caminho entre devaneios

Um espaço para discutir sobre nossa contemporaneidade cotidiana

Adolfo Brás Sunderhus Filho

Entender a fluidez de nossa sociedade nos leva a entender nós mesmos como seres sociais.

MEDIDA, FELICIDADE, MOMENTÂNEA, DURADOURA

Como devemos medir a felicidade? Será que precisamos conter a busca da mesma? Ou devemos nos entregar ao "carpe diem" e viver o hoje como não tivesse amanhã?


boy-60659_1280.jpg

Escuto e leio com um receio tão grande a uma geração que prega que nada deve ser levado a sério. Concordo que algumas pessoas tem o costume de levarem tudo a sério demais e acabarem exagerando na dose. Porém, não seria a vida, a sociedade, algo a ser levado a sério na maior parte de seus momentos?

Sempre houve um grupo grande em toda a história, que tinha o discurso de que a vida não deve ser levada de maneira pesada, de que mais importa o dia de hoje do que pensar no amanhã e etc. O famoso "carpe diem", sussurrado por Robin Williams nos ouvidos de seus alunos é algo que sempre povoou o imaginário de todos. Pois, realmente, viver intensamente o hoje, sem se preocupar com as implicações que isso pode vir a ter em um futuro é algo lindo de se pensar, mas não se encaixa em uma sociedade como a nossa, não se encaixa em nossa vida cotidiana.

Para alcançarmos objetivos, o planejamento é mais do que necessário. Devemos sim nos preocupar com aquilo que ainda está para vir, pois esse "estar para vir" pode se tornar algo mais presente no restante de nossa existência, e até algo mais necessário. Temos de nos preparar para tudo aquilo que pode vir a acontecer conosco. Viver um dia de cada vez, vivendo o hoje, pensando já no amanhã é algo que precisa ser constante em nossa vida.

Obviamente, não podemos com isso pensar que não devemos buscar um prazer momentâneo devido ao amanhã. O prazer imediato é algo que deve ser buscado sim, algumas vezes. Mas, o imediato não pode anular o vindouro, e por isso planejar é necessário. Precisamos algumas vezes quase que fazer um exercício de adivinhação de como pode vir a ser o nosso dia seguinte, para que dessa forma não sejamos pegos de surpresa, numa situação que nos deixe de calças curtas. É a medida da felicidade, tão propalada pelo filósofo, e tão complexa de ser atingida, pois o equilíbrio é um desafio dos grandes.


Adolfo Brás Sunderhus Filho

Entender a fluidez de nossa sociedade nos leva a entender nós mesmos como seres sociais..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious //Adolfo Brás Sunderhus Filho