arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

O Eclético e suas Arquiteturas

O Ecletismo dentro da arquitetura tem suas nuances consideráveis e suas delimitações criativas. Um período polêmico mas que ainda tem bases para uma conversa sobre a habilidade humana de criar.


Dentro das denominações historicistas existe um período bem interessante da história da arquitetura, em especial, denominado ecletismo.

O Ecletismo possui várias vertentes estudiosas no que o caracteriza como um momento da história que se desenterra vários movimentos da arquitetura para usá-los em um período diferenciado, assumindo algumas características dos quais se buscou.

Renato De Fusco (historicista de arquitetura italiano), demonstra no seu livro “A história da Arquitetura Contemporânea” essa nova estrutura artística no período do século XVIII a XIX, chamado “Ottocento” por ele, em italiano, ou seja, o período de Oitocentos.

Outros estudiosos ainda conseguem ver uma conexão com o Neoclassicismo, que busca vertentes na arte clássica, principalmente Greco-romana, com uma ideologia muito forte de formação do movimento.

theatro.jpg Theatro Municipal de São Paulo

Voltando ao Ecletismo, esse período pareceu ser um dos mais ricos e contraditórios que foi consolidado dentro da história, chegando até mesmo a um debate da cidade moderna e suas especificidades, usando os modelos anteriores, misturando-os.

Dentro da retórica designada em edificações ecléticas, fica pairando no ar uma pequena dúvida, ainda discutida por muitos arquitetos de até onde esse tipo de segmento artístico deriva para uma concordância de edificações bem representadas.

O Eclético começou a vigorar no Brasil, principalmente após a semana de 22, que também abriu caminho para o modernismo e suas vertentes atuais, porém atualmente este tipo de estilo ainda tem sido adotado, em grande edificações, expressando poderosos monumentos dentro de nossas cidades.

C12S37F1.jpg Capitólio de Virginia - Estados Unidos da América

Sendo assim, qual seria o melhor olhar para uma consideração estilística? A beleza das formas é arquitetura e suas diferenciações as tornam cada dia mais ricas, mas existe um limite?

A arquitetura gradativamente se constrói com a riqueza de descobertas e novos olhares, isso é fato, existindo assim uma necessidade do ser humano de mudança, porém o que se traz de mais rico nessas considerações ecléticas variam da necessidade de se expressar, sem perder a sua essência, e isso é arquitetura.

Buscam-se as raízes, não se perdem as familiaridades com o existente, mas se traduzem em belos monumentos diferenciados, que concretizam a real habilidade humana, a de sonhar e de sonhar cada dia mais além. E no fim, essa arquitetura muda algo em você?

parlamento-ingles.jpg Parlamento - Inglaterra


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Maria Eneida