cinema pensante

Como um bom filme pode mudar a nossa vida

Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu.

  • shutterstock_134407094.jpg
    E se eu não for? O mundo cai?

    E se eu descobrir que nem todas as mensagens devem ser respondidas, que nem todas as pessoas que me procuram por algum motivo merecem doses idênticas do meu afeto? E se eu concluir que a vida sem algumas pessoas , sem algumas atitudes , sem algumas imposições, sem algumas curtidas por obrigação fica bem melhor? E se eu descobrir que nem todo mundo precisa me achar simpática? E se eu descobrir que não preciso ser simpática com todo mundo, apenas educada? O mundo vai cair?

  • 41273__angel-girl_p.jpg
    Pessoas extremamente autopunitivas e perfeccionistas têm um superego muito desenvolvido

    Quem tem superego muito desenvolvido , além de limitar o próprio prazer , em muitos casos, tenta limitar o prazer alheio também. Exemplos cotidianos: a mulher que cortou radicalmente o açúcar da alimentação porque engordou 200 gramas e quer obrigar a todos da família a cortarem também. A pessoa que ridiculariza um amigo que gosta de se vestir sem seguir os padrões da moda ou quer ingressar numa carreira mais artística. Uma pessoa que desmotiva um amigo a fazer alguma mudança pouco convencional, como por exemplo, uma mulher cortar radicalmente os cabelos ou chamar um homem para sair. Quem tem superego muito desenvolvido acha que tudo que sai um milímetro do padrão , é pagação de mico.

  • 113623_Papel-de-Parede-Pecado-Original-Original-Sin--113623_1280x1024.jpg
    Opte por homens que não tenham tudo sob controle

    É bom ter alguém que viva suas crises existenciais , que seja sensível, complexo, ás vezes , meio escorregadio e complicado. É bom ter alguém que não tenha certeza de tudo, que se encontre meio perdido de vez em quando. Como ouvi uma vez , há milênios , um amigo dizer: " Não confie em ninguém que não tenha uma tristezinha no canto dos olhos".

  • 642c796d676e23a88f5ee3c36e31cf8c.jpg
    A gente teria mais momentos felizes se lutasse menos por uma vida inteira feliz

    As prioridades vão mudando. Alguns sonhos perdem a graça. Algumas coisas a gente deseja a vida inteira. Outras , a gente deseja numa fase da vida e se a gente não realiza naquela fase , a coisa passa. A gente perde a motivação, a gente vira o olhar para o outro lado. A gente se interessa por outras coisas.

  • pão-com-ovo-diferente-018.jpg
    Cafona é rotular as pessoas de cafona

    Quem depende de transporte público tem menos direito de viver a sua sexualidade do que aqueles que possuem um carro? O carro é peça fundamental na vida erótica/afetiva de uma pessoa? O mais curioso e irritante é perceber que , muitas vezes, as pessoas menos capazes de questionar são aquelas que mais gostam de rotular, fundamentado "seus pontos de vista" apenas por aquilo que é feito pela maioria.

  • merli1.jpg
    Merlí e a filosofia como paixão pela vida

    Filosofar é saber que felicidade nada tem a ver com cumprir metas. Cumprimos metas para substituir a felicidade que não sentimos. Filosofar é saber que nada na vida é realmente do jeito que nos ensinaram. Filosofar é saber guardar o melhor do seu veneno para mentes instigantes. Filosofar é saber desviar do caminho trilhado pela boiada.

  • my-summer-of-love.jpg
    O discreto charme dos melancólicos

    Eles sabem que existe uma dose cavalar de hipocrisia e silêncios indigestos nas relações mais íntimas. Eles sabem que nem tudo são flores e que não basta fazer sol e ter um copo de caipirinha nas mãos para a vida se reverter em pura felicidade. Eles sabem que muitos se enganam e se escondem atrás de máscaras de falsa felicidade. Eles sabem que a natureza humana é falha e que por mais que a gente realize , sempre existirá um vazio dentro de nós.

  • filme-livre-10.jpg
    Siga em frente...sempre tem algo ou alguém à nossa espera

    Por tal motivo, não devemos nos desesperar quando a vida fecha portas. Pular janelas pode ser bem divertido. Por tal motivo, a gente não deve se limitar às possibilidades que nos foram apresentadas na infância e na adolescência. Existem muitas maneiras de viver a vida. Não é porque pegamos caminhos diferentes dos trilhados pelos amigos de infância que somos menos felizes.

  • littleprincesshd-sz-003.jpg
    Sim, aquilo que somos transparece de alguma forma

    Sim, aquilo que somos transparece de alguma forma. Por isso nos apaixonamos espontaneamente por algumas pessoas , sem que elas precisem fazer algum tipo de esforço para isso.

  • criancas-bricando-mundo-2.jpg
    O bem sempre compensa

    Os egoístas , os arrogantes , os trapaceiros , os secos também são afetados pela dramaticidade da vida. Só que de duas , uma: ou não vemos o que se passa com estas pessoas porque não sentimos empatia por elas ou não vemos porque elas não permitem que as outras pessoas descubram os seus fracassos, as suas dores , as suas batalhas perdidas, o afeto que lhes é negado. Nenhum arrogante , que arrota superioridade , vai permitir que outras pessoas saibam sobre seus desencontros , sobre suas perdas e rejeições.

  • 2643576.jpg
    O que espero de 2017

    Enfim...a vida é uma caixinha de surpresas. A gente nunca sabe realmente o que acontece para o nosso bem ou para o nosso mal. Notícias aparentemente felizes podem trazer consequências tristes no futuro. Notícias aparentemente más , podem ser a nossa salvação. Como se diz...tem coisas que nós não perdemos. Tem coisas as quais a gente se livra. Por tal razão, aprendi a desconfiar das coisas boas e a relativizar as más. Quer dizer , estou aprendendo. É um processo longo aprender a olhar para tudo com mais calma , sem grande euforia ou desespero.

  • acougueiro.jpg
    Cinema e psicopatia

    Infelizmente , a nossa sociedade , de certa forma , privilegia os que apresentam traços psicopatas. É bem visto por muitos quem coloca o dinheiro em primeiro plano e é encarado como mais forte aquele que não consegue sofrer por perdas afetivas. Não quero dizer que devemos ficar alimentando o sofrimento e perdendo tempo com pessoas e problemas que não valem a pena. Não valorizou? Paciência. Parta para outra! O problema é a crença de que a incapacidade de formar laços afetivos seja um mérito.

  • 19115946328173.jpg
    Como é gostoso deixar para lá coisas chatas

    Como é gostoso olhar para a cara daquele colega que sempre fez de tudo para tirar a nossa paciência e dizer que não precisa mais daquele emprego, que tem outros projetos. Projetos pessoais. Gente ligada ao status quo, gente que segue à risca o script social detesta quem tem projetos pessoais.

  • baby-blues-depressão.jpg
    Tenha um filho pois você não tem mais 18 anos...quem já não escutou esta frase?

    Por outro lado, nem todo mundo consegue se desdobrar em mil. Vou mais além. Nem todos querem se desdobrar em mil. Vou mais além ainda. Nem todos acham que a vida é tão maravilhosa assim a ponto de querer compartilhá-la com um filho, o ser que mais amaremos. Muitas pessoas acham natural os filhos passarem por milhares de privações pois eles mesmos passaram. Muitas pessoas quase nada têm a oferecer em todos os sentidos e mesmo assim querem ter um filho. E quando me refiro a não ter quase nada , não falo apenas de recursos financeiros. O buraco fica bem mais embaixo. Enfim, antes de julgar quem não quer ter filhos biológicos , pense nos muitos motivos que as pessoas podem ter.


  • ache-small-1024x601.jpg
    Fazemos nossas escolhas e nossas escolhas fazem a nossa vida

    Não adianta ficar reclamando o tempo todo da vida, se nada fazemos para mudá-la. Não adianta fazer tudo do mesmo jeito e esperar por resultados diferentes. Não adianta esperar dos outros aquilo que não conseguimos oferecer. Muitas pessoas querem subir na carreira, mas não se esforçam para isso. Muitas pessoas querem viver o amor, mas se fecham para o mesmo. Muitas pessoas querem ser a prioridade na vida dos outros , mas não fazem nada para encantar quem está ao redor. Muitas pessoas querem ser felizes, mas se auto sabotam, priorizando o supérfluo e magoando as pessoas que mais as amam.

Site Meter