carpinteiros do universo

Fatias das delícias e insanidades do nosso cotidiano.

Bruna Girardi Dalmas

Não existe uma pílula para cada problema de nossas existências. Mas, ficar estacionado em nossas zonas de conforto não é a melhor saída. Vai ficar aí estacionado ou vai desenvolver algo criativo? Aqui você encontrará pílulas de inteligência embaladas em recortes dos mais variados temas para sacudir o cotidiano e preenche-lo de cores bonitas.

Evite adoecimentos, fale sobre os seus sentimentos

Precisamos falar a respeito dos nossos sentimentos se não quisermos adoecer.


Em última análise, precisamos AMAR para não.jpg

Um dos processos pelos quais acredito que a psicoterapia seja fundamental é a possibilidade de se curar através da fala. Ou seja, se quiser evitar adoecer, comece a falar sobre os seus sentimentos.

Muitas pessoas acreditam que ocultar os seus sentimentos, reprimir os pensamentos, suas emoções e esconder o que se é, não gera nenhum dano ou efeito colateral. Aí ficam se questionando de onde apareceu uma tristeza repentina, uma dor de cabeça, uma ansiedade tomando conta e tantos outros sinais.

O corpo fala, expressa exatamente aquilo que tentamos a todo custo esconder. O nosso organismo emite sinais constantes de algumas coisas que não estão bem, que há bastante conteúdo transbordando necessitando de urgência para ser sentido, mas fazemos exatamente o contrário , criamos artifícios cada vez mais “poderosos” para evitarmos nos confrontar com a gente mesmo. Já abraçou seus demônios hoje?takingcareofsnoopy.jpg

Afinal hoje em dia driblamos os nossos desconfortos fingindo sermos felizes, simpáticos o tempo inteiro nas redes sociais. Recentemente o facebook criou um botão de gratidão, ou seja, nem precisamos mais sentir gratidão pelos outros ou por nós mesmos, podemos simplesmente acionar um botão a fim de aliviarmos a nossa consciência e nos sentirmos gratos por isso. Daqui a pouco inventarão ferramentas capazes de fazer sentir pela gente? Bem, enquanto isso não acontece, a repressão ocasionada por nos privarmos, é adoecer. Sem perceber que o cigarro que apazigua a ansiedade, o açúcar que dribla a tristeza, as redes sociais que amenizam o vazio, o álcool que faz esquecer os conflitos e tantos outros artifícios que usamos para driblar desconfortos, nos sentir menos sozinhos, gerarão mais cedo ou mais tarde patologias mais severas como: câncer, depressões graves entre outras. Está mais do que na hora de confidenciar, desabafar e mostrar o que se passa em nosso mundo interno. Compartilhar os nossos medos que depositamos embaixo da cama, os demônios que guardamos em nossos armários e tudo aquilo que mostra e revela o nosso lado humano.

Uma humanidade que desafina, tropeça e não tem medo de admitir que chorar, sentir ansiedade, sentir medo, se sentir triste, se sentir vazio não é um sinal de fraqueza, e sim, um sinal de luta.

Apenas as pessoas corajosas têm a capacidade de sentir, de verdade, os seus sentimentos mesmo sozinhos, mas está na hora de mostrar isso e falar abertamente. Mas, se continuarmos indecisos, sem saber qual opção tomar, transbordaremos de aflições. Não é nenhum sinal de fraqueza admitir também que precisamos de ajuda, precisamos de alguém que nos escute de forma integral e possa realmente nos ajudar a desenvolver formas mais saudáveis de apreender o universo ao redor. 533152d329f8f9bf6a71d5f5349028e0.jpg A psicoterapia é um dos caminhos poderosos para não adoecer, para começar falar e sentir, e com isso, nos tornaremos mais seguros e confiantes em nosso cotidiano.

Precisamos compreender que somos o que pensamos, mas também somos o que deixamos de falar ou sentir, ou seja, tudo que omitimos gera uma energia negativa, que mais cedo ou mais tarde, se transforma em doença.

Por fim, se não quiser adoecer, não se acostume com o que lhe faz mal. Quem se esconde da realidade, acaba por ter uma vida “fake”, vivendo uma vida inventada.

Tenta se mostrar perfeito, grato, solidário, atributos que muitas vezes parecem utópicos, e não são.

Desta forma se não quiser adoecer, aceite que pode mudar, aceite que pode ser capaz de sentir, aceite que é capaz de abraçar os seus demônios e desvendar os monstros embaixo da cama, mas não para virar refém deles, e sim, reciclá-los em algo melhor. Portanto, se deixe perceber que a psicoterapia pode ser um espaço para evoluir e não adoecer.a35fe111124629e50aac3ea94fc75c4b.jpg


Bruna Girardi Dalmas

Não existe uma pílula para cada problema de nossas existências. Mas, ficar estacionado em nossas zonas de conforto não é a melhor saída. Vai ficar aí estacionado ou vai desenvolver algo criativo? Aqui você encontrará pílulas de inteligência embaladas em recortes dos mais variados temas para sacudir o cotidiano e preenche-lo de cores bonitas..
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Bruna Girardi Dalmas