cinema pensante

Como um bom filme pode mudar a nossa vida

Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu.

  • santaclarita2.jpg
    Santa Clarita diet: estamos engolindo qualquer coisa?

    Aparentemente , trata-se de humor estranho para passar o tempo. Mas , se a gente prestar atenção, perceberá que a série deixa uma mensagem bem interessante: estamos vivendo a vida que gostaríamos? Estamos nos expressando adequadamente e sendo nós mesmos?

  • briga-mulheres.jpg
    Excesso de críticas: o túmulo dos relacionamentos

    Mais terrível ainda é ver que as mesmas pessoas que criticam sem o menor pudor, sem o menor constrangimento, que não filtram aquilo que elas vão falar , muitas vezes, são as mais sensíveis na hora de receberem uma crítica. Enfim, despejam no outro aquilo que elas não suportam que seja despejado nelas.

  • filme-livre-10.jpg
    Nem sempre os nossos sonhos se realizam, mas nem por isso deixamos de conquistar coisas maravilhosas

    Quando somos muito jovens, achamos que o futuro é uma linha reta. Imaginamos uma idade para cada conquista: o primeiro emprego, o primeiro carro, a compra do apartamento, o casamento, filhos etc etc...mas a vida é surpreendente e criativa e vai nos levando por caminhos inusitados. De repente não deu para comprar o primeiro carro aos 20 anos , mas surgiu a chance de fazer uma viagem incrível. De repente , não foi possível encontrar um emprego bom antes dos 25 anos , mas surgiu a possibilidade de um mestrado numa ótima instituição.

  • doisdiasumanoite_marioncotillard.jpg
    Superando a depressão: cada um tem a sua energia vital

    Pode soar estranho, mas fazemos descobertas deliciosas a respeito de nós mesmos. Cada um tem as suas estratégias. Você só precisa descobrir qual é a sua ou simplesmente colocá-la em prática. Se for preciso, conte com a ajuda de um profissional para auxiliá-lo em seu processo de autoconhecimento. Infelizmente, a nossa sociedade nos impele ao desconhecimento total de nós. Gente que se conhece irrita os outros. É menos manipulável. É menos carente.

  • foto_f461a.jpg
    Prefiro sofrer por sentir muito a sorrir por não me importar

    Prefiro encarar dias difíceis de vez em quando porque a dor do outro me afeta . Porque saio da minha bolha de egoísmo, da minha zona de conforto para me relacionar com quem precisa de mim. Não quero me acostumar jamais com a miséria , com a injustiça , com a crueldade. Quero continuar me revoltando quando leio uma notícia de abuso sexual. Quero sentir o peito apertado quando vejo um idoso pedindo esmolas ou revirando o lixo.

  • babyfeliz.jpg
    A diferença entre priorizar e mimar um filho

    Como sempre , preciso admitir que a culpa é dos adultos. Sim, crianças nascem como livros em branco, prontas para serem preenchidas com amor , carinho, empatia e criatividade ou com birras , manhas , preconceitos e antisociabilidade.

  • closer-falling.png
    Nem sempre estamos preparados para ouvir a verdade

    Quando a pessoa não está preparada para aceitar determinados fatos , ouvir certas verdades ou receber determinadas notícias e recebe, pode ser muito prejudicial à sua saúde física e mental. Em relatos que leitores fazem a mim por meio das redes sociais , uma das queixas mais comuns é a de que presenciaram fotos românticas de seus ex parceiros, semanas ou até mesmo dias após a relação terminar.

  • kevin28.jpg
    Cinema e surtos psicóticos

    Um forte choque emocional pode desencadear um surto psicótico em pessoas que sempre demonstraram equilíbrio emocional. O evento pode acontecer diversas vezes na vida de uma pessoa ou pode ocorrer uma vez apenas. Pode durar alguns momentos, dias ou semanas.

  • MURIEL.png
    Me recuso a envelhecer na alma

    Sim, me recuso a virar uma pessoa chata , que desdenha daqueles que sabem rir e se divertir , que olha com superioridade para aqueles que simplesmente desejam viver a vida com leveza , com sonhos , com imaginação. Alguém capaz de aquecer e iluminar a vida das pessoas ao redor. Alguém capaz de se tornar uma inspiração, não por ser uma pessoa "perfeita" ou politicamente correta. Por ser uma pessoa inteira, verdadeira.

  • bridget111.jpg
    Cinco segredos das pessoas carismáticas

    Sim, num mundo cada vez mais individualista , com pessoas cada vez mais egóicas, conversar com uma pessoa que olha nos nossos olhos e nos deixa falar à vontade , que se interessa por nossa vida , que valoriza as nossas conquistas é um prazer raro e delicioso. Não há nada mais chato do que gente que só sabe se elogiar , que só consegue enxergar as suas lutas, mas nunca admite que as outras pessoas também têm valor, que as outras pessoas também batalham e sofrem para terem seu lugar ao sol.

  • filme-livre-10.jpg
    Chega um dia em que precisamos parar de culpar o passado

    Sim, tivemos encontros às cegas pavorosos. Mas outros foram divertidos. Fizemos até algum amigo querido por meio de um deles. Muita gente nos criticou quando a gente queria apenas um "Eu te entendo". Mas , por outro lado, muita gente nos abraçou e nos acolheu sem que a gente pedisse.

  • especial17.jpg
    Infelizmente , muitas pessoas aprendem a dar valor depois que perdem

    Muitas vezes, vamos perceber a quantidade de coisas maravilhosas que temos na vida quando as perdemos.

  • 600-anticristo0410291.jpg
    Seis coisas que não devemos dizer nunca a alguém com depressão

    Alguém que acabou de passar por uma perda muito dolorosa ou simplesmente mergulhou num estado depressivo sem motivo aparente , é alguém que precisa de ajuda , de apoio, de incentivo, de compreensão, de carinho e não de esculacho , zombaria e cobranças e críticas excessivas. Lembre-se: o depressivo já está com tudo em baixa: autoestima , energia, esperança. Ele não vê perspectiva para o futuro. Só de pensar no futuro, ele se sente angustiado e ainda mais sem forças. Ele se enxerga como o último dos seres humanos, alguém que fracassou em tudo.

  • image00.jpg
    Perdoar não significa querer conviver

    Na maioria das vezes, perdoar é um bem que fazemos a nós mesmos. Paramos de nos punir por algo de mau que fizeram contra nós. Paramos de permitir que as atitudes destrutivas de terceiros continuem definindo as nossas escolhas , continuem interferindo no nosso olhar sobre o mundo. Perdoar, na maioria das vezes , é cuspir o veneno que puseram em nosso copo, é se recusar a engolir algo negativo que não vem de nós. Perdoar é dar uma chance para si mesmo. Uma chance para sorrir mais , para se sentir mais leve , mais em paz.

  • bridget12.jpg
    Ansiedade: a antessala da depressão

    O ansioso é alguém angustiado, insatisfeito, que não consegue relaxar , que não consegue usufruir dos momentos, que muitas vezes , não permite que os outros usufruam. A tensão e a falta de satisfação acumuladas podem gerar um quadro grave de frustração. Um quadro sério de prostração, de sentimento de incapacidade diante da vida.

Site Meter