blog do albino incoerente

falando sobre música, cinema, TV e literatura

Roberto Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário, doutor em dramaturgia norte-americana pela Universidade de São Paulo. Desde 2009 luta pelos direitos das pessoas com albinismo no Brasil, além de escrever sobre filmes, livros, séries e discos.

A vingança da senhora hope

Conhecido por sua incursão na psiquê das personagens e na dubiedade de algumas tramas, uma boa introdução a Henry James é uma noveleta publicada em 1900.


henryjames.jpg

Henry James é precursor da técnica do fluxo da consciência em seus romances e contos da madureza. Muito da ação se passa na cabeça das personagens, importando mais o modo como reagem, interpretam ou criam situações, do que os fatos e acontecimentos em si. Também pesa em sua obra a questão da dubiedade. Em The Turn of the Screw (1898), as duas crianças são vítimas ou agentes? Dependerá do leitor a interpretação dos fatos e pensamentos das personagens, que corresponderiam a símbolos. Henry James era filho de um teólogo influenciado pelo sueco Emanuel Swedenborg, muito cotado também por poetas simbolistas, como Baudelaire.

A noveleta The Abesement of the Northmores (1900) é verdadeira pérola para se perceber as características acima. A estória se passa inteira na cabeça de Mrs. Hope, assim, jamais podemos afirmar com certeza se o que ocorreu foi daquele modo, nem mesmo se não foi apenas fruto da inveja e do ressentimento da velha senhora.

Lord Northmore falece e há enorme comoção na sociedade londrina, entre os círculos políticos e literários. A Sra. Hope crê que seu marido Warren foi injustamente sombreado pela fama do amigo morto e se ressente. Ainda mais porque, antes de se casar com Warren Hope (esperança, em inglês), a mulher namorara Northomore, mas o abandonara porque acreditava mais no futuro de Warren. Despeito, inveja.... James vai construindo teia complexa de sentimentos em narrativa tão curta!

A coisa se complica mais ainda: Warren vai ao enterro do amigo – a despeito dos protestos da esposa – e apanha friagem e chuva. Dez dias depois, morre. Muito menos repercussão nos jornais e mais ressentimento da viúva.

Lady Northmore decide reunir em livro as cartas trocadas entre seu marido e seus diversos amigos, por isso, escreve a todos pedindo que lhe envie as missivas. Mrs. Hope acredita que as cartas que seu marido escreveu são superiores, mas não há grande interesse dos editores em publicá-las. Isso leva a senhora a retrair-se e a tramar vinganças para humilhar os Northmore, como a publicação das cartas que Lord Northmore lhe enviara enquanto namoravam.

Seguindo à publicação bem–sucedida das cartas de Lord Northmore, a Sra. Hope se dá conta de que no fundo ninguém as achava tão boas assim e que seu finado marido pregara cruel peça na agora humilhada família Northmore. É essa certeza que energiza a viúva a fazer tudo o que fará até o final do econômico texto.

Henry James pega o lugar-comum de que a vingança é um prato que se come frio e deixa grandes pontos de interrogação: houve vingança de fato ou tudo não passou de impressão da Sra. Hope? A família Northmore foi mesmo humilhada? Se ocorreu ou não a vingança, o importante não seria a ressignificação que a Sra. Hope deu aos fatos, que, de algum modo, a satisfizeram?

No fundo o que realmente importa parece ser o fato de que a Sra. Hope agarrou-se à sua visão das coisas para fazer o que cria correto e aguentar sua existência até o final.


Roberto Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário, doutor em dramaturgia norte-americana pela Universidade de São Paulo. Desde 2009 luta pelos direitos das pessoas com albinismo no Brasil, além de escrever sobre filmes, livros, séries e discos..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Roberto Bíscaro
Site Meter