blog do pensador

E assim caminha a humanidade...

Demétrio M. Rebello

Engenheiro, Psicólogo, Pesquisador, Professor, Palestrante, Escritor, Blogueiro, Publisher e... Pensador

  • felicidade.jpg
    Paixão, Emoção e Felicidade – O Centro das Metas Humanas

    A paixão é um estado de ser que conduz o ser humano a uma sensação de completude, de preenchimento e de retorno a um ponto central que o constitui, sendo que o veículo desse retorno são as emoções humanas. Vivemos para viver emoções; são elas que marcam e modelam nossa existência, podendo nos conduzir a outro estado de ser mais elevado dentro da grande aventura humana: o estado de felicidade.

  • image12.jpg
    Massada

    Poucas são as passagens da história humana que dispensam comentários e provocam nosso mais profundo respeito, merecendo nossa reflexão e silêncio. A história que se desenrolou no século I em Massada, uma fortaleza existente em um monte localizado no Deserto da Judeia, Israel, próximo ao Mar Morto, é um exemplo disto.

  • 741.jpg
    A BUSCA PELA UNIDADE

    Seriam a paixão e o amor elementos de ligação entre nós, seres humanos, e algo maior que nos constitui, ou que, em essência, constituímos ? O beijo e o abraço forte, apaixonado, não lembram elementos de busca de um entrar no outro, de um penetrar, buscando uma situação de fusão, de um se tornar um só ? Muito além dos elementos racionais e sensitivos do prazer como resposta simples a essa pergunta complexa, parece haver algo maior.

  • capacho_a_mulher_dos_sonhos_1.jpg
    A Força da Mulher

    A passagem dos anos trás para todos nós, de um lado a fragilidade do corpo, e de outro o amadurecimento do espírito. Nas mulheres, especialmente nas que se encontram “na casa “ dos 50 anos, esse amadurecimento na maioria das vezes vem acompanhado de alguns componentes extras: a beleza da sabedoria e a segurança do se gostar como é. Tudo isso, quando percebido, é único e muito bonito.

  • frase-no-mundo-nada-e-verdade-nem-mentira-tudo-depende-da-cor-do-cristal-com-que-se-mira-ramon-de-campoamor-y-campoosorio-144864.jpg
    A Verdade e a Mentira

    A verdade algumas vezes não é algo fácil de aceitar, ao mesmo tempo que, não raramente, traz em si uma boa dose de subjetividade e relatividade. Em certas ocasiões ela pode acabar com nossas ilusões, e até vir a ser cruel e desagradável às nossas vidas.

  • 30_PHG_mun_vela.JPG
    O Filho, a Árvore e o Livro

    A vida é uma experiência emocionante, delicada, excitante, perigosa, e talvez por isso seja recheada de momentos de alegria e de tensão, os mais variados. Entre todas as experiências que vivemos na vida, talvez o ato de sermos esquecidos com o passar dos séculos subsequentes ao nosso “retorno para casa”, seja o maior medo de um ser humano consciente da efemeridade das coisas.

  • capacho_a_mulher_dos_sonhos_1.jpg
    A MULHER PODEROSA

    A passagem dos anos trás para todos nós, de um lado a fragilidade do corpo, e de outro o amadurecimento do espírito. Nas mulheres, especialmente nas que se encontram “na casa “ dos 50 anos, esse amadurecimento na maioria das vezes vem acompanhado de alguns componentes extras: a beleza da sabedoria e a segurança do se gostar como é. Tudo isso, quando percebido, é único e muito bonito.

  • o-momento-feliz.jpg
    O Apego e o Sofrimento

    O sofrimento é uma condição possível e às vezes inevitável na experiência humana. Pensar sobre suas diversas formas de manifestação nos ajuda a entendê-lo e talvez a superá-lo. Para a filosofia Budista a base da causa do sofrimento é o apego e este pode entrar na cena da vida através de diversas roupagens, como o apego a pessoas, a momentos, a coisas...

  • 2222.jpg
    Nosso Mundo Inconsciente

    O mundo das pulsões e dos desejos inatos, e o verdadeiro universo relacionado à formação dos pensamentos humanos, universo esse todo ele próprio, imaterial, subjetivo, atemporal e fora dos padrões usuais de manejo da ciência tradicional, talvez seja uma das últimas fronteiras a serem penetradas e entendidas pelo homem.

  • Valladolid_Rodin_expo_2008_Pensador_03_ni - Copia.JPG
    O Poder da Arte

    A arte talvez seja uma das mais belas fontes de contato entre o ser humano (seja ele o artista ou quem a aprecia) e ele mesmo, pois tem o poder de dar forma, de traduzir em quadros, esculturas, palavras, temas que constituem sua própria essência.