cinema pensante

Como um bom filme pode mudar a nossa vida

Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu.

Perfume de mulher: viver é a mais fascinante das danças

As transformações acontecem durante a “maratona” vivida no feriado de Ação de Graças. Muitos filmes usam como metáfora uma viagem física para falar sobre nossas viagens íntimas. Para falar sobre a busca de nós mesmos ou de algum sentido para a vida dentro ou fora de nós. Personagens que viajam nunca são os mesmos ao regressarem ao ponto de partida da narrativa.


perfumedemulher.jpg

Em perfume de mulher, dirigido por Martin Brest e protagonizado por ninguém mais, ninguém menos que Al Pacino, encontramos uma das cenas mais antológicas do cinema: o tango dançado pelo protagonista com uma linda e tímida jovem que se depara com uma lição de vida nos braços de um desconhecido.

Muito mais do que matar a vontade de dançar tango, desejo negado por seu namorado, a personagem vivida por Gabrielle Anwar entra em contato com um homem extremamente passional, que transforma os menores detalhes cotidianos em algo surpreendente e fascinante. Se a história fosse real, provavelmente a moça em questão jamais seria a mesma depois do tango, da mesma forma que os espectadores jamais se esquecem deste momento belo e poético, em que sentimos nitidamente a possibilidade de realizarmos sonhos, mesmo que de forma fugaz.

7a54c-scent-of-a-woman-tango.jpg

Porém, o personagem de Al Pacino não é só charme e improviso. Ele pode ser bem rabugento e amargo também. Cego por uma negligência sua, desbocado e desiludido, carrega uma série de mágoas e histórias mal resolvidas dentro de si. Tem uma relação péssima com a sua família e perdeu a fé na vida. Decide gastar todas as suas economias em um feriado suntuoso, regado a tango, champanhe, muito luxo , aventuras e prazer antes de estourar os miolos.

frank-dirige-uma-ferrari.jpg

Por mais trágico que pareça o seu plano, ele faz bastante sentido no contexto do filme e da vida do Coronel reformado Frank Slade, que perdeu a visão brincando com granadas, totalmente alcoolizado.

Um homem que passou por grandes experiências e teve uma vida intensa está limitado a uma edícula nos fundos da casa de uma sobrinha generosa, porém de nível cultural inferior ao seu. Durante o feriado de Ação de graças, a sobrinha quer viajar com o marido e os filhos, mas o tio não aceita acompanhá-los e ela teme deixá-lo sozinho. Contrata um jovem estudante para tomar conta do tio.

O que deveria ser um sossegado feriado para o garoto, transforma-se numa aventura angustiante e ao mesmo tempo a sua salvação. Na realidade, um salva o outro de formas diferentes. O personagem de Al Pacino faz as vezes do pai que o garoto perdeu para ajudá-lo na resolução de um problema na escola, resposta generosa e ardente que oferece como gratidão pelo garoto tê-lo feito recuperar a fé na vida.

perfume-de-mulher-scent-of-a-woman-reg-thorpe-01.jpg

As transformações acontecem durante a “maratona” vivida no feriado de Ação de Graças. Muitos filmes usam como metáfora uma viagem física para falar sobre nossas viagens íntimas. Para falar sobre a busca de nós mesmos ou de algum sentido para a vida dentro ou fora de nós. Personagens que viajam nunca são os mesmos ao regressarem ao ponto de partida da narrativa.

O tema principal de Perfume de mulher é a amizade e como ela pode operar transformações homéricas em nossa vida. Outro tema abordado é a vontade e a necessidade de encontrar o amor.

O personagem de Al Pacino é um expert em mulheres capaz de deduzir muitas características femininas pela fragrância do perfume. Porém, o perfume de mulher que ele anseia realmente sentir é outro. Um cheiro que só pode ser apreciado na intimidade de uma relação verdadeiramente amorosa. Frank Slade afirma que dançar tango é muito mais simples do que viver porque no tango, se erramos, podemos recomeçar. Na vida não. Será mesmo?


Sílvia Marques

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária com alma de aluna, doutora em Comunicação e Semiótica, autodidata na vida, filósofa de botequim, com a alma tatuada de experiências trágicas, amante das artes , da boa mesa, dos vinhos, de papos loucos e ideias inusitadas. Serei uma atleta no dia em que levantamento de xícara de café se tornar modalidade esportiva. Sim, eu acredito realmente que um filme possa mudar a sua vida! Autora do blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o romance O corpo nu..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Sílvia Marques
Site Meter