borboletras

Música, arte, literatura, caos e coração

Vanessa Trincheira

Os ideais surgem das ideias!
Vanessa Trindade Teixeira - assistente social e escritora iniciante

VANESSA: DO "AI AI AI" AO "BOA SORTE!"

Vanessa da Matta, que se inspirou em canções regionais típicas do interior do Brasil escreve sobre natureza, paz, otimismo e luta. Da roça às grandes cidades ela representa com entusiamo invejável toda beleza de sua originalidade, pureza e inocência em seus discursos repletos de enfase nos encantos das sutilezas do cotidiano. Vanessa ouviu forró, carimbó e até brega italiano e que sempre dispôs de energia para a reflexão de relacionamentos interpessoais, embora seja bem discreta em relação à sua vida privada. Esse artigo traz duas belas músicas demasiadamente autenticas da compositora. Aprecie sem moderação!


Imagen Thumbnail para vanessa boa sorte.jpg https://www.youtube.com/watch?v=bN3ndcuTEnA

Vanessa da Matta, brasileira, de Mato Grosso, descente do grupo indigena Xavantes e com parentes da Amazônia, deu audiência a uma ampla diversidade musical até a adolescência, do MPB a musica caiçara. Ainda bem jovem, quando foi morar em Minas Gerais, iniciou apresentações musicais em bandas de reggae. Apesar de buscar diversas carreiras, Vanessa sempre desejou a realização pessoal pela musica. Aos 21 anos foi coautora da musica "A força que nunca seca" junto a Chico Cesar, que poetiza a triste cena de uma senhora carregando água por uma estrada árida (belamente interpretada na voz de Maria Bethania). A partir daí fez algumas outras composições, mas o reconhecimento de sua voz e projeção da fama só foi ocorrer no cenário da música pop brasileira, especialmente pela leveza e alegria de seus hits de amor, com destaque para "Ai, Ai, Ai" e "Boa Sorte". Esse artigo traz um pouco dessas, que podem ser consideradas as melhores músicas da cantora.

"Se você quiser eu vou te dar um amor, Desses de cinema, Não vai te faltar carinho, Plano ou assunto ao longo do dia!"

Se você quiser e colaborar, o seu parceiro pode ser romântico, interessante e carinhoso. Basta dar a atenção devida!

"Se você quiser eu largo tudo, vou pro mundo Com você meu bem, Nessa nossa estrada só terá Belas praias e cachoeiras,"

O amor às vezes requer sacrificios, mas sobretudo devemos focar na importância da liberdade e se permitir a viagens, tanto externas quanto internas.

"Aonde o vento é brisa Onde não haja quem possa, Com a nossa felicidade Vamos brindar a vida, meu bem!"

"Sim"!!! Como o nome de um dos álbuns de Vanessa!!! Vamos comemorar a vida maravilhosa que temos! Que os maus ventos virem brisa! Que ninguém possa nos impedir de sermos felizes!

"Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai

Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai

Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai

Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai"

Ocupei a página com esse refrão porque não é sobre dor. Ai, ai, ai que bom! A vida deve ser repleta de inspiração!

Talvez nem tudo ocorra da forma que planejamos. Provavelmente ninguém vai atender suas expectativas, mas para isso, vamos cultuar o trecho de outra música:

"É só isso Não tem mais jeito Acabou, boa sorte Não tenho o que dizer São só palavras E o que eu sinto Não mudará"

Quando um relacionamento acaba, só nos resta a aceitação e o desejo de boa sorte. Explicações e justificativas são sempre desnecessárias.

"Tudo o que quer me dar É demais É pesado Não há paz

Tudo o que quer de mim Irreais Expectativas Desleais"

Dê gratidão e gentileza sempre. Não queira entender os motivos das ações dos outros nem crie expectativas exageradas sobre todos. Isso é pesado!

(...)

"Mesmo, se segure Quero que se cure Dessa pessoa Que o aconselha

Há um desencontro Veja por esse ponto Há tantas pessoas especiais"

O melhor conselho de um ex amor deveria ser esse: Quero que se cure de mim! Não me procure para ter segurança afetiva. Quando houver a perda de afinidade (desencontro) pense em tantas outras possibilidades de pessoas que você poderá se envolver no mundo.

E assim encerro esse artigo, esperando que Vanessa da Matta possa contribuir na sua jornada! Paz, ai, ai, ai e muito Boa sorte!!!


Vanessa Trincheira

Os ideais surgem das ideias! Vanessa Trindade Teixeira - assistente social e escritora iniciante.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Vanessa Trincheira