arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

O fruto para a felicidade

A felicidade. Eis a incógnita da humanidade. Cada dia um passo em busca de cada semente que a gera.


A humanidade, sem exceção, busca nas suas vidas entrelaçadas a felicidade. Essa busca se atenta ao que fazem e onde isso vai parar em ocasião das suas escolhas para que a vida traga de presente algo que tanto anseiam ou nem mesmo consegue nomear muitas vezes.

Não tem como andar por esse mundo e não pensar na possibilidade de ser feliz e das esperanças que a capacidade de sonhar com ela cause em cada um, porque é algo intrínseca ao ser humano a busca.

Se tratando de felicidade é possível encontrar de modo fascinante muitas literaturas que discutem como se chegar até ela, mas uma que chama atenção vem de uma conversa de Santo Agostinho com alguns amigos de forma despretensiosa sobre a capacidade de ser feliz.

O cenário é descrito de forma muito simples, onde todos sentam-se em volta de uma mesa e começam uma discussão livre do que entendem sobre ser feliz e a busca da felicidade.

Happiness-girl-rainbow-umbrella-warmth-nature-sky-clouds_2560x1440.jpg

Santo Agostinho, com uma perspicácia nata vai mediando os questionamentos e instigando a todos na formulação de uma reposta e essa discussão se vai por alguns dias.

Fascinante entender a dinâmica de Santo Agostinho ao colocar em mesa uma das questões humanas mais difíceis de ser respondida, porque não se trata de algo concreto à primeira vista e isso causa um rebuliço de emoções e controversas que põe em xeque vários conceitos demonstradas naquele momento pela humanidade e que não deixam de ser atuais.

Acreditando num valor aproximado, dentro desses questionamentos conclui-se o fruto de uma vida feliz, ou da felicidade plena, a crença na Verdade.

A Verdade irradia todas as tomadas de decisões de uma vida, e sua obediência, como forma concreta, se propaga em uma diversidade que chega ao ponto máximo de uma vida realmente feliz.

E no fim, qual seria o seu fruto para a sua felicidade?

Referências: Agostinho, Santo. Sobre a Vida Feliz. Vozes, 2014


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious //Maria Eneida