cinema pensante

Como um bom filme pode mudar a nossa vida

Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu.

Sócrates e as ovelhas: conhecimento sem prática é hipocrisia

Não adianta , por exemplo, defender uma postura libertária e na prática agir como um reacionário. Não adianta se definir como alguém sensível, se na prática , trata-se as pessoas como objetos. Não adianta demonstrar erudição, se na prática leva-se uma vida medíocre. Não adianta se auto intitular uma pessoa ética , se na prática , mente-se e difama-se terceiros para defender os próprios interesses e vaidade.


Ovelhas.jpg

Acabei de assistir a um vídeo FANTÁSTICO indicado pela minha querida amiga Fernanda Moura. Ela é filósofa clínica e tem me ajudado muito a adentrar cada vez mais neste fabuloso mundo do pensamento lógico e consciente.

O vídeo que vi, elaborado por Alain de Botton, fala sobre Sócrates, considerado o mais importante filósofo da Antiguidade grega.

Sócrates dizia que tudo que ele sabia era que ele nada sabia. Num mundo como o nosso, cheio de mesmices e frases feitas , este pensamento é no mínimo desconcertante.

Apesar de viver em uma sociedade democrática , Sócrates achava que nem sempre a maioria tem razão e que todos os argumentos devem ser refutados até alcançarmos todas as exceções possíveis para cada regra.

Acreditava também que qualquer pessoa poderia ser um filósofo se se propusesse a pensar. Mas na prática, a minoria realiza esta atividade , que na opinião do filósofo, é o que diferencia seres pensantes de ovelhas.

Para Sócrates , quem não reflete , quem aceita tudo com conformismo era uma espécie de ovelha pois vive no meio das massas , passivamente.

O método de ensino socrático pode ser muito doloroso porque ele desconstrói as verdades do seu interlocutor. Atualmente , chamamos de método socrático algo mais light.

Quando um professor , por exemplo, permite o fluxo de ideias entre os alunos , questionando-os e fazendo-os pensar sobre conceitos e valores , podemos dizer que de certa forma este docente já está se inspirando em Sócrates.

Diferentemente daqueles que cospem todo o conteúdo formal sobre os estudantes sem dar nenhum tipo de margem de manobra para negociações intelectuais.

Infelizmente , muitas de nossas escolas e universidades ainda estão impregnadas por este pensamento autoritário, em que se acredita que o professor é o detentor do saber. O professor é um inspirador , um provocador que seduz os alunos rumo à construção do conhecimento.

Nenhum saber que não seja elaborado vale realmente a pena. O saber precisa penetrar a alma e transformar o mundo interior . Caso contrário, não passou de decoreba.

Não adianta , por exemplo, defender uma postura libertária e na prática agir como um reacionário. Não adianta se definir como alguém sensível, se na prática , trata-se as pessoas como objetos. Não adianta demonstrar erudição, se na prática leva-se uma vida medíocre. Não adianta se auto intitular uma pessoa ética , se na prática , mente-se e difama-se terceiros para defender os próprios interesses e vaidade.


Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Sílvia Marques