Leticia Franco

Médica Veterinária, apaixonada por mitologia, Tolkien, C.S Lewis e Neil Gaiman. Gosto de tomar chá enquanto escuto uma boa conversa.

Pétalas, Flores e Empatia

"Pétalas" é uma HQ curta, mas com uma reflexão que vai além do encerramento da história.


pp.jpg

A expressão facial revela muita coisa, aquela leve indignação ou até o mais forte dos contentamentos. A arte com o corpo, o cinema mudo, a expressão com as mãos que não tem o que falar com a voz, mas muito a expressar com o coração. A voz no diálogo, na escrita, é uma conseqüência do que está no íntimo do nosso ser. Pétalas é assim, uma HQ muda, sem diálogos, apenas imagens que expressam o amor e a acolhida aos nossos corações.

Petalas_des.jpg

A HQ possui roteiro e arte de Gustavo Borges e cores de Cris Peter. A sensibilidade do Gustavo é nítida em cada quadro, resultando em um trabalho incrível quando associado ao talento da Cris, que também já participou das Graphic Msp Astronauta: Magnetar e Astronauta: Singularidade.

PETALAS_CRIS_E_GUSTAVO_01.png

A história se passa em um inverno rigoroso, daqueles em que a nossa única vontade é ficar na cama, tomando uma xícara de chá quentinha, para aquecer a alma. Mas a raposinha não pode se dar esse luxo, ela precisa conseguir gravetos para aquecer o fogão da sua casa. Em uma tentativa frustrada de conseguir os galhos, ela se depara com uma estranha figura, um pássaro alto, elegante, e é nesse momento que acontece o primeiro ato de generosidade da narrativa. O pássaro tira da cartola vários gravetos e entrega para a raposa, dessa forma, a narrativa prossegue, de forma muda, mas muito expressiva, deixando nosso coração apertado no final.

A história é curta (36 páginas!), mas é muito bonito ver a relação do pássaro com a família da raposinha. Ao terminar a leitura, fiquei pensando como pequenas atitudes fazem a diferença, como nos colocar no lugar do próximo é uma questão crucial para entendermos mais sobre os outros, mais sobre nós mesmos. A empatia e a generosidade fazem o nosso coração mais leve. Ao longo de Pétalas é isso que o pássaro passa para a raposinha, para o leitor. Por um mundo com mais pássaros, por favor.

petalas_03_cor.jpg

1 (1).jpg

flor.jpg A flor tem papel crucial na história!


Leticia Franco

Médica Veterinária, apaixonada por mitologia, Tolkien, C.S Lewis e Neil Gaiman. Gosto de tomar chá enquanto escuto uma boa conversa..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Leticia Franco
Site Meter