cinema e reflexão

Filmes antigos por novos ângulos

CLAUDIO COSTA

Exercite o cérebro: é uma hipertrofia gratificante.

  • 16X7-5-CM-I-font-b-LOVE-b-font-font-b-HATERS-b-font-Decalque-Engraç.jpg
    A SÍNDROME DE PATETA

    Estamos odiando tanto e tantos que até chegamos ao ponto de amar o nosso ódio. E o mundo digital tornou-se o veículo de propagação desse ódio.

  • CARROSSEL 2.jpg
    CARROSSEL E UM TEMPO PARA COMER CHOCOLATE

    Estamos em um carrossel que gira infinitamente, vivendo a vida sem tempo de sentir a vida; cumprindo exigências, tarefas e metas sem ao menos refletirmos o motivo. Precisamos parar o carrossel da vida para termos a vida que precisamos.

  • filme-a-procura-da-felicidade.jpg
    SOBRE A FELICIDADE

    Não há uma receita para ser feliz. Às vezes, nem sabemos o que é a felicidade. Este texto tenta encontrar os caminhos à procura da felicidade.

  • BREXIT.jpg
    PANGEIA PÓS-MODERNA E O BREXIT

    A saída do Reino Unido da União Europeia é um sintoma que o sistema globalizado neoliberal está enfermo. Este artigo pretende refletir sobre o funcionamento do mundo neoliberal e o impacto do Brexit.

  • camisa_nike_brasil_training_2013_4328_1_20130116153256.jpg
    CONSIDERAÇÕES SOBRE 13 DE MARÇO

    Neste momento de crise, o diálogo, o respeito e a racionalidade são os antidotos para a radicalização e a intolerância. Ainda estamos tentando entender o que está acontecendo, mas já dá pra fazer algumas considerações.

  • emoticons_n.jpg
    SIGLONIMIZAÇÃO OU A VELOCIDADE DA FUGA

    As siglas, símbolos (emoticons) e abreviaturas talvez sejam um indício que estejamos superficializando as nossas relações.

  • CARRIE n.jpg
    CARRIE E UMA SOCIEDADE DE ESTRANHOS

    Carrie, a estranha, é um resultado da nossa época, da nossa sociedade. A violência entre os jovens é um sintoma de um mundo doente.

    Aviso: Contém spoiler.

  • REFUGIADOS.jpg
    2012 E OS REFUGIADOS DO APOCALIPSE CAPITALISTA

    O filme 2012 nos ajuda a refletir sobre o atual drama dos refugiados. A Europa e as grandes potências mundiais são a salvação ou a causa do que acontece hoje?

  • MUDANÇAS_n.jpg
    A MUDANÇA DO EU E A MUDANÇA DO OUTRO

    Mudar é necessário. Mudar é incontrolável. Mudamos como um processo natural. Entender que mudamos é mais difícil e entender que o outro muda e que , às vezes, muda para o lado que não concordamos é mais difícil ainda. Este texto aborda a questão das mudanças.

  • casamento_n.jpg
    CASO OU COMPRO UMA BICICLETA?

    Já houve vários motivos para se realizar um casamento, como acordo político, conveniência social e desespero financeiro. No século XX, predominou um motivo especial, o amor. Mas será que agora, no século XXI, o amor continua sendo o principal motivo para se casar?

  • jesushitler.jpg
    POR QUE MATAMOS CRISTO E VOTAMOS EM HITLER?

    Por que continuamos a matar Cristos e a votar em novos Hitlers? O que alimenta as nossas escolhas? Será que somos livres pra decidir? Este artigo aborda uma das várias possibilidades de resposta.

  • filme.png
    A CULTURA BECKY BLOOM OU A SOCIEDADE DO CONSUMO

    Consumimos tudo a todo o tempo. Consumimos até a nós mesmos. Fim de ano é uma boa época para refletirmos sobre o que realmente tem valor.

  • 12400312_1014351445294488_1201872399_o.jpg
    ANO NOVO, UM PRESENTE NOVO

    Fim de ano é a hora de fazermos uma reflexão. Este artigo levanta algumas questões sobre o que esperar para o próximo ano.

  • neo.jpg
    SOBRE NEOLIBERALISMO OU TSUNAMI

    O Neoliberalismo é uma opção de política econômica que mudou com o passar dos anos. Hoje, o neoliberalismo pode destruir mais do que um tsunami.

  • SEM VESTÍGIOS_n.jpg
    SEM VESTÍGIOS E O MAL VIRTUAL

    A internet pode ser um bem ou pode ser um mal. Este artigo versa sobre o mal virtual.