arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e escrita, ou nas reflexões da vida, os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo assim recortes escritos, sendo eles na construção do ser (o arquiteto de si) ou na tradução do olhar da vida, escrevendo assim, com enfoque no viver com a beleza, a bondade e a verdade.

Da arquitetura da arte, ou a arte da arquitetura

A arquitetura é a arte do ser, ser humano.


Uma vez ao assistir ao renomado Ariano Suassuna descobri um pouco além sobre a arte brasileira, sendo que através dos tempos a arte tende a ser algo muito discutido porque não provém de átrios somente racionais mas de uma sensibilidade intrínseca no ser humano.

E ouvindo as palavras de Suassuna sobre a arte no Brasil, e de quanto ela ainda é vista somente como algo devido a sua “descoberta” com os artistas construídos desde de 1500, no qual se cai no completo esquecimento as artes indígenas, que aqui já eram constituídas produzimos uma reflexão.

Constituindo a arte, eu penso a arquitetura, no caso, repenso, que através de questionamentos e contextualizações a arquitetura atual se traduz um pouco perdida, por ser construção, que costumava abrigar os mesmos sentimentos de abrigo, e que encontra humano que se integra com a arte desde seus primórdios e não somente pelas descobertas variadas. Ela hoje se traduz nos minimalismos vários, que em certo ponto podem dizer algumas coisas ou somente ser contra constituições elaboradas de expressões arquitetônicas e isso nem sempre traduz a humanidade da arquitetura.

colagem_marina_araujo.png] Imagem Marina Araújo

Alguns pensadores já colocaram o dinamismo da arquitetura como sendo fruto do presente rápido mas que acredito possuir pouco fundamento, pois morar é parte do ser humano, ou seja, ter refúgio para esse dia-a-dia corrido.

Arquitetura é das ciências mais humanas as quais se conhece, porque trata de colocar o humano em vigas, pilares, tijolos e cimento, e se tratando disso também é arte porque se expressa em meio a tudo que vivemos.

Suassuna coloca que arte subsiste junto com o ser humano, desde que ele se conhece como povo, e nessa vertente, arquitetura, sendo arte, existe por causa do ser humano, sendo assim, algo que vai além de estruturar pequenos espaços de tempo e lugares para apenas dormir e sim produzir recintos para enfim também existir.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e escrita, ou nas reflexões da vida, os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo assim recortes escritos, sendo eles na construção do ser (o arquiteto de si) ou na tradução do olhar da vida, escrevendo assim, com enfoque no viver com a beleza, a bondade e a verdade. .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/arquitetura// //Maria Eneida