carpinteiros do universo

Fatias das delícias e insanidades do nosso cotidiano.

Bruna Girardi Dalmas

Não existe uma pílula para cada problema de nossas existências. Mas, ficar estacionado em nossas zonas de conforto não é a melhor saída. Vai ficar aí estacionado ou vai desenvolver algo criativo? Aqui você encontrará pílulas de inteligência embaladas em recortes dos mais variados temas para sacudir o cotidiano e preenche-lo de cores bonitas.

The Fundamentals of Caring- Um Filme necessário da Netflix

Uma reflexão a respeito do filme original da Netflix The Fundamentals of Caring. Uma reflexão a respeito de nossas existências, escolhas e consequências.


_ead35714-3a1d-11e6-8c9c-cf7838564d36.jpg

Cuidar vai muito além de suprir as necessidades básicas. Envolve afeto e criar laços. Neste surpreendente e original filme da Netflix nos faz recordar do quanto estamos esquecendo das coisas simples da vida. Vivemos ocupados demais para nos deter em uma boa conversa, compartilhar uma história ou simplesmente ser um ombro amigo. Um filme que faz repensar a nossa existência. Será que estamos vivendo ou apenas existindo?

The Fundamentals of Caring, adaptação da Netflix de Jonathan Evison é um longa metragem inspirado na vida de um escritor.No filme, Benjamin interpretado por Paul Rudd é acometido por um drama pessoal. Com isso, está vivendo um período dramático da sua vida, sem conseguir criar, sem inspiração e com um coração partido a tira colo. Decide realizar um curso para ser acompanhante de pessoas com deficiência física. Em pouco tempo, ele se torna cuidador de um jovem de dezoito anos Trevor Conklin ( Craig Roberts), portador de uma distrofia muscular. Sua mãe o sustenta graças a um emprego em tempo integral em um banco. O que chama atenção é o temperamento do adolescente e o imenso apego a rotina. Há horário para todas as coisas e uma imensa dificuldade em aceitar mudanças.

O filme mostra a construção de uma amizade que vai nascendo entre o escritor e o adolescente. Entre farpas e elogios o cuidado vai aparecendo além das necessidades físicas. A amizade vai sendo construída. Bacana é proporcionar ao telespectador que as tragédias estão sempre presentes em nosso cotidiano, talvez elas estejam esperando uma oportunidade para serem elaboradas. O escritor também está deficiente, mas de forma emocional. Sua vida paralisou no instante da morte de seu filho, claramente, ele não consegue seguir adiante. Nem dar continuidade no processo do seu divórcio ou voltar a escrever. Sua mente está sempre acessando a tragédia da qual foi acometido. Já Trevor, está preso em um cadeira de rodas, escravo de uma rotina, mas internamente é tomado por um desejo imenso de viajar, pegar a estrada e poder concretizar sonhos.

As tragédias serão parte da nossa existência. Mas poder transformá-las para que se possa amadurecer é sabedoria. Com isso, os dois caem na estrada para conhecer diversos lugares. Nisso acabam encontrando, uma garota sem rumo da qual Trevor fica perdidamente apaixonado. Ela consegue mostrar o menino bom e bonito que ele é. Há a descoberta do amor de forma simples e bela. Por mais do que ele seja um garoto acometido por uma doença terrível, preso em uma cadeira de rodas, ele é uma pessoa. Nesta viagem acabam dando carona para uma mulher gravida que está com o carro estragado. Um grupo improvável se forma durante a viagem, cada um deles carrega suas próprias tragédias e cicatrizes. Juntos conseguem não só cuidar um dos outros, mas há um processo de evolução entre todos que mudará a vida para sempre.

Neste filme necessário para que a gente possa repensar nossas existências. Compreender que por mais sejamos acometidos por “terremotos” ao longo da vida, fundamental se deixar ser cuidado e também cuidar dos outros. Você é vítima das suas tragédias? Ou luta para mudar o desfecho da sua história?


Bruna Girardi Dalmas

Não existe uma pílula para cada problema de nossas existências. Mas, ficar estacionado em nossas zonas de conforto não é a melhor saída. Vai ficar aí estacionado ou vai desenvolver algo criativo? Aqui você encontrará pílulas de inteligência embaladas em recortes dos mais variados temas para sacudir o cotidiano e preenche-lo de cores bonitas..
Saiba como escrever na obvious.
version 7/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Bruna Girardi Dalmas
Site Meter