celebração do olhar

algumas considerações sobre a existência

Bernardo P. Küster

Ou a vida acaba se tornando um tédio ou, como espero, uma explosão de encantamento pelo olhar. Contato: [email protected]

  • 998797292.jpg
    a mendiga de domingo

    Uma velha mendiga virou crônica e, por que não, um símbolo de fé, esperança e amor?

  • 706x410q70Women-and-attempted-suicide.jpg
    O massacre do aborto

    As mulheres sofrem muito em relação ao aborto e a realidade é mais ampla e temerosa que supomos. Os fatos são duros e acirram o debate. Conheça mais sobre o massacre do aborto.

  • juice01.jpg
    Tributo à Dorotéia Baduy Pires, a educadora do olhar

    Trata-se de uma emocionante palestra com algum teor pessoal sobre a designer, professora e pesquisadora Dorotéia Baduy Pires (in memoriam) realizada no 11º Colóquio de Moda na Universidade Positivo, Curitiba, em 2 de setembro de 2015. Por ser também minha mãe, apresentei inusitados aspectos e perspectivas a respeito de sua vida. É um memorial ao seu olhar.

  • tumblr_nnvwyqWdcJ1snwptdo1_1280.jpg
    A humanidade não precisa do seu amor

    O amor pela humanidade é a grande causa da sua própria destruição. "O sentimentalista, disse Oscar Wilde, é simplesmente uma pessoa que deseja possuir o luxo de uma emoção sem pagar por ela."

  • 63793486.jpg
    A ingenuidade de Jürgen Habermas

    Jürgen Habermas escreveu 'Fé e Saber' em 2011. Ali ele se mostrou um tanto ingênuo oferecendo soluções inviáveis e frágeis análises de conjuntura; se demonstrou mais uma vez um tedioso sociólogo burocrata que busca dar continuidade na desconstrução da sociedade ocidental.

  • miscelanea-original-de-schott-ben-schott-482501-MLA20330888540_062015-F.jpg
    A Miscelânea de Schott é um lembrete do valor do inútil

    O que fazem num mesmo livro uma detalhada explicação de ABRACADABRA, o cardápio servido na 1ª classe do Titanic, as 4 leis da robótica, os detalhes da Arca de Noé, as tarefas de Pantagruel, os axiomas de Euclides e as diferentes técnicas de adivinhação? Conheça 'A Miscelânea Original de Schott'

  • anton-ego.jpg
    Verdadeiro demais para ser bom

    Dizer que uma ideia está errada se tornou um disparate. A única coisa errada é dizer que há algo de errado, não é mesmo?

  • adam-and-eve.jpg
    A Velha ideia do senhor Lovelock

    James Lovelock, o aclamado ecologista, está longe de ser um grande revolucionário com suas ideias de Gaia. Ele não é um homem que trás ao presente imaginações futuras. O que ele faz é simplesmente nos alertar, sem saber, que são justamente as velhas ideias que mudam o presente.

  • Imagen Quay (66480436)--644x362.jpg
    O inferno é você

    O excesso de afirmações de que o ser humano é um ser bonzinho é algo tão perverso quanto o próprio ser humano. Contudo, é nesta consciência que jaz a nossa esperança. É chato, mas é a verdade. Dura veritas, sed veritas.

  • p01bqh8m.jpg
    O repúdio da música erudita

    Por que o brasileiro não tem o hábito de ouvir música erudita e ainda chega ao ponto de repudiar quem o faz e promove?

  • jesus fresco_0.jpg
    A imagem de Jesus no Brasil

    Um francês do século 19 não seria - eu suponho - a pessoa mais adequada para falar sobre a imagem de Jesus no Brasil. Seria algo como chamar Don Pedro II para falar a respeito da imagem de Jesus na França de hoje. Mas creio que, apesar das suspeitas que estas distâncias podem suscitar, ele tem algo a dizer para aqueles que não sabem o que dizer.

  • u24.jpg
    Vai um aborto aí?

    Não se trata de gênero, nem machismo contra feminismo, ou mesmo de uma longa luta por mais tolerância. Esta é uma questão ética e, claro, humana.

  • 6a00d83451aec269e201b8d09f2a94970c.jpg
    A parábola do homem ainda mais louco

    A morte de Deus foi proclamada na 'Parábola do homem louco' de F. Nietzsche. Mas o que aconteceria se ela fosse virada do avesso?

  • o-COMING-OUT-OF-THE-CLOSET-facebook-1024x680.jpg
    A incoerência do relativista

    O relativista sempre conclamará que todos sejam abertos para tudo, contanto que sejam abertos para tudo que ele é aberto e concordem com tudo que ele concorda. Incoerência acaba sendo o credo do relativista. Contudo, por trás talvez haja algo mais.

  • tumblr_nk71idq4rp1sfie3io1_1280.jpg
    A Ciência não explica a felicidade

    Dizer que a causa da felicidade se reduz aos hormônios serotonina, dopamina e noradrenalina correndo em nossas veias pode parecer muito promissor, mas é um erro. Já pensou sobre isso?