arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e escrita, ou nas reflexões da vida, os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo assim recortes escritos, sendo eles na construção do ser (o arquiteto de si) ou na tradução do olhar da vida, escrevendo assim, com enfoque no viver com a beleza, a bondade e a verdade.

O patrimônio e a realidade do pertencimento

A história é parte de nós, preservar seus objetos nos faz ser essa parte.


Entender a história como um modelo de pertencimento nos faz refletir sobre a humanidade e a capacidade de se transformar com os tempos, porém sem perder suas bases e suas conquistas.

O patrimônio histórico vai além da capacidade de enxergar prédios antigos, que se desenvolvem no momento ao qual foram construídos mas que com o passar dos anos são esquecidos ou muitas vezes trocados por condicionantes melhoradas.

Não é que seja ruim a modernidade, porém ela tem que atribuir os valores necessários ao que já existe trazendo assim uma sólida orientação de rumos.

Nisso podemos entender que pertencer a algum lugar nos liga emocionalmente aquilo que devemos empreender, por isso da necessidade de estar inserido em um contexto.

085-a-aldraba-do-palacio-do-mitelo-continua-a-espera-que-o-restauro-venha-bater-a-porta.jpg

Pertencer a um lugar traz a capacidade de questionamento daquilo que existe e assim possuir a clareza para ser agente preservacionista, dentro função social que consiga entender que a história humana é pertinente à construção de uma sociedade futura.

A arquitetura é possuidora de uma ferramenta muito eloquente no que se pode dizer sobre as capacidades de construir ou desconstruir, porém ela tem uma ideia igualmente interessante de manter a história.

A história se revela em cada capela, em cada casarão, em cada olhar. A história se constrói ou se destrói e entendendo isso querer ser parte da história faz toda diferença para a construção do patrimônio.

E caro leitor, você um dia já se viu presente em uma obra na história?

Acreditar que somos parte de uma arquitetura patrimonial, faz toda a diferença. Acreditar que a história é viva nos dá ânimo de buscar novos rumos.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e escrita, ou nas reflexões da vida, os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo assim recortes escritos, sendo eles na construção do ser (o arquiteto de si) ou na tradução do olhar da vida, escrevendo assim, com enfoque no viver com a beleza, a bondade e a verdade. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Maria Eneida