as intermitentes facetas cotidianas

Uma análise das peculiaridades que envolvem o nosso dia a dia. Vem ver!

Renata Moreira

SE DOAR SE

“Doar-se” e “Se doar”...qual o jeito certo?


crianças.jpg De acordo com o dicionário, doação significa a “transmissão gratuita de bens ou de qualquer quantia ou objeto que constitui propriedade; coisa doada; documento de doação”. Mas será que todo esse palavriado formal consegue, realmente, atingir a essência do verdadeiro significado daquilo que entendemos por “se doar”?

Expressão simples e compacta, mas imersa em um mar de sentimentos indecifráveis, doar-se vai além da simples transmissão de um bem. Doação é entrega; é a valorização do que é entregue e a quem é entregue. É entender a importância do preenchimento de um vazio que, não fosse a disponibilidade de um e a receptividade do outro, seria impossível ser dizimado.

Se doar é compreender que, por maior o sacrifício, o desgaste ou o estresse percorrido durante o trâmite do processo, o que realmente conta é o resultado final. Se encontrar diante de um sorriso, se deparar com um abraço ou um simples aperto de mão, fazem com que uma simples atitude de afeto se transforme em cura. A cura pra quem doa e a cura pra quem recebe.

Doação é sentimento mútuo; é entrega; é dar sem expectativa de recompensa; é ser em fazer; estar em doar e crescer em prestar. Não importa se financeiramente, materialmente, mentalmente ou sentimentalmente. São várias as possibilidades. É possível se doar através de um gesto, de um sorriso, de um olhar, de um ouvir, de um ficar ou mesmo de um ir ou deixar ir. Elas são inúmeras.

E o que dizer daqueles que fazem da profissão uma forma de doação? Estes entenderam que aquilo que os faz felizes, também pode agregar valor à sociedade. Seja você médico, dentista, contador, vlogger, motorista...é possível compartilhar experiências e saberes de forma eficiente e conquistar a gratidão de um terceiro. SE DOAR-SE provoca em você felicidade, invista!

“Doar-se” e “Se doar”...qual o jeito certo? O seu jeito. O jeito que vem coberto com o granulado da essência. Aquele que te faz enxergar o outro como parte que agrega, que evolui e que motiva. Sem saber o porquê, faça acontecer, deixe o acontecer ser. Mas que seja bom, motivador e repleto de verdade.


version 2/s/recortes// //Renata Moreira