Bruno Colli

Diretor e teórico de cinema, pesquisador de cultura cinematográfica e co-criador do site Segundo Plano

Pioneirismo: As Primeiras Fotografias

A fotografia é uma das artes mais incríveis da história da humanidade, que passou por um grande processo evolutivo até chegarmos aos dias de hoje. Conheça alguns de seus pioneiros e inovadores.


A PRIMEIRA FOTOGRAFIA

foto2[1].jpg View from the Window at Le Gras (1826)

Esta imagem granulada a foi a primeira foto tirada no mundo inteiro, tirada e desenvolvida pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, pioneiro da fotografia. Se chama Vista da janela em Le Gras e foi tirada por volta de 1826. O processo de desenvolvimento dessa foto, que foi chamado por Niépce de "heliografia", foi extremamente demorado; o tempo de exposição durou cerca de oito horas. É importante lembrar que o processo ainda não havia ganhado o nome de fotografia nessa época. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo físico e astrônomo britânico John Frederick William Herschel, que também designou os termos "positivo" e "negativo" na fotografia. Curiosidade: seu pai, Frederick William Herschel, também foi astrônomo, e é mais conhecido por descoberto o planeta Urano.

O PRIMEIRO DAGUERREÓTIPO

foto3[1].jpg L'Atelier de l'artiste (1837)

Criado pelo químico francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre em 1837, o daguerreótipo é um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa. Não foi o primeiro tipo de fotografia a ser inventado, mas o primeiro a ser comercialmente viável. Ao que tudo indica, essa foi a primeira imagem capturada utilizando esse processo. O tempo de exposição de um daguerreótipo demorava cerca de 15 minutos; para a conclusão do processo, o modelo tinha sua cabeça segurada por um apoio até que ela ficasse pronta, e não podia se mexer de forma alguma.

A PRIMEIRA FOTO COM PESSOAS

foto11[1].jpg Boulevard du Temple (1838)

Tirada por Louis Daguerre entre 1838 e 1839, essa foi a primeira fotografia a retratar pessoas, ainda que estejam de forma bem pouco visível, podendo ser vistas somente no canto da foto, como um borrão. A imagem, que tinha como intenção capturar uma rua bastante movimentada, acabou saindo quase vazia na foto, já que o tempo de exposição total da foto foi de dez minutos. Um rosto humano nítido só seria fotografado algum tempo mais tarde:

O PRIMEIRO HUMANO

fotofull[1].jpg Robert Cornelius, self-portrait (1839)

O químico Robert Cornelius tirou uma foto de si mesmo utilizando um daguerreótipo, em frente à loja de sua família, somente como um teste, pois visava aperfeiçoar o processo. O resultado foi a primeira fotografia nítida de um ser humano! Posteriormente, Cornelius trabalhou em dois estúdios pioneiros de fotografia, em 1841 e 1843.

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

foto4[1].jpg Portrait of Dorothy Catherine Draper (1839)

Dorothy Catherine Draper, irmã do professor americano John Draper, não foi a primeira mulher a ser fotografada, diferente do que é informado em diversas fontes errôneas, mas foi a primeira a sair de olhos totalmente abertos e nítidos em uma foto. Anteriormente, o professor havia feito testes com sua assistente, mas todos inconclusivos - e nenhuma das cópias existe hoje em dia. A foto, que foi descoberta pela genealogista Maureen Taylor, também é a primeira fotografia "de família", com um familiar do fotógrafo servindo como modelo.

O PRIMEIRO NU ARTÍSTICO

foto7full[1].jpg Two Nudes Standing (1839)

Talvez essa não seja a primeira, pois Louis Daguerre realizou vários testes entre 1837 e 1839, ano em que essa foto foi tirada. Porém, é o primeiro nu artístico que se tem registro, quando o processo do daguerreótipo já havia sido aprimorado e o tempo de exposição havia diminuído.

A PRIMEIRA FOTOMONTAGEM

foto5[1].jpg Fading Away (1858)

Apesar da morbidez de Fading Away, que retrata uma jovem à beira da morte, esse melancólico e controverso retrato também é notório por ter sido a primeira fotomontagem da história. Tirada por Henry Peach Robinson, a foto é composta por cinco negativos que formaram uma única imagem.>

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA COLORIDA

foto8full[1].jpg Ribbon (1861)

Utilizando um método de três cores sugerido pelo físico James Clerk Maxwell em 1855, o fotógrafo Thomas Sutton fotografou um laço e realizou a primeira foto utilizando cores da história. O processo foi aperfeiçoado e a primeira foto utilizando impressão no papel foi tirada alguns anos mais tarde, em 1877, pelo pioneiro fotógrafo francês Louis Ducos du Hauron:

foto9full[1].jpg Vista de Agen, na França (1877)

A PRIMEIRA FOTO DIGITAL

foto10[1].jpg Infant (1957)

Essa imagem digital, que originalmente continha a resolução de 176x176 pixels, foi escaneada em 1957 pelo cientista da computação Russell A. Kirsch, que liderou um time responsável pelo primeiro computador programável internamente. A foto é um retrato de seu filho, na época com três meses. Graças a Kirsch, imagens de satélites, códigos de barras, tomografia computadorizada e editoração eletrônica são possíveis.


Bruno Colli

Diretor e teórico de cinema, pesquisador de cultura cinematográfica e co-criador do site Segundo Plano.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/fotografia// @obvious, @obvioushp, @erotic //Bruno Colli
Site Meter