arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

Sobre memórias e moradias

As moradias são memórias de um emaranhado chamado humanidade.


Todas as vezes que corremos o olhar para cada edificação, acentuamos a necessidade de olharmos para nós mesmos.

As moradias hoje não seguem padrões, quiçá um dia seguiram, porém de forma abrupta as vilas se tornaram grandes metrópoles e fomos engolidos por um emaranhado de linhas, ruas, avenidas, pontes, viadutos e as moradas se tornam cada dia mais escassas, no sentido exato da palavra.

Tomamos tanto tempo em viver fora das casas, que esquecemos de atribuir as memórias necessárias em cada lugar que passamos. Por isso conseguir enxergar nas cidades pequenas um recanto é um traço de valor para a vida.

Encontrar o conforto onde estamos não é fácil e cada dia mais o ser humano se encontra face a face consigo mesmo e quer fugir, quer se aventurar, quer trocar os ares, as roupas e os lugares.

Edith-Macefields-house-in-the-Ballard-neighborhood-of-Seattle3.jpg

Entender dos valores que necessitamos em vida, vai além das condições de criar raízes, mas constrói a vontade de permanecer com elas, onde for e isso sim é memória.

A criação de múltiplos valores de arquitetura, muitas vezes desassocia essa necessidade, onde muitos descobrem que são feitos de raridade, mas que se esquecem que juntos compreendem complexos mundos que muitas vezes a arquitetura constrói.

A memória faz a arquitetura seguir os rumos que pretende. E a arquitetura traduz a memória como vertente do futuro.

Arquitetura não se faz de momentos, se faz de histórias e mesmo com o mundo flutuante que subsiste em empreender novidades, a memória das moradas ainda culmina no entendimento de que não somos nada sem passado e que somos partes de um todo, uma incrível moradia única, repleta e que nos configura como humanidade.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @obvious //Maria Eneida