carpinteiros do universo

Fatias das delícias e insanidades do nosso cotidiano.

Bruna Girardi Dalmas

Não existe uma pílula para cada problema de nossas existências. Mas, ficar estacionado em nossas zonas de conforto não é a melhor saída. Vai ficar aí estacionado ou vai desenvolver algo criativo? Aqui você encontrará pílulas de inteligência embaladas em recortes dos mais variados temas para sacudir o cotidiano e preenche-lo de cores bonitas.

O Bom Gigante Amigo

No filme O Bom Gigante Amigo, de Spielberg, toques de nostalgia dos anos 80 e doçura da infância misturada com uma história envolvente.


O Bom Gigante Amigo

comoestahoje.png

Sem importar o tamanho, a cor, a religião ou o poder das pessoas, o que importa é se a sua essência é humana, amiga e gentil.

O novo filme de Steven Spibilerg está recheado de nostalgia de seus filmes dos anos 80, mas traz ternura e doçura aos dias complicados de hoje. A amizade da protagonista, Sophie (Ruby Barnhil) e o gigante (Mark Rylance), uma criatura que administra os sonhos dos moradores de Londres.

bomgiganteamigo_6.jpg

Steven Spielberg cria em seu novo filme traz recordações, não apenas gerações que foram marcadas por suas histórias e nem só pela influência que trouxe a cultura pop, mas uma saudade de tempos menos complexo, do mundo menos complicado e com menos tragédias. Um lugar com mais segurança, onde era possível caminhar com mais tranquilidade pelas ruas e não éramos o tempo todo bombardeados por catástrofes. Em uma cena em que um dos o desejo de um menino era receber uma ligação do Presidente dos Estados Unidos, parece que que este poderia ser o maior sonho de alguém. Hoje dá uma vontade de poder ficar na rua até mais tarde, ligar a televisão em busca de noticias boas ou simplesmente continuar acreditando que a humanidade encontrará a paz quando a encontrar dentro de si mesmo.

filme-o-bom-gigante-amigo-01-1.jpg

O filme O Bom Gigante Amigo é inspirado em Roald Dahl, mas Spielberg o cria em uma época diferente, na época presidente Reagan. Com algumas nuances de politica, como a imagem da Rainha da Inglaterra, os conflitos entre os EUA e a Rússia. Mesmo que o filme tenha como pano de fundo a caça de gigante canibais que estão raptando uma geração de crianças, ele reserva toda ternura, doçura e inocência que as crianças podem esperar. Mesmo que haja um resgate dos malfeitores, que castigo maior pode maior pode existir para gigantes canibais do que exilá-los em uma ilha onde o único alimento é uma combinação de chuchu com abobrinha?

maxresdefault.jpg

As imagens entre o bom gigante e a menina Sophie são repletas de ensinamentos, cenas mágicas e uma amizade genuína que cresce entre eles. Com isso, a nostalgia dos anos 80 volta com tudo, lá tínhamos o medo da inflação, da ditadura que estava terminando, da guerra e da recessão, mas parece que tínhamos mais esperança, mais sonhos e menos medos. Hoje as crianças seja em qual parte do planeta morem, tem receio do terrorismo e da insegurança, dos bombardeios e tantas outras desastres a qual estão acometidas sejam elas químicas, psicológicas, nucleares, religiosas e outras que parecem começar sem motivo algum. Estamos em uma época em que os dissabores do passado parecem estar retornando com força total, precisamos de mais filmes deem novas cores ao nosso cotidiano, encontrem soluções justas sem o uso da violência desmedida, mais demonstrações de afeto e de bons valores. Talvez esta seja uma ferramenta poderosa para voltarmos a acreditar nos nossos sonhos.

Para quem quer retornar um pouco a nostalgia dos anos 80, captar a essência dele nos dias de hoje e se deixar invadir por um universo mais colorido, menos complicado, recheado de ternura e amizade, o Bom Gigante Amigo é uma ótima pedida. Um filme para ser saboreado pelo coração a fim de que possa ser compreendido através da criança interior que ainda habita dentro de nós.


Bruna Girardi Dalmas

Não existe uma pílula para cada problema de nossas existências. Mas, ficar estacionado em nossas zonas de conforto não é a melhor saída. Vai ficar aí estacionado ou vai desenvolver algo criativo? Aqui você encontrará pílulas de inteligência embaladas em recortes dos mais variados temas para sacudir o cotidiano e preenche-lo de cores bonitas..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Bruna Girardi Dalmas