borboletras

Música, arte, literatura, caos e coração

Vanessa Trincheira

Os ideais surgem das ideias!
Vanessa Trindade Teixeira - assistente social e escritora iniciante

"Oxigênio" aos intoxicados! Análise de música da banda Jota Quest

As vezes nos sentimos realmente sufocados. A banda brasileira de pop rock Jota Quest numa canção pouco popular, mas que nomeou um CD inteiro, e composta pelo vocal Rogerio e o inegualável Zé Ramalho, nos ensina que sempre haverá oxigênio aos intoxicados. Essa frase parece suficiente para dar fôlego de vida e nos inspirar a nos posicionar melhor mediante qualquer problemática.


oxigenio jota quest.jpg https://www.letras.com.br/jota-quest

Poluição das fábricas, queimadas, cigarros e carros: há fumaça pra todo lado. As vezes nos sentimos realmente sufocados. A banda brasileira de pop rock Jota Quest numa canção pouco popular, mas que nomeou um CD inteiro, e composta pelo vocal Rogerio e o inegualável Zé Ramalho, nos ensina que sempre haverá oxigênio aos intoxicados. Essa frase parece suficiente para dar fôlego de vida e nos inspirar a nos posicionar melhor mediante qualquer problemática.

"Mesmo com a fumaça /Dá para ver /A incessante sinfonia /Da floresta /Respirando pelo mundo /Vendo tudo acontecer/ Mesmo com a fumaça /Dá para ouvir /O som intermitente /Das corredeiras /E a Cachoeira da Fumaça /Vendo tudo acontecer"

A ideia desse trecho nos leva a imaginação de espaços naturais e seus sons especificos, na floresta e nas corredeiras por exemplo. A alegação de que se pode sentir e contemplar o fluido das aguas em percurso pode ser uma estrategia pra apurar novos preceitos e significados. Apesar de uma visão embaçada ainda podemos ser afetados pela pureza de um riacho, mar e outras coisas que nos permitem sair "respirando pelo mundo" e "vendo tudo acontecer".

"Dá para ver /Que ainda é possível voar /Dá para ver /Que o mundo ainda é verde /E o ar, oxigênio / Mesmo com a fumaça, Oxigênio!"

O mundo arborizado e cheio de energia de renovação tem a cor verde da esperança, e tem ar limpo e gratuito. A fumaça, possivelmente é uma metofora para as complicações humanas e sobretudo a relação interpessoal, que em consequencia da nossa jornada fervorosa e das faiscas e incendios de discordias e lamentos, se traduz em todo nosso sofrimento e confunde nossos olhos ao inves de nos permitir uma visao mais esclarecida dos caminhos da vida, impedindo escolhas mais conscientes, proveitosas e saudaveis.


Vanessa Trincheira

Os ideais surgem das ideias! Vanessa Trindade Teixeira - assistente social e escritora iniciante.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp //Vanessa Trincheira