borboletras

Música, arte, literatura, caos e coração

Vanessa Trincheira

Os ideais surgem das ideias!
Vanessa Trindade Teixeira - assistente social e escritora iniciante

24 interessantes trechos de músicas dos 12 álbuns de Charlie Brown Jr.

Em memória de Chorão e Champignon (falecidos em 2013) esse artigo traz o destaque de algumas melodias da famosa banda Charlie Brown Júnior, que tanta exclusividade representou na história do rock nacional desde 1992.


charlie_brown_jr_bx.jpg

http://wp.clicrbs.com.br/napontadalingua/?s=Charlie+Brown+Jr&topo=52%2C2%2C18%2C%2C284%2Ce284

Rua, skate, treta, paquera, pegação, libido, grana, carro, loucura, drogas, aprendizados, consciência, evolução, atitude, julgamento, injustiça social, marginalidade, felicidade, liberdade, praia, molecagem, vadiagem, sonhos, paz e som: algumas palavras que resumem os fragmentos dos ideais intensificados pela banda Charlie Brown Jr, e seus modos autênticos de viver. A maioria das canções do falecido Chorão, sobretudo no fim de carreira, nos traz esperança e animação por dias melhores. Com arranjos simples, copiados por muitos adolescentes e o ritmo misturado do surf, ska, reggae, punk skate e rap, os integrantes se inspiraram em bandas como Raimundos e Planet Hemp, porém com algumas letras mais bem elaboradas, especialmente a partir do album "imunidade musical" de 2005. Esse artigo visa destacar algumas das melhores frases da banda, levando em conta sua originalidade.

1) "a vida cobra sério e realmente não dá pra fugir" (...) "Irmãos do mesmo Cristo, eu quero e não desisto" - Lugar ao sol

Apesar do desejo de brincar como crianças, sabemos de nossas responsabilidades e da luta que travamos constantemente para sermos livres e termos nosso lugar ao sol. A letra de Marcão e Chorão se expressa atráves da valorização da fé, conquistada quando sabemos que não estamos sozinho nessa caminhada, que inclui o abandono das dores do passado e a procura por um amor e por paz interior.

2) "Felicidade é poder estar com quem você gosta em algum lugar"(...) "Vamos viver nossos sonhos! Temos tão pouco tempo!" - "Como Tudo Deve Ser"

Nessa letra de Champignon e Chorão há o reconhecimento de que não há garantias na vida e por isso não precisamos de promessas e nem de pessoas perfeitas pra fazer um mundo melhor e seguro, até porque tem muitas coisas erradas. Portando nossa vontade e sonho pode ser simples como um encontro "ouvindo o som e olhando o mar".

3) "Quem tem boca fala o que quer, só não pode ser mané. Coração de vagabundo bate na sola do pé." - Champanhe e água benta

Há um pouco de soberba quando contam vantagem sobre mulheres e dinheiro, mas num estilo despojado, o banho de champanhe e água benta pode ser interpretado como a sorte provida de alguma religiosidade, mas também das conquistas de um "guerreiro do asfalto". Essa musica parece supervalorizar um grupo especifico de jovens, que em busca de sua própria identidade lançam o ódio sobre "vacilões", sem qualquer sensibilidade ou tolerância.

4) "Eu tô aqui pra aprender, não pra julgar (...) Existe sempre um outro jeito de se poder chegar" - O preço

Essa canção de Champignon e Chorão conta uma história de vida, em que mesmo sem instrução escolar o moleque acabou superando a fome e a pobreza através da música, e de toda empolgação dele com o sucesso e da fama. Qualquer semelhança com a biografia dos integrantes não é mera coincidência.

5) "Não vou mudar não, as coisas é que vão."(...) "se estar á margem for negar o que não me convém, então eu sou marginal" - 333

A musica de Thiago e Chorão é sobre a reafirmação de um jeito autônomo e independente, que não admite alterar-se para se adaptar a algo ou alguém.

6) "a juventude de hoje em dia está largada, drogada, parada, alienada, mas o que fazem os responsáveis pelo progresso dos tais jovens?" - Fichado

Essa letra de Marcão e Chorão justifica a revolta e o uso de substâncias psicotrópicas na situação política do país.

7) "o jovem no Brasil nunca é levado a sério". - Não é sério.

A falta de credibilidade na voz dos jovens, a repressão política e a mídia exigem uma "revolução na sua mente" para que não se sintam sempre desvalorizados.

8) "Cada escolha, uma renúncia, isso é a vida!" - Lutar Pelo Que é Meu

Segundo essa letra de Chorão, Deus teria lhe dado o dom de decisão e da disposição para correr atrás para tudo que for seu.

9) "Fico sem saber pra onde eu vou, quando vejo a situação no mundo em que estou" (...) "O mundo que se move nem sempre a seu favor. Você precisa ter coragem pra provar o seu valor" - Onde Não Existe a Paz Não Existe o Amor

Essa canção é apenas mais um exemplo de tantas letras da banda que expõe as duvidas e medos que vivemos no enfrentamento cotidiano de toda essa confusão mundana que ofusca a nossa possibilidade de reconhecimento social.

10) "A vida é feita de atitudes nem sempre decentes (...) Ouvi dizer que só era triste quem queria." - Aquela Paz Essa letra aponta que estar sob efeito de drogas para atingir o bem-estar e a felicidade pode causar tristeza e um grande pesadelo, arriscando a sua liberdade, já que muitas vezes não se consegue mais mudar, tampouco suportar a situação.

11) "quanto mais a gente rala, mais a gente cresce" (...) "Por isso eu canto minha vida com orgulho, com melodia, alegria e barulho". - Dias de Luta, Dias de Glória

Esse som fala da necessidade de crescimento pessoal, cada qual no seu ritmo e construindo sua historia. Outra vez se contempla a contribuição de uma parceira amorosa nessa trajetória.

12) "Viver para aprender e prosperar é um prestigio, que alivia o sentimento da dor" - Ritmo, Ritual e Responsa.

Essa musica ensina que o sossego não tem preço e que todos são especiais demais para serem vitimas de desprezo. A maturidade da banda passa a declarar em simplórias palavras que nos incentivam a viver com otimismo, pensando numa coletividade e procurando suas próprias verdades para fazer a vida valer a pena.

13) "Quantos sonhos o mundo já levou de você?" - Onde está o mundo bom?

A reflexão que essa letra propõe traduzida nessas perguntas é sobre os papéis que desempenhamos somente por opressão e imposição social, deixando de lado outros desejos significativos.

14) "Só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível" - Vícios e virtudes

A discrepância extrema de um casal exposta neste som mostra a importância de saber ceder e assumir riscos, pois nem sempre fazemos o que queremos, e sim o que é preciso para evitar a ilusão nas diferenças do processo evolutivo de cada um.

15) "Que mundo é esse que ninguém entende um sonho?" (...) “Molduras boas não salvam quadros ruins" - Longe de Você

Uma letra sobre expectativas e ansiedades em torno do amor, já que é fundamental uma boa essência em um ser, mais que apenas o cuidado com a aparência.

16) "Erga a mão pro alto faça diferença. Fique sempre em paz com a sua consciência" - Nada é impossível

Essa música ensina sobre persistência, proveito de oportunidades, positividade, construção de habilidades, e do potencial da musica e da arte na supressão da miséria.

17) "Eu vou mudar tudo que não me convém (...) um homem de verdade não se faz só com palavras" - Não uso sapato

A moral vale mais que dinheiro, mas há uma admissão aceitável de que somos passíveis de defeitos, dificuldades e até incapacidades/limitações. Assim, mesmo se alguém opta por uma vida fora de padrão, o respeito ao pai é inquestionável. A mudança pode ser necessária, para além de palavras.

18) "O tempo passa e um dia a gente aprende" - Senhor do Tempo

Chorão canta e encanta com sua gratidão e com critica a quem não sabe o que dizer tem convicção de que transforma histórias melancólicas em belas melodias.

19) "Resgate suas forças e se sinta bem" - Pontes Indestrutíveis

A banda recicla a velha visão de que o amor é base de qualquer relação. Os valores de otimismo, motivação e bondade são bastante expressivos para compreensão do que realmente é importante.

20) “Viva para ser feliz e não viva em vão” - Não Viva em Vão

Chorão e Thiago ressaltam a leveza dos desencontros, pois já que o importante é que todos fiquem bem, não adianta culpar as circunstâncias ou cercear a liberdade alheia.

21) "Leve a vida com um pouco mais de calma" - Só pra vadiar

A música é quase um resumo das ideias da banda, num álbum em que se escreveu muito mais sobre amor do que lições de vida.

22) "você pode enfrentar o medo e se livrar da solidão" - Samba triste

Outra ousada aposta de Chorão e Thiago é para prosperar com determinação.

23) "Mesmo os mais fortes às vezes não encontram uma saída" - Contrastes da vida

Chorão e Thiago chamam atenção pro fator imprevisível no tempo que age e move nossa vida o tempo inteiro.

24) "Uma palavra amiga, uma notícia boa. Isso faz falta no dia a dia" (...) O que importa é nossa alegria" - Céu azul

A ultima lição inédita de Chorão, de seu ultimo album, em que todas as outras faixas eram regravações, é o pedido de que a gente não gaste tempo e energia com coisas ruins.

Assim, finalizo esse artigo esperando que essas frases e análises possam ter boa repercussão aos leitores.


Vanessa Trincheira

Os ideais surgem das ideias! Vanessa Trindade Teixeira - assistente social e escritora iniciante.
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/musica// @obvious, @obvioushp //Vanessa Trincheira