cinema pensante

Como um bom filme pode mudar a nossa vida

Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu.

Falar sobre cinema inteligente é falar sobre todas as coisas

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Que pena que para a maioria das pessoas ver um filme é um mero passatempo e estudar e conversar sobre cinema seja apenas um sintoma de uma personalidade lunática.


ver-um-filme.png

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Não me refiro à abordagens mais técnicas, que envolvem a análise de um roteiro consistente ou à beleza dos enquadramentos e movimentos de câmera. Me refiro à falar sobre o conteúdo fílmico e da sua linguagem quando ela diz respeito e está a serviço do conteúdo.

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre política, tanto nas macro como nas micro estruturas da sociedade. Política vai muito além de falar sobre impeachment, corrupção passiva e os escândalos variados que animam os nossos governos e governantes. Falar sobre política inclui analisar os mecanismos de poder da sociedade, que perpassam todas as instituições existentes: as políticas, as econômicas, as religiosas, as educacionais e a familiar.

images.jpg

Cena do filme Milk: a voz da igualdade

13_MHG_filme_duvida.jpg

Cena do filme Dúvida

beleza_americana_03.jpg

Cena do filme Beleza americana

images6V917DL8.jpg

Cena do filme Um dia de fúria

estranho-no-ninho1.jpg

Cena do filme Um estranho no ninho

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre cultura. E quando falo cultura não me refiro apenas a museus e óperas. Não me refiro à cultura como cultura erudita ou alto grau de instrução. Me refiro a cultura sob o viés da semiótica da cultura: cultura como um gigantesco conjunto de códigos comunicacionais que expressa todos os nossos modos de pensar, sentir, fazer e comunicar. Falo de cultura como nossos costumes, crenças e valores mais arraigados. Falo de cultura como as nossas dicotomias mais estridentes, nossa hipocrisia mais pútrida, nossos jogos mais perversos, nossos passatempos mais ingênuos, nossa absurda capacidade de sermos fascinantes e asquerosos em medidas praticamente iguais.

a_massai_branca_2005_g.jpg

Cena do filme A massai branca

partida06.jpg

Cena do filme A partida

018-raise-the-red-lantern-theredlist.jpg

Cena do filme Lanternas vermelhas

22-miss-julie.jpg

Cena do filme Miss Julie

como-agua.png

Cena do filme Como água para chocolate

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre Psicologia e Psicanálise. Félix Gattari já havia nomeado o cinema como o divã do pobre em um artigo sobre as estreitas e íntimas relações entre Cinema e Psicanálise. Mais do que mostrar variados distúrbios emocionais e diferentes padrões comportamentais, o Cinema não deixa de realizar uma espécie de terapia com espectadores abertos para esta experiência.

3.png

Cena do filme Garota exemplar

2004_secret_window_0341.jpg

Cena do filme A janela secreta

016-the-tenant-theredlist.jpg

Cena do filme O inquilino

999git_angelina_jolie_074.jpg

Cena do filme Garota interrompida

20127520.jpg

Cena do filme Atração fatal

refugiodomedo.jpg

Cena do filme Refúgio do medo

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre Filosofia. Gilles Deleuze e Julio Cabrera defenderam o cinema como uma forma de fazer pensar do mesmo calibre da Filosofia.

a-suprema-felicidade-still-vantoenpjr-32.jpg

Cena do filme A suprema felicidade

fun_00290.jpg

Cena do filme Violência gratuita

clube-da-luta.jpg

Cena do filme Clube da luta

images46P5QK3Z.jpg

Cena do filme O palhaço

pulp-fiction-1994-16-g.jpg

Cena de Pulp Fiction

filme-estrada-da-vida.jpg

Cena do filme A estrada

fahrenheit-451-filme-2.png

Cena do filme Fahrenheit 451

LIVROBRILHO2.jpg

Cena do filme Brilho eterno de uma mente sem lembrança

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre História. Quantos filmes não permitem que não nos esqueçamos de personalidades e momentos trágicos , impactantes e decisivos para o entendimento do nosso tempo presente?

O-projeto-Fã-Cine-da-Froc-vai-apresentar-O-Grande-Ditador-neste-sábado-18_-Foto-divulgação.jpg

Cena do filme O grande ditador

filmes-2507-fotos-7302.jpg

Cena do filme As irmãs Madalena, traduzido para o Português como Em nome de Deus.

enfants-aurevoir_oui.jpg

Cena do filme Adeus, meninos

pra-frente-brasil-papo-de-cinema-01.jpg

Cena do filme Pra frente Brasil

la-lengua-de-las-mariposas-9.jpg

Cena do filme A língua das mariposas

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre ética e estética. É por em debate os valores morais da nossa sociedade. É questionar o próprio conceito de beleza em sua multiplicidade.

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre o amor e seus mecanismos de estranhamento , redenção e condenação. Falar sobre Cinema inteligente é dissecar a raça humana com suas contradições, impulsos, paixões e misérias. Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre a sexualidade em suas múltiplas faces.

72976_f4.jpg

Cena do filme Menina bonita

belle-de-jour-830808l.jpg

Cena do filme A bela da tarde

images5KJL23GM.jpg

Cena do filme Veludo azul

283284.jpg

Cena do filme O morro dos ventos uivantes

Fim-de-Caso-papo-de-cinema-7.png

Cena do filme Fim de caso

une-nouvelle-amie-4_zpsaodgeuwx.jpg

Cena do filme Uma nova amiga

LIVROSONHADORES.jpg

Cena dos filmes Os sonhadores

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre as Artes de um modo geral. Cinema é uma arte síntese, que reverenciou e reverencia muitos artistas.

11111111111111111.png

Cena do filme Sylvia: paixão além das palavras

salma-hayek-in-frida.jpg

Cena do filme Frida

rbs6rja5l60c.jpg

Cena do filme Cazuza, o tempo não para

coco2.jpg

Cena do filme Coco antes de Chanel

Falar sobre Cinema é falar sobre as Ciências e suas idas e vindas. Avanços e retrocessos. É falar sobre as mudanças na forma de pensamento.

img-oscar-2015-melhor-filme-07.jpg

Cena do filme A teoria de tudo

CqkZq.jpg

Cena do filme Giordano Bruno

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Que pena que para a maioria das pessoas ver um filme é um mero passatempo e estudar e conversar sobre cinema seja apenas um sintoma de uma personalidade lunática. Os exemplos dados no artigo são meramente ilustrativos. A quantidade de filmes importantes é inúmera.


Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Sílvia Marques