caminho entre devaneios

Um espaço para discutir sobre nossa contemporaneidade cotidiana

Adolfo Brás Sunderhus Filho

Entender a fluidez de nossa sociedade nos leva a entender nós mesmos como seres sociais.

  • idiota.png
    MANIFESTAÇÕES, BRASILEIROS, POLARIZAÇÃO, UNIÃO

    Em seu discurso de posse, o presidente eleito disse que a sua eleição era resultado das manifestações de brasileiros anos antes. Ontem, dia 15/05, centenas de milhares de brasileiros foram às ruas contra decisões do atual governo. Esses de ontem também são brasileiros! Qual será o resultado dessas manifestações?

  • team-386673_1280.jpg
    DISPUTA, IMAGEM, INDIVIDUAL, COLETIVO

    Enquanto seres sociais temos falhado miseravelmente ao deixarmos nossos desejos individuais suplantarem os interesses coletivos.

  • imagem para artigo.jpg
    ESPINHOS, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, LUTA

    Posicionar-se em defesa da educação é fundamental! Sem educação, a sociedade padece!

  • sky-2827189_1920.jpg
    CRER, VIDA, BOM, RUIM

    Quantas vezes já nos pegamos a pensar no que nos leva a irmos para um bom lugar após morrermos? Creio que muitos já se questionaram isso inúmeras vezes. Eu já e, após ver as duas temporadas de "The Good Place" disponíveis na Netflix, isso tem me incomodado ainda mais. Será que temos direito a um "Lugar bom"?

  • time-2860031_1920.jpg
    HISTÓRIA, PASSADO, TEMPO, PRESENTE

    O passado está cada vez mais presente em nossa contemporaneidade. A ideia de uma história cíclica é cada vez mais palpável em nossa realidade. Que possamos aprender com os ciclos do passado, evitando os caminhos tortuosos e caóticos pelos quais já passamos.

  • road-sign-63983_1280.jpg
    SER, BUSCAR, QUESTIONAR, QUERER

    Homo sapiens, aquele que pensa, que questiona. Então, pensemos e questionemos a nós mesmos!

  • DCtILiqXkAAXaCc.jpg
    SENTIMENTO, ENTENDIMENTO, NARCISO, OUTRO

    E quando chegamos em um ponto que não conseguimos enxergar mais o outro? Quando não entendemos coisas simples? Que não nos dispomos a ver a dor alheia e não conseguimos entender e perceber pedidos de socorro que muitas vezes são claros, mas que não nos comovem? Quais são os monstros que carregamos dentro de nós e que precisamos batalha contra eles?

  • rocky_1976_.jpg
    ROCKY, FICÇÃO, SUPERAÇÃO, REALIDADE

    Rocky é um personagem de ficção, não tenho dúvida quanto a isso. Mas, também não tenho dúvidas, de que existe em nossa sociedade e em nós mesmos um "Rocky Balboa" pronto para superar as barreiras que se colocam em nossa vida, pelos outros e por nós mesmos!

  • pregnant-422982_1920.jpg
    MULHERES, MÃES, TER, SER

    O mês de maio tem chegado ao fim, o mês no qual lembramos de nossas mães, ressaltamos a importância delas em nossas vidas, nossa formação, nossa existência. Um reconhecimento que deve ser diário, mas que se intensifica nesses 31 dias do quinto mês do ano. Agora, nem todas as mulheres que tem filhos são realmente mães. Algumas simplesmente colocaram uma criança no mundo, outras se transformaram com a maternidade.

  • brazil-1164513_1920.jpg
    BRASIL, POLÍTICA, POVO, ESPERANÇA

    Em meio a todo esse turbilhão muitos estão perdendo a esperança e, erroneamente, pegando poucos como espelho de um todo. Não podemos incorrer nesse erro, não podemos perder a esperança e a utopia de um Brasil melhor. O Brasil não é apenas feito de políticos corruptos, mas é feito de algo muito maior e bonito!

  • time-1739628_1280.jpg
    ULTRAPASSADO, OBSOLETO, RENOVAR, CONSUMIR

    periodicidade

    substantivo feminino
    1.
    qualidade, propriedade ou característica do que é periódico.
    2.
    período de tempo previsto entre duas edições sucessivas de uma mesma publicação.

  • african-american-1386235_1280.jpg
    ESCRAVIDÃO, MÁCULA, LUTA, JUSTIÇA

    Quem dera o racismo tivesse acabado em 1888! Foram 388 anos de escravidão, são 516 anos de racismo.

  • doors-1690423_1280.jpg
    VIDA, ESCOLHAS, CAMINHOS, PORTAS

    O que é a vida se não uma profusão de escolhas, de caminhos, de passos, de momentos? Nada mais é a vida do que esse todo que simplesmente é e que será a todo instante. A vida é isso, e sempre será. E devemos ser isso e assim viver.

  • boy-60659_1280.jpg
    MEDIDA, FELICIDADE, MOMENTÂNEA, DURADOURA

    Como devemos medir a felicidade? Será que precisamos conter a busca da mesma? Ou devemos nos entregar ao "carpe diem" e viver o hoje como não tivesse amanhã?

  • books-985954_1280.jpg
    CRIACIONISMO, RENASCIMENTO, EDUCAÇÃO, LAICIDADE

    A educação é um direito constitucional em nossa sociedade. Não se pode negar o direito ao indivíduo do mesmo ser educado. Tal situação nem sempre foi assim no mundo. Durante muitos séculos a educação foi exclusividade de uma camada mais abastada da sociedade. Além disso, durante muito tempo o ensino foi intimamente ligado às instituições religiosas, sendo, portante, influenciada por esse discurso e atendendo aos interesses bem específicos. Laicidade ou proselitismo, o que deve definir a educação?