cem mais palavras

Observando o mundo ora através de um telescópio, ora através de um microscópio

Laura Maria

Estudante de jornalismo que, contra tudo e todos, abandonou o curso de publicidade na hora certa para seguir o sonho de unir a paixão pelas palavras à paixão pelas pessoas. Do encontro, nasceu a vontade escrever. Seja amenidades ou questões filosóficas, quando o assunto é se expressar me recorro às palavras, aonde nelas me encontro por completo.

Não sei vocês, mas eu nasci na época certa

Frases do tipo "nasci na época errada" ou "hoje em dia só existe lixo" são ditas por pessoas preguiçosas e pouco dispostas a encontrar as coisas boas do presente. Pode parecer redundante, mas se você está vivo agora, viva o agora! O passado é apenas memória, e o futuro são só incertezas.


persistencia.jpg

Há alguns meses tenho notado que frases do tipo “eu nasci no tempo errado mesmo”, “hoje em dia só existe lixo”, “antigamente não era assim” tem me incomodado bastante. Confesso que eu mesma já disse coisas parecidas, mas, que, refletindo melhor acerca disso, cheguei à conclusão de que nasci exatamente quando era o momento certo.

Justificativas das frases que ouço é que a música de qualidade já não existe mais, que a violência não era tanta e que as pessoas se amavam mais. Resolvi separar esses três exemplos em tópicos que vocês conferem abaixo:

A música era melhor. Eu gosto muito de músicas de décadas atrás, mas graças à tecnologia revolucionária eu consigo escutar essas músicas hoje também! (a única coisa que lamento é que eu nunca poderei ir a um show do Legião Urbana). E ainda melhor: eu consigo ouvir e conhecer músicas atuais. Que vamos e convenhamos, tem muita coisa boa! Basta parar de reclamar e procurar.

Não existia tanta violência. É claro! Também existiam bem menos pessoas no mundo! Concordo que o número de criminalidade pode ter aumentado (não tenho certeza quanto a isso), mas as políticas públicas também têm avançado e, além do mais, devemos levar em conta que o sistemas em que vivemos, o capitalismo, tem a desigualdade como um de seus pilares.

relogio.jpg

As pessoas se amavam mais. Acho que amor existe independentemente do tempo. Mas vamos aos fatos. Os casamentos podiam até durar mais, mas grande parte deles era imposto, e se alguém falasse em se separar há 50 anos, seria descriminado. Também devemos levar em consideração que a violência doméstica era considerada algo natural.

Eu não fecho os olhos a problemas que existem hoje que talvez não pudessem existir antigamente, como o trânsito caótico e os níveis críticos de poluição. Mas também enxergo que muitas coisas mudaram pra melhor, já que conseguimos ter acesso mais facilitado às coisas que precisamos e/ou queremos.

Eu nasci na época certa como acredito que morrerei também. Cada um tem sua hora. Mas se você acha realmente que essa não foi sua época certa para nascer e viver, desculpe meu amigo, mas acredito que o problema não está no tempo, e sim nas pessoas que vivem nele.

Texto publicado originalmente aqui.

Fotos: quadros de Salvador Dali


Laura Maria

Estudante de jornalismo que, contra tudo e todos, abandonou o curso de publicidade na hora certa para seguir o sonho de unir a paixão pelas palavras à paixão pelas pessoas. Do encontro, nasceu a vontade escrever. Seja amenidades ou questões filosóficas, quando o assunto é se expressar me recorro às palavras, aonde nelas me encontro por completo..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Laura Maria