, essa está sendo a ambição humana?
Por uma arquitetura que una pela beleza, mas principalmente pelo bem-estar.


A ambição de um arquiteto, em diversas nuances do conceber arquitetura é de realizar o desejo intrínseco humano do bem estar.

A busca desenfreada pelo bem estar, não se constrói somente nos tijolos dispostos, como vemos na febre das literaturas de auto-ajuda e de comunicação por uma felicidade plena.

Não é diferente essa aspiração, quando profissionais como Le Corbusier e o brasileiro Oscar Niemeyer, junto a outros renomados nomes da arquitetura, buscavam vivendas que possuíssem uma função e uma forma mais simples de se morar, que para eles, seriam a pretensão de sua época em construir ambientes que colocassem o ser humano de acordo com seu dia-a-dia movimentado.

11856768_1473434279628401_1042296794_n.jpg

Agora, observando algumas épocas onde as pessoas eram condicionadas a fazer seu sustento através do trabalho agrícola muitas vezes e suas residências eram tomadas pelo ambiente campestre, em comparação ao que vemos atualmente, é possível entender suas vidas sendo melhores ou piores que nos dias atuais?

Nesse momento entra a questão do isolamento humano, e de como as condições atuais faz com que a arquitetura seja concebida dessa forma, além das capacidades de função que a arquitetura exprime, ela não seria geradora também de um bem-estar?

Acredito que a promoção de ambientes de encontro façam uma grande diferença, perante as questões de uma arquitetura estruturada como uma ferramenta que o ser humano busca para se refugiar das intempéries, não somente climáticas, mas de fundo pessoal, das suas humanidades.

A função da arquitetura vai além dos melodiosos prédios, com suas formas inovadoras, mas com a verdade de uma concretização de um papel da realidade, de ser o todo e não parte, com o intuito de ser uma transformação de segurança, conforto, alegria e condicionada as relações humanas.

paisagem_planejada_turismo_300113.jpg


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e escrita, ou nas reflexões da vida, os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo assim recortes escritos, sendo eles na construção do ser (o arquiteto de si) ou na tradução do olhar da vida, escrevendo assim, com enfoque no viver com a beleza, a bondade e a verdade. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Maria Eneida