arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

As fazendas de café do Vale do Paraíba e o Patrimônio

A história preserva a capacidade humana de lembrar, já a arquitetura também tem essa função visual, de guardar os elementos que nos lembram e nos alicerçam, como é o caso da preservação das fazendas, como fundamento regional da cultura brasileira.


O estudo das nuances de uma implantação do café nos primórdios do século XIX, agrega valores antes impronunciáveis na região que exprime o conceito de nova habitação, as fazendas de café.

Alguns fatores ajudaram na concretização de uma evolução em questões de urbanidade na região do vale do Paraíba, trazendo uma importância substancial ao quesito arquitetônico brasileiro, com a expansão e abertura de novos caminhos, criando assim novas aldeias lindeiras a esses caminhos.

Dentre os fatores sociais, econômicos, políticos o que se destaca para os arquitetos vem da sabedoria das construções ali elencadas e da constituição histórica para o entendimento construtivo como forma de ocupação.

Dentre as fazendas principais é possível destacar a fazenda Boa Vista (Bananal) ea Fazenda Pau D’Alho (São José do Barreiro), que constituem exemplos de edificações da época, onde as fazendas constituíam principalmente a casa principal, a casa de máquinas e a produção agrícola, sem agregar os edifícios secundários.

A 30.JPG Fazenda Boa Vista - Bananal

Naquele momento histórico e da inserção da lavoura como meio de subsistência, a edificação chegou a ser reflexo dessa comunicação, sendo normalmente em um formato de prisma retangular, possuindo escada e patamar largos e o estilo neoclássico com sua imponência característica, usando das palmeiras imperiais como meio de demonstrar isso ainda hoje tendo esse reflexo na historicidade da região, com alguns exemplos dentro de cidades do Vale do Paraíba.

Creditando valores as condutas históricas de uma complexidade arquitetônica, como postura visual, é possível observar que os elementos foram se adequando ao tempo e função e no caso das fazendas não é possível que se negue as raízes transformadoras de uma região, sendo assim a necessidade de preservação de exemplos de estudo para a posteridade.

As fazendas de café do Vale do Paraíba são monumentos exclusivos de uma época, tendo em vista a mudança do ambiente e sua expansão para uma urbanidade hoje conhecida por todos, sendo assim que dentro do histórico de patrimônio, sua necessidade de preservação, como um dos complexos fundadores, no caso regional, do Brasil.

fazenda-pau-dalho-01g.jpg Fazenda Pau D'Alho - São José do Barreiro

Referências: CARRILHO, Marcos José. Fazendas de café oitocentistas no Vale do Paraíba,An. mus. paul. vol.14 no.1 São Paulo Jan./June 2006.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 9/s/arquitetura// @obvious //Maria Eneida