Duda Ribeiro

Opinador virtual, radicado no sul do Brasil, se debatendo contra as coisas pra não ser enraizado. Intrigado com as representações da realidade social nos filmes

  • OUTONO CELESTE.Still020.jpg
    Outono Celeste: sci-fi no sul do Brasil

    No curta-metragem apenas uma meia dúzia de palavras são ditas: seu locutor é rapidamente desintegrado por forças alienígenas. A partir disso, uma silenciosa comunicação é construída entre uma menina, um cachorro e um alienígena. O filme foi gravado em 2015 e passa a estar disponível no Vimeo, tendo rodado importantes festivais nacionais e internacionais.

  • cg_bus.jpg
    O mal estar na casa grande

    Casa Grande (Fellipe Barbosa, 2014) é um longa-metragem cuja narrativa se ambienta no Brasil recente. O texto apresenta brevemente o filme, viajando de Homero a Freud, passando por figuras como Richard Linklater e Gilberto Freyre.

  • umberto eco.jpg
    Morreu Umberto Eco

    Na noite entre 19 e 20 de fevereiro de 2016 morreu o intelectual Umberto Eco, desencadeando certa comoção no Facebook, semelhante a do falecimento de Bowie. Claro, não nas mesmas proporções.

  • 13352180645_a5ec0ff6fd_b.jpg
    É possível influenciar politicamente via web?

    Até onde se pode mudar o outro ou, de forma geral, a sociedade, via web? O debate virtual aproxima ou afasta? Minimiza as diferenças ou potencializa-as?

  • aaa.jpg
    Resenha: Criação de curta-metragem em vídeo digital

    Resenha do livro “Criação de curta-metragem em vídeo digital: Uma proposta para produções de baixo custo”, escrito por Alex Moletta, publicado pela editora Summus em 2009.

  • adirleyqueiros.jpg
    Adirley Queirós: cinema brasileiro contemporâneo

    Cineasta da Ceilândia/DF, tem chamado atenção dos festivais nacionais e internacionais fazendo filmes sobre a própria comunidade. Não é raro ver periferias nos filmes brasileiros: o que o destaca da tradição é narrar da margem pra fora (ou seja, para o centro), em sentido inverso ao usual.

  • Mc_Guimê_show.jpg
    A desigualdade brasileira e a nova classe média

    Nos últimos anos o poder de consumo de muitos brasileiros cresceu, despertando o debate sobre uma “nova classe média”. Muitos desses trabalhadores, autônomos, não têm nem os mesmos privilégios das classes médias tradicionais e nem os das classes trabalhadoras do fordismo clássico. O que significa então ser “classe média” no Brasil contemporâneo?

  • Thumbnail image for 03.png
    50 anos de Caravana Farkas

    A Caravana Farkas foi um conjunto de documentários feitos sobre as classes populares brasileiras, em tempos de Golpe Militar. Com um discurso de esquerda e entrando em lugares então inexplorados pelo cinema nacional, muitas dessas pérolas estão hoje no Youtube.

Site Meter