caminho entre devaneios

Um espaço para discutir sobre nossa contemporaneidade cotidiana

Adolfo Brás Sunderhus Filho

Entender a fluidez de nossa sociedade nos leva a entender nós mesmos como seres sociais.

  • DCtILiqXkAAXaCc.jpg
    SENTIMENTO, ENTENDIMENTO, NARCISO, OUTRO

    E quando chegamos em um ponto que não conseguimos enxergar mais o outro? Quando não entendemos coisas simples? Que não nos dispomos a ver a dor alheia e não conseguimos entender e perceber pedidos de socorro que muitas vezes são claros, mas que não nos comovem? Quais são os monstros que carregamos dentro de nós e que precisamos batalha contra eles?

  • rocky_1976_.jpg
    ROCKY, FICÇÃO, SUPERAÇÃO, REALIDADE

    Rocky é um personagem de ficção, não tenho dúvida quanto a isso. Mas, também não tenho dúvidas, de que existe em nossa sociedade e em nós mesmos um "Rocky Balboa" pronto para superar as barreiras que se colocam em nossa vida, pelos outros e por nós mesmos!

  • pregnant-422982_1920.jpg
    MULHERES, MÃES, TER, SER

    O mês de maio tem chegado ao fim, o mês no qual lembramos de nossas mães, ressaltamos a importância delas em nossas vidas, nossa formação, nossa existência. Um reconhecimento que deve ser diário, mas que se intensifica nesses 31 dias do quinto mês do ano. Agora, nem todas as mulheres que tem filhos são realmente mães. Algumas simplesmente colocaram uma criança no mundo, outras se transformaram com a maternidade.

  • brazil-1164513_1920.jpg
    BRASIL, POLÍTICA, POVO, ESPERANÇA

    Em meio a todo esse turbilhão muitos estão perdendo a esperança e, erroneamente, pegando poucos como espelho de um todo. Não podemos incorrer nesse erro, não podemos perder a esperança e a utopia de um Brasil melhor. O Brasil não é apenas feito de políticos corruptos, mas é feito de algo muito maior e bonito!

  • time-1739628_1280.jpg
    ULTRAPASSADO, OBSOLETO, RENOVAR, CONSUMIR

    periodicidade

    substantivo feminino
    1.
    qualidade, propriedade ou característica do que é periódico.
    2.
    período de tempo previsto entre duas edições sucessivas de uma mesma publicação.

  • african-american-1386235_1280.jpg
    ESCRAVIDÃO, MÁCULA, LUTA, JUSTIÇA

    Quem dera o racismo tivesse acabado em 1888! Foram 388 anos de escravidão, são 516 anos de racismo.

  • doors-1690423_1280.jpg
    VIDA, ESCOLHAS, CAMINHOS, PORTAS

    O que é a vida se não uma profusão de escolhas, de caminhos, de passos, de momentos? Nada mais é a vida do que esse todo que simplesmente é e que será a todo instante. A vida é isso, e sempre será. E devemos ser isso e assim viver.

  • boy-60659_1280.jpg
    MEDIDA, FELICIDADE, MOMENTÂNEA, DURADOURA

    Como devemos medir a felicidade? Será que precisamos conter a busca da mesma? Ou devemos nos entregar ao "carpe diem" e viver o hoje como não tivesse amanhã?

  • books-985954_1280.jpg
    CRIACIONISMO, RENASCIMENTO, EDUCAÇÃO, LAICIDADE

    A educação é um direito constitucional em nossa sociedade. Não se pode negar o direito ao indivíduo do mesmo ser educado. Tal situação nem sempre foi assim no mundo. Durante muitos séculos a educação foi exclusividade de uma camada mais abastada da sociedade. Além disso, durante muito tempo o ensino foi intimamente ligado às instituições religiosas, sendo, portante, influenciada por esse discurso e atendendo aos interesses bem específicos. Laicidade ou proselitismo, o que deve definir a educação?

  • mechanics-1501861_1280.jpg
    EDUCAÇÃO, PARTIDO, DOUTRINAÇÃO, PERSEGUIÇÃO

    Vivemos tempos difíceis para aqueles que são professores em nosso país. Um verdadeiro clima de perseguição à educação se mostra visível em nossa sociedade. A pergunta que fica é: "Qual a função do professor?". Para Rubem Alves a função de um professor é instigar o estudante a ter gosto e vontade de aprender, de abraçar o conhecimento. Agora, como fazer isso quando temos nossa liberdade de atuação em sala limitada, censurada, coibida?

  • drops-of-water-578897_1280.jpg
    POLARIZAÇÃO, SOCIEDADE, LIQUIDEZ, LIBERDADE

    Qual a verdadeira liberdade quando somos levados a ter que escolher entre dezenas de milhares de opções? Será que essa liberdade extrema realmente nos liberta ou nos torna prisioneiros da ansiedade e da dúvida? Em seu conceito de "modernidade líquida", Bauman nos alerta sobre as mudanças constantes, as relações fluidas. Onde está a liberdade nessa contemporaneidade líquida?

  • flower.jpg
    PRESSÃO, COBRANÇA, FELICIDADE, VIDA

    A vida nos traz cobranças das mais inúmeras. Sofremos pressões das mais diversas, passamos por instantes de tensão que nos fazem desanimar por completo. Muitas vezes, acabamos colocando a nossa felicidade em segundo plano, invertemos prioridades e não vivemos de forma plena e satisfatória. A felicidade, como já nos disse Spinoza, está em nós mesmos, "é a passagem de um estado mais potente do próprio ser." Que essa felicidade em nós mesmos prevaleça e seja enxergada, sempre!

  • woman-1246587_1280.jpg
    MORTE, PERDA, SENTIMENTO, RESPEITO

    Passar pelo luto e pela perda não é nada fácil. A dor é intensa, o vazio tremendo. Mas a humanidade tem se perdido, o sentimento tem ficado em segundo plano. O resgate do respeito a dor alheia e ao momento de luto torna-se cada vez mais necessário em uma sociedade de relações cada vez mais superficiais.

  • balance-1571954_1280.jpg
    SERVENTIA, EQUILÍBRIO, REALIDADE, INDIVÍDUO

    Dentro da sociedade que fazemos parte, do contexto em que vivemos, da realidade que estamos inseridos, qual é nossa serventia? Qual é nossa essência? Será que somos sempre o mesmo? Nossa vida é sempre repetitiva? Vivemos um cotidiano em que "Todo dia eu só penso em poder parar / Meio dia eu só penso em dizer não / Depois penso na vida pra levar / E me calo com a boca de feijão", como bem nos diz Chico Buarque?

  • human-1602493_1280.jpg
    TRIBOS, SOCIEDADE, IDENTIDADE, COLETIVO

    Redes de afinidades são formadas de forma natural em nossa sociedade. As tribos, fenômenos urbanos contemporâneos resultam justamente disso. Elas geram um espaço coletivo no qual as individualidades são o caráter definidor. Elas estruturam-se com base em "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles", como bem ressalta Michel Maffesoli.

Site Meter