cinema pensante

Como um bom filme pode mudar a nossa vida

Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu.

Carisma: dom ou escolha?

Este artigo fala sobre o carisma como algo que pode ser construído diariamente.


Happy_Girl_With_Braces.jpg

Mais uma vez , antes de iniciar o meu texto, adianto que não sou psicóloga e escrevo alguns artigos sobre comportamento baseada unicamente na minha observação e vivência.

O tema que abordo hoje é carisma. Mas antes de mais nada: o que seria carisma? Para os religiosos , carisma tem a ver com dom de Deus ; com a capacidade de falar sobre Deus de uma forma contagiante, que envolve as outras pessoas. No sentido laico não é muito diferente. Alguém carismático se destaca naturalmente , sem grande esforço ; tem a capacidade de encantar as pessoas.

Porém, me pergunto: ser carismático é algo inato ou pode ser construído? Sabemos que algumas pessoas são naturalmente mais extrovertidas , espirituosas e charmosas. Por outro lado, sabemos que muitas crianças e adolescentes retraídos e melancólicos se tornam jovens e adultos carismáticos. Como quase tudo na vida , em minha opinião, ser carismático pode sim ser uma escolha ; uma construção perseverante; um tijolinho a cada a dia ; a cada nova relação estabelecida.

Ninguém precisa ser lindo e milionário para ser carismático. Ninguém precisa ser genial para ser carismático. Ninguém precisa ter mil habilidades e conhecimentos para ser carismático. Pessoas carismáticas erram; têm várias limitações e não precisam necessariamente usar as roupas da moda e ter as medidas perfeitas. Carisma não tem a ver com beleza , com elegância , juventude e posição social. Carisma tem a ver com a capacidade de tornar as pessoas mais à vontade , mais leves ; mais confiantes e principalmente mais felizes.

April_and_her_little_niece_Lorelei.jpg

Uma pessoa carismática sabe o que dizer e como dizer para consolar ou motivar o seu ouvinte. Acima de tudo: alguém carismático sabe ouvir ; demonstra interesse pelas pessoas , por seus problemas , por seus sonhos , por sua vida. Alguém carismático olha nos olhos e sorri ; não julga constantemente a fala do outro nem se coloca como dono da verdade. A seguir , destaquei algumas qualidades facilmente encontradas em pessoas consideradas carismáticas.

1. Pode falar bastante , mas sabe ouvir. 2. Demonstra interesse pelas pessoas. Quando pergunta “Tudo bem?” pergunta para valer; se propõe a ouvir uma resposta enorme e nem sempre muito animadora. 3. Nunca se coloca como dono da verdade. Considera o saber alheio. Aprende com as outras pessoas. Faz perguntas sobre o trabalho dos outros e demonstra o quanto cada atividade é importante e bela quando bem feita ; quando feita com amor. 4. É autoconfiante , mas conhece e reconhece as suas limitações com senso de humor. Se não sabe fazer algo direito, não esconde a sua inabilidade; fala da mesma com naturalidade pois entende que todo ser humano é limitado. 5. Sabe pedir desculpas quando erra. 6. Quando conversa , olha nos olhos e sorri. Faz a sua companhia se sentir especial , independente de ser um amigo , parente , colega ou namorado/namorada. Coloca o outro no centro das atenções. 7. Sabe elogiar as pessoas e prioriza os pontos positivos , motivando colegas , amigos e pessoas de um modo geral a realizarem seus sonhos e a se desenvolverem. Uma frase típica de gente carismática : “É claro que você consegue. Por que não?” Carismáticos não analisam apenas os resultados ; eles valorizam muito o processo, a boa vontade , a dedicação. 8. Acredita que todos têm capacidade para construir uma vida feliz e próspera , independente do nível social e cultural. Mas vale ressaltar que prosperidade para o carismático tem mais a ver com prazer ; realização pessoal, tempo livre para descansar e curtir a família , autoconhecimento e capacidade de dar e receber amor num fluxo mágico de energia onde todos se sentem acolhidos, valorizados e queridos.

Laureen_Chew,_Cora_Miao_and_Amy_Hill.jpg

9. É muito espontâneo e deixa sua marca em todos os lugares. Não se prende severamente a padrões da moda. Veste o que gosta e na hora de decorar a casa , imprime seu estilo pessoal. Um carismático não vai deixar de ir a uma festa e se divertir porque não tem a roupa mais elegante do mundo. Normalmente pessoas carismáticas têm estilo próprio. Gostando ou não dele , não conseguimos negar que existe algo de muito genuíno no estilo do carismático.

Hotel_Bathroom_Telephone_(83401946).jpg

10. Quando presenteia , tenta se colocar no lugar da pessoa e comprar algo que realmente agrade . 11. Prioriza o bem estar , o prazer e a alegria ao sucesso material. Pessoas carismáticas , normalmente , adoram um bom papo e se irritam com gente que ostenta demais ; que tenta provar o tempo todo que é superior aos outros. 12. Não escolhe os amigos pelo status social nem pela aparência. Prefere ficar perto de pessoas com boa aura, espontâneas, generosas e que ousam ser elas mesmas em uma sociedade cada vez mais padronizada.

Beach_in_Kolka,_Latvia.jpg

13. Não discrimina ninguém por religião ou orientação sexual ; entende que toda fé deve ser respeitada e que pessoas com todas as orientações sexuais merecem e têm direito ao amor. 14. Gostam de ajudar. Normalmente , fazem algum tipo de trabalho voluntário ou simplesmente se disponibilizam a contribuir com as pessoas ao redor. São bons para dar informações ; dizer palavras de incentivo e fazer favores. Pessoas muito fechadas e individualistas , muitas vezes , consideram as pessoas carismáticas falsas porque não conseguem entender que alguns sentem prazer sendo gentis e ajudando; acham que tais pessoas querem algum favor material em troca e não apenas a alegria de se integrar com o maior número possível de indivíduos.

Riddu_Riddu_people_2.jpg

15. Podem ser bem temperamentais quando esbarram com gente pouco empática. Para um carismático trabalhar ou estudar em um ambiente frio, onde todos ou quase todos usam rígidas máscaras sociais e não demonstram interesse pelas pessoas pode ser devastador. Relações muito formais , sem afetividade e espontaneidade , podem fazer o carismático adoecer ou simplesmente perder um pouco do seu brilho. 16. Pessoas carismáticas são bem requisitadas quando algo sai errado no sentido afetivo. A maioria das pessoas identifica no carismático um ombro para chorar quando se sente mal e sozinho. 17. Pessoas carismáticas são escolhidas para ouvir desabafos e segredos porque sabem ouvir sem julgar e se impor. Mesmo não concordando com o ponto de vista de quem fala, ele escuta com gentileza e tenta na medida do possível se colocar no lugar do outro. Carismáticos exercitam bem a alteridade. Carismáticos ou não, as pessoas de um modo geral , identificam com relativa facilidade quem pode ouvi-los com acolhimento. 18. Carismáticos preferem perguntas a respostas , pois entendem que o conhecimento e o mundo estão em permanente construção e reconstrução.

Enfim, o segredo do carismático é muito simples e um pouco paradoxal ao mesmo tempo: ele se torna especial porque coloca as outras pessoas no centro. Neste sentido, o significado laico se encontra com o religioso. Quem se engradece demais acaba se diminuindo. Enfim, me parece que é no relacionamento que nós nos construímos.


Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu..
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Sílvia Marques
Site Meter