"Oxigênio" aos intoxicados! Análise de música da banda Jota Quest
https://www.letras.com.br/jota-quest
Poluição das fábricas, queimadas, cigarros e carros: há fumaça pra todo lado. As vezes nos sentimos realmente sufocados. A banda brasileira de pop rock Jota Quest numa canção pouco popular, mas que nomeou um CD inteiro, e composta pelo vocal Rogerio e o inegualável Zé Ramalho, nos ensina que sempre haverá oxigênio aos intoxicados. Essa frase parece suficiente para dar fôlego de vida e nos inspirar a nos posicionar melhor mediante qualquer problemática.
"Mesmo com a fumaça /Dá para ver /A incessante sinfonia /Da floresta /Respirando pelo mundo /Vendo tudo acontecer/ Mesmo com a fumaça /Dá para ouvir /O som intermitente /Das corredeiras /E a Cachoeira da Fumaça /Vendo tudo acontecer"
A ideia desse trecho nos leva a imaginação de espaços naturais e seus sons especificos, na floresta e nas corredeiras por exemplo. A alegação de que se pode sentir e contemplar o fluido das aguas em percurso pode ser uma estrategia pra apurar novos preceitos e significados. Apesar de uma visão embaçada ainda podemos ser afetados pela pureza de um riacho, mar e outras coisas que nos permitem sair "respirando pelo mundo" e "vendo tudo acontecer".
"Dá para ver /Que ainda é possível voar /Dá para ver /Que o mundo ainda é verde /E o ar, oxigênio / Mesmo com a fumaça, Oxigênio!"
O mundo arborizado e cheio de energia de renovação tem a cor verde da esperança, e tem ar limpo e gratuito. A fumaça, possivelmente é uma metofora para as complicações humanas e sobretudo a relação interpessoal, que em consequencia da nossa jornada fervorosa e das faiscas e incendios de discordias e lamentos, se traduz em todo nosso sofrimento e confunde nossos olhos ao inves de nos permitir uma visao mais esclarecida dos caminhos da vida, impedindo escolhas mais conscientes, proveitosas e saudaveis.