baú de idéias

A minha mente pensa e acumula experiências, ai tento traduzir isso em palavras.

Hamilton Toledo

A cada palavra, cada frase, cada texto, um novo conhecimento. Esse é o poder transformador da leitura. Entramos de cabeça nela e saímos diferentes! Ler é um exercício de enxergar com o coração e sentir com a alma.
[email protected]

PENSAMENTO POSITIVO: AJUDANDO VOCÊ A PENSAR

Você acha que pensamento positivo não resolve, porque dá muito trabalho ter que pensar diferente. De fato não basta só pensar, tem que ter fé e agir. O milagre virá à custa de muito trabalho.


opensador.jpg

O ser humano tem uma grande arma em suas mãos, pena que a grande maioria não saiba utiliza-la, muitos por desconhecer o funcionamento da mente. Outros apesar de conhecer, não acreditam e fazem justamente o contrário. Tudo que se cria no mundo primeiro surgiu no pensamento, só depois o projeto passou para o papel e então finalizado com a construção do objeto. Assim nasceram pequenos e grandes feitos, tudo construído a partir do pensamento.

A força do pensamento surgiu com os primeiros filósofos, antes de Cristo. Descobriu-se no final do século XIX, que tanto o pensamento positivo como o negativo influenciam a vida das pessoas. Isso pode parecer meio óbvio, mas este mecanismo é muitas vezes inconsciente. Muitas vezes as pessoas se habituam a falar mal da vida, a criticar demais, a se fazer de vítima, a assistir e ler só notícias negativas, a desconfiar de tudo e de todos. Do outo lado, tem também muita gente fazendo sucesso, principalmente quando descobriu que manter pensamentos positivos e ser otimista só traria benefícios.

O nosso cérebro trabalha com a seguinte lógica, tudo o que vimos ou vivenciamos durante o dia, vai ficar gravado em nosso subconsciente. O que muita gente não sabe é que o nosso subconsciente não entende o que é certo ou errado. Se você tiver mais pensamentos, experiências ou imagens positivas gravadas, ele vai trabalhar no sentido de tornar aquilo realidade. Com o lado negativo também vai ocorrer da mesma forma.

É célebre o pensamento abaixo:

“Toma consciência dos teus pensamentos, pois resultam em palavras. Toma consciência das tuas palavras, pois resultam em ações. Toma consciência das tuas ações, pois resultam em hábitos. Toma consciência dos teus hábitos, pois resultam em caráter. Toma consciência do teu caráter, pois resultará no teu destino”. Lao Tsé

É fácil constatar isso pois quando uma pessoa está realmente determinada a fazer algo, ela pensa naquilo 24 horas por dia, meses e talvez anos e não vai sossegar enquanto não conseguir os meios para atingir o seu objetivo e a grande maioria consegue, independente se for algo positivo ou negativo. O subconsciente absorve os pensamentos e auxilia na resolução daquele problema seja através de ideias, seja através de motivação e iniciativa.

O poder do pensamento positivo é assunto de muitos livros e muitos autores, mas vou citar três, O Poder do Pensamento Positivo (1952), de Norman Vincent Peale, o outro é O Poder do Subconsciente (1963), de Joseph Murphy, e é claro O segredo (2006), de Rhonda Byrne. Não cito esses livros ao acaso, é que realmente eles ajudaram muitas pessoas nas piores fases de suas vidas.

É evidente que dificilmente consegue-se manter o pensamento positivo o tempo todo, os problemas do dia a dia, filhos pequenos brigando a todo instante e criando a maior bagunça. Quem tem filhos adolescentes, conflitos, medo e incertezas corroem o pensamento de qualquer ser humano. O momento atual que vivemos no país, na política e na economia, enfim, são fatos que podem nos tirar do equilíbrio. Mas tudo é uma questão de hábito, podemos começar a enxergar a vida com outros olhos. Temos que vigiar os nossos pensamentos e direcioná-los sempre, focando em busca de uma solução para tudo.

Assuntos como o pensamento positivo e outros presentes em livros de autoajuda, podem não ser bem vistos, mas realmente ajudam a quem precisa. Entre uma pessoa que tem um problema simples e uma com um problema grave de doença, a motivação daquela que tem o problema grave é muito maior em procurar ajuda. Muitos leem sobre o pensamento positivo, podem até achar interessante, mas no fundo não acreditam e não sentem tocados a mudar de vida, pois já estão habituados a serem como são e o ser humano sente dificuldade em admitir que está no caminho errado.

Só o pensamento positivo resolve? Claro que não. Ele é apenas um start. Para que o pensamento positivo funcione realmente a pessoa tem que acreditar mesmo, ela precisa ter fé. A pessoa precisa estar de fato incomodada com aquela situação para buscar a mudança, senão as pessoas que estão em volta, mais próximas, podem falar e alertar e de nada adiantará. Quando de fato tomam consciência e acreditam, há um movimento natural para que uma solução aconteça.

O pensamento positivo sozinho não opera milagres, aliado a fé sim. O pensamento positivo é o responsável pelo sucesso em todas as áreas da nossa vida, porque ele nos motiva a tomar todas as ações necessárias, incansavelmente, para satisfazer as necessidades das pessoas que estão conosco. Todos querem estar ao lado de um otimista, que direciona seus pensamentos para o positivo, que está sempre de bem com a vida, sempre enxergando o lado bom das coisas. A pessoa que pensa positivamente é contagiante, vibrante e agradável. Pense bem, talvez o problema seja você, pense positivo sempre!


Hamilton Toledo

A cada palavra, cada frase, cada texto, um novo conhecimento. Esse é o poder transformador da leitura. Entramos de cabeça nela e saímos diferentes! Ler é um exercício de enxergar com o coração e sentir com a alma. [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious //Hamilton Toledo