cinema pensante

Como um bom filme pode mudar a nossa vida

Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu.

  • especial17.jpg
    Deixe-se amar por quem você é

    Omitimos opiniões , deixamos em segundo plano algumas das nossas prioridades, adotamos como prioridades coisas que pouco nos importa. Tudo bem que quando estamos nos relacionando afetivamente , fazer concessões é normal. Ás vezes é preciso ceder , abrir mão de algo para a relação fluir. O problema é quando a vida vira uma sequência interminável de concessões , de opiniões caladas na boca , apertando a garganta , sufocando o peito, deixando a vontade de se expressar morrer dia a dia.

  • filme-os-sonhadores-5.jpg
    O lado bom da preguiça

    A preguiça saudável nos protege de abusos excessivos que podemos praticar contra o nosso próprio corpo. Contra a nossa mente. Sem um pouco de preguiça , podemos desrespeitar os limites da nossa saúde física e emocional. Pessoas extremamente ativas , muitas vezes , sem perceber, acabam sendo alvos também de aproveitadores , que abusam da disposição dos outros , jogando nos ombros de terceiros tarefas a mais.

  • 20140730-01-o-diario-de-bridget-jones-papo-de-cinema.jpg
    Ás vezes dá uma preguiça...

    Ás vezes dá uma preguiça de se relacionar com gente que nada ou pouco acrescenta. Com gente indisponível emocionalmente , com gente defendida , que se agarra a uma decepção para justificar o medo de viver a vida com intensidade e coragem.

  • beiramar_2-750x380.jpg
    Fique atento quando um drama se repete muitas e muitas vezes

    Fique atento quando algo desagradável começar a se repetir. Tome cuidado quando você perceber que está atraindo para a sua vida muitas pessoas falsas, egoístas , interesseiras. Tome cuidado quando você perceber que está atraindo muitos parceiros amorosos que te botam para baixo, que abusam da sua boa vontade, que seduzem outras pessoas na sua cara. Fique atento quando você notar que suas amizades sempre te sugam, sempre te colocam em saias justas , em situações constrangedoras.

  • orange.jpg
    Muito pior do que um inimigo explícito é um falso amigo

    Não digo que todo conselho seja negativo e que toda brincadeira seja maldosa. Sim, existem bons conselhos de fato e brincadeiras para descontrair apenas, sem nenhuma segunda intenção. Mas , se a gente parar para prestar atenção, perceberemos que algumas pessoas , pouco ou nada agregam de bom em nossa vida. Perceberemos que algumas pessoas , mesmo sendo gentis , em nada nos ajudam, que nada de fato compartilham com a gente e que se mantém por perto como uma força desagregadora ou simplesmente para obter alguma vantagem. Muitas vezes , algumas pessoas desejam algo material ou energético que podemos oferecer. Mas , em muitos casos , algumas pessoas demonstram uma amizade ou carinho, para criarem situações que venham a estragar a alegria alheia.

  • baleiaazul.JPG
    Baleia azul , sadismo e a precariedade da vida

    Se em tempos de Lord Byron, os jovens caíam na boemia , no gosto pela morbidez , se embriagavam de poesia trágica pelos amores frustrados , pela impossibilidade de viver o amor plenamente numa sociedade marcada e pautada por formalismos , por excesso de convenções, o jovem de hoje , possivelmente , se entrega a jogos macabros , drogas lícitas e ilícitas , desprezo pela própria existência por motivo inverso: num tempo em que praticamente tudo é possível e as convenções não esmagam mais a possibilidade de amores irreverentes, tememos o amor. Tememos qualquer tipo de vínculo que dure mais do que alguns dias ou semanas.

  • hannah-katherine-langford-em-cena-de-13-reasons-why-da-netflix-1490907985560_v2_1920x1080.jpg
    13 reasons why e 13 milhões de temas

    13 reasons why sugere mais perguntas do que respostas e embora em alguns momentos a série possa soar um pouco açucarada, ela é um tapa bem forte no rosto de todos nós. Um tapa que nos acorda para uma questão seminal: não salvaremos ninguém colando cartazes nos corredores das escolas e das faculdades. Não resolveremos os dramas humanos fazendo palestras motivacionais ou demonstrando uma piedade que não sentimos, uma piedade protocolar.

  • psicanalise.jpg
    A Psicanálise e a autoria da própria vida

    Muitas pessoas reclamam que são exploradas, mas quando alguém oferece ajuda , elas se recusam a aceitá-la. Muitas pessoas reclamam que não possuem amigos nem vida social, mas quando surge um convite , elas recusam. Muitas pessoas reclamam que vivem só para trabalhar, mas se recusam a delegar tarefas. Muitas pessoas reclamam porque estão sozinhas, mas quando aparece alguém interessado, elas se fecham. Muitos reclamam que não existem pessoas sinceras e carinhosas , mas quando surge um parceiro assim, não se interessam.

  • Closer-Perto-Demais-papo-de-cinema-6.jpg
    Saber ser amado é também um sinal de generosidade

    Sim, existe algo de narcísico em dar amor porque o amor nos engradece diante de nós mesmos e diante dos outros. Por outro lado, receber exige se colocar nas sombras. Exige que fiquemos nos bastidores enquanto o outro ocupa o proscênio. Exige que permitamos o brilho alheio. E aceitar o brilho alheio é o mais profundo sinal de generosidade. Apenas pessoas extremamente generosas aceitam o amor , a bondade alheia.

  • 262425-970x600-1.jpg
    Você está realmente vivendo a sua vida?

    Qual foi a última vez que você gemeu baixinho ao mastigar um alimento ou suspirou profundamente por compartilhar uma cumplicidade deliciosa numa conversa que poderia durar milênios? Qual foi a última vez que você sentiu , que apesar dos pesares, estar no mundo é uma experiência doida no bom sentido da palavra? Ou recebeu um abraço que fez o mundo se calar? Qual foi a última vez que você amou ser quem você é?

  • mulheres-2.jpeg
    Quando a hipocrisia se disfarça de altos valores morais

    Quantas pessoas nas redes sociais não pregam por meio de seus posts , ideias completamente contrárias à sua conduta cotidiana? Muitas pessoas falam sobre solidariedade , mas se negam a fornecer qualquer tipo de ajuda. Muitas pessoas afirmam valorizar caráter e inteligência , mas só se relacionam com pessoas fisicamente maravilhosas. Muitos falam apaixonadamente de Deus e da importância de servir às pessoas , mas vivem reclusos em seus pequenos grupos de amizade , se fechando para todas as outras pessoas que diferem um milímetro do seu estilo de vida , julgando e magoando sem dó nem piedade.

  • 600-anticristo0410291.jpg
    Pode soar estranho, mas algumas pessoas curtem ficar mal

    Agredir quem é atencioso e gentil conosco é o mesmo que dar um tiro no próprio pé. Ninguém está livre de ficar muito mal depois de uma perda afetiva ou até mesmo sem motivo aparente. Querer ficar recluso por alguns dias ou semanas depois de uma grande decepção é direito de cada um. O problema é quando a pessoa nunca supera. O problema é quando a pessoa se recusa a ser ajudada e a se ajudar e o sofrimento vira rotina , vira quase uma segunda pele da pessoa.

  • briga-mulheres.jpg
    Você é empático apenas com quem vive os seus dramas ou com qualquer pessoa que sofre?

    O que define o caráter empático, solidário e libertário de uma pessoa é a sua capacidade de se importar e de se envolver com o drama vivido pelos outros. Isso é empatia. É tentar compreender e aceitar e respeitar o que você não vive , o que você não sente na carne. É um branco se colocar no lugar de um negro. Um heterossexual no lugar de um homossexual ou bissexual ou transexual. É um rico se colocar no lugar de um pobre. É uma mulher jovem ou um homem se colocar no lugar de uma mulher mais velha.

  • Legally-Blonde.jpg
    Minha visão sobre uma mulher empoderada

    A mulher que acredita que as outras mulheres não possuem liberdade de escolha , de certa forma , subestimam o poder feminino. Defendem as mulheres , mas acreditam que somos inferiores. Sim, é função da mulher empoderada escolher para a sua vida um homem que acredite e pratique os valores de justiça social, que respeite as mulheres, que não as considere fáceis e inferiores só porque gostam de sexo. Que não passem cantadas grosseiras e vulgares só porque elas estão usando uma micro saia no metrô.

  • briga-mulheres.jpg
    Você se auto sabota?

    Achamos que queremos ser felizes. Mas , quando a vida oferece oportunidades de crescimento pessoal e profissional, por medo de enfrentar novos desafios , acabamos, muitas vezes, nos boicotando com atitudes aparentemente despretensiosas e inocentes, mas que revelam muito dos nossos piores medos e conflitos internos.

Site Meter