Me recuso a envelhecer na alma
Sim, me recuso a envelhecer. Não na pele , não no corpo. Não posso impedir que as rugas apareçam nem que o corpo perca a sua vitalidade. Mas me recuso a perder o riso fácil, as piadas indecentes, o apetite por uma conversa insana.
Infelizmente , para a nossa sociedade , amadurecer , agir como adulto é se tornar uma pessoa chata , sem capacidade para brincar , para sonhar , para se divertir com espontaneidade.
As pessoas vão se tornando cada vez mais persona. A palavra persona vem do teatro grego e significa máscara. Foi um termo utilizado pelo psiquiatra suíço Gustave Jung para designar os papeis sociais que cumprimos. Obviamente , não podemos dizer e fazer tudo o que nos vem à cabeça e existem certos protocolos que devemos respeitar dependendo da situação. Durante um churrasco, por exemplo, entre amigos o comportamento vai ser bem mais informal do que numa reunião de trabalho.
Por outro lado, existem pessoas tão fechadas e incapazes de gestos espontâneos, que a vida vira uma grande encenação e entrar na fase adulta significa se tornar uma pessoa que não ri, que não se expressa, que não tem prazer.
Na fase adulta , na maioria das vezes, as pessoas se "divertem" competindo com outros adultos. Acho triste quando casais de "amigos" se encontram no final de semana e o assunto principal é falar sobre as realizações materiais. É exibir a máquina de fazer pão, é mostrar uma joia que comprou para a esposa ao invés de falar sobre sentimentos , relações humanas , memórias da infância , situações cômicas do dia a dia.
Acho triste quando tudo o que a pessoa têm a dizer e a mostrar foi o que ela conseguiu comprar. Não desmereço as realizações materiais nem vejo problemas em citá-las , contanto que não se tornem o tema principal ou o único tema para conversações.
Muitas mulheres se entopem de vitaminas e cosméticos , fazem intervenções cirúrgicas , dietas insanas porque temem uma pele flácida , com rugas , temem um corpo acima do peso, cabelos grisalhos , papadas , bolsas debaixo dos olhos , mas muitas vezes se esquecem de alimentar e conservar a criança interior , o entusiasmo, a alegria pela vida , a capacidade de se reinventar como os mais jovens sabem fazer tão bem.
Sim, me recuso a virar uma pessoa chata , que desdenha daqueles que sabem rir e se divertir , que olha com superioridade para aqueles que simplesmente desejam viver a vida com leveza , com sonhos , com imaginação. Alguém capaz de aquecer e iluminar a vida das pessoas ao redor. Alguém capaz de se tornar uma inspiração, não por ser uma pessoa "perfeita" ou politicamente correta. Por ser uma pessoa que aprendeu a lidar com o seu desejo.