café contemporâneo

Medidas de vida em colheres de café

Giuliarde de Abreu

Com insondável intensidade, a vida se desvela sob todas as formas de arte.

  • hodor-hodor-gif.gif
    “Hold the door! What door?”: a moral em Game of Thrones e Westworld

    "Game of Thrones" e "Westworld" são narrativas tão violentas quanto sensuais. Talvez seja a combinação bem dosada desses dois aspectos que entretém de forma tão eficaz os fãs das séries. Contudo, elas também fazem pensar. E observar como o universo de uma série dialoga com o da outra pode ser um exercício no mínimo instigante para qualquer fã.

  • king kong.png
    De King Kong a Gato de Botas: 8 filmes “ilustrados” por Gustave Doré

    Dos filmes mudos de Georges Méliès, passando por adaptações de célebres contos de fadas, e assim chegamos às grandes produções hollywoodianas do cinema de fantasia: 8 filmes para refletir sobre a grande inspiração que as ilustrações de Gustave Doré legaram à história do cinema mundial.

  • 177154521.jpg
    O cubismo e a repetição de formas como legado visual no mundo contemporâneo

    As repetições das formas cubistas e seus sentidos enviesados formaram um legado para a contemporaneidade, representando artisticamente o horizonte vertiginoso e alienante que a massificação da informação e a extravagância visual impõem a nós, pessoas comuns, espectadores de remakes e de lucrativas séries de cinema, ouvintes das batidas eletrônicas da música techno, e caminhantes do calçamento aos pés dos grandes edifícios do consumismo moderno.

  • 800.f6.3.7.par.walter-crane.jpg
    A Bela e a Fera além dos estúdios Disney: as origens literárias de uma das mais cativantes histórias de amor do cinema

    Antes de se tornar uma das animações mais celebradas dos estúdios Disney, com indicação ao Oscar de Melhor Filme em 1992, e um dos lançamentos cinematográficos mais aguardados de 2017, a história de uma bela jovem que se apaixona por uma temível fera já havia conquistado muitas gerações de crianças e adultos por todo o mundo.

  • moonlight dupla 3.jpg
    Moonlight - as cores da solidão sob a luz do luar

    Vencedor do Oscar 2017 de melhor filme, "Moonlight – sob a luz do luar" é uma experiência cinematográfica das mais sofisticadas e arrebatadoras do ano, que por meio de sua lógica visual, suas cores, texturas e luminosidades, traduz com tocante coerência a complexa jornada emocional de um garoto negro e homossexual de um bairro decadente de Miami.

  • 218199_503054666390964_1712570189_o1-e1409789054754.jpg
    Valente: a sexualidade feminina e seu empoderamento no cinema de animação

    "Valente", premiada animação dos estúdios Disney/Pixar, surpreendeu ao nos apresentar, lá em 2012, uma princesa de cabelos vermelhos, volumosos e esvoaçantes, às voltas com sua sexualidade e sua identidade feminina, muito distante do estereótipo de donzela delicada com o qual tínhamos nos acostumado durante décadas de animações Disney.

  • imagem 7.jpg
    Erro de brasileiro ou a presença de uma perspectiva sem futuro

    Sejam imagens midiáticas de alta definição ou pinturas a óleo de grandes artísticas do passado, todas capazes de recriar a realidade em um imaginário próprio, o interesse crítico que qualquer imagem provoca encontra-se habitualmente associado à adoção de uma determinada perspectiva. Deste modo, qual seria nossa perspectiva atual face à imagem de um grande “cruzeiro de americanos”, atracado junto às margens fluminenses, frente a um “grande painel de nativos”?