circus de méliès

Um outro olhar sobre o cinema

Saskia Lemos

Estudante de cinema aproveitando a greve para conhecer mais filmes e escrever sobre eles.

Um Sonho de Liberdade: será que ter esperança é inútil?

Em um mundo em que as pessoas dizem que conseguir algo que se deseja é difícil, que temos que aceitar o que temos e que amizades estão cada vez mais superficiais, "Um Sonho de Liberdade" vai mostrar o poder que uma amizade tem e que, apesar de todo mundo lhe dizer ao contrário, a esperança ainda é um fator essencial para a vida.


Thumbnail image for um sonho de liberdade.jpg

Sim, esse foi um dos filmes mais belos que vi na minha vida. E me ensinou que, apesar do mundo te dizer que algo que desejas é tolo e que não irá consegui-lo, a esperança é que vai te manter lutando. E tudo isso porque a esperança é algo perigoso, é capaz de realmente mover o que está ao seu redor.

Um Sonho de Liberdade é um dos filmes injustiçados pelo Oscar, pela bilheteria, mas que depois de assistido, torna-se um sucesso e um clássico. A história é comovente.

Andy Dufresne é um jovem banqueiro que acaba sendo condenado à prisão perpétua, acusado de matar a esposa e seu amante, disparando quatro tiros em cada um. Ao chegar na prisão, se depara com aquele ambiente em que presos são tratados como animais, estão sempre a mercê dos policiais e que esperança parece mais uma piada.

Ellis é um preso que consegue trazer tudo o que quiser para prisão. E é o único culpado ali dentro, já que todos se intitulam de inocentes. Logo ele e Andy começam uma amizade. Andy tem muita coisa a ensinar a Ellis, já que este considera a liberdade, um sonho longíssimo de ser alcançado.

Andy vai passar por vários pesadelos bem comuns em penitenciárias. E estes aspectos não são deixados para traz no filme, afinal, como diz Ellis, ali não é um conto de fadas. Então, temas como violência sexual, corrupção e abuso de poder vão ser bem retratados pelo filme.

um sonho de liberdade 2.jpg

É impressionante ver como Andy não desiste por nada. Ele, no começo, acaba sendo violentado mas, mesmo assim, luta toda vez para se livrar daquele pesadelo. Ele luta com todas as armas que pode para passar bem por aquilo tudo. Uma das armas é sua inteligência.

Em uma das cenas, ele acaba ajudando o Capitão Byron, conhecido pela sua extrema impaciência com os prisioneiros e, quando o ajuda, acaba conquistando indiretamente a proteção policial. Mas, como recompensa formal pela sua ajuda, acaba pedindo em troca uma rodada de cerveja para os seus companheiros de trabalho, conseguindo também a simpatia dos outros presos.

Com o tempo, ele acaba prestando outros serviços aos guardas, conseguindo mais ajuda dentro da prisão. Um dos seus maiores objetivos é ajudar a levantar a biblioteca da prisão, já que ela está praticamente abandonada. Então, ele começa a mandar uma carta por semana para os responsáveis pela prisão. Até que mandam uma resposta, querendo o comprar com duzentos dolares, porém, ele não desiste e passa a mandar duas por semana. Com isso, o governo acaba cedendo.

Uma obra é realizada na biblioteca, além de uma verba de 500 doláres por ano. Esse episódio mostra como é possível conseguir o que quer, desde que se persevere. Todo mundo ao redor não acreditava que seria possível, afinal, por que o governo atenderia aos pedidos de um simples prisioneiro?

7.png

A partir disso, ele vai conquistando mais ainda os detentos e os policiais. A relação com o diretor da prisão, Warden Norton, fica mais visível, já que agora Andy ajuda a lavar o dinheiro vindo da corrupção. Mas aí, ele acaba entrando para uma espécie de segunda prisão, porque o diretor não vai querer que ele se afaste da prisão de jeito nenhum, o que irá dificultar e muito a vida de Andy.

Não vou contar o final por motivos de não querer dar spoiler, mas esse é um filme belíssimo que deve ser assistido. Além de mostrar o quão forte devemos ser para proteger nossos sonhos e o quanto devemos perseverar por eles, também vai mostrar o poder e a beleza de uma grande amizade.

O filme todo é narrado pelo personagem de Morgan Freeman, o Ellis, que vai contar que desde que Andy chegou na prisão, já notava que ele era diferente. Não foi rápido que se tornaram amigos, mas quando finalmente se tornaram, não se largaram mais.

Ellis ajudava Andy em tudo o que podia, era auxiliar dele nos trabalhos, arrumava posters de atrizes para colocar na cela, entre outros. Mas ele e Andy se diferenciavam em questão do mundo lá fora, Ellis não tinha esperança alguma de sair dali. Até porque ele passou uma boa parte da vida naquele lugar. A ideia de sair era absurda, ele não saberia o que fazer lá fora.

amizade um sonho de liberdade.jpg

Ellis a cada dez anos tentava a condicional. Aparecia na entrevista com todas as palavras decoradas, sabia o que ia dizer e ia sem fé, afinal, ele tinha em mente que não iria conseguir. Andy, vai ser um marco na vida dele, pois ele começará a perceber que um futuro diferente é possível. É válido sonhar.

Como disse, as denúncias ao sistema prisioneiro mostra o quão violento e autoritário é aquele ambiente e como sua vida é sugada lá dentro. Um exemplo do que o sistema pode fazer com você está muito bem mostrado pelo personagem Brooks Hatlen.

O filme é baseado na obra de Stephen King, tem direção e roteiro de Frank Darabont, tem no elenco principal Morgan Freeman(Ellis), Tim Robbins(Andy), Bob Gurten(Warden Norton). Além disso, é o primeiro lugar no ranking da IMDB. É um daqueles filmes que você assiste um dia e fica pensando por vários. É incrível e merece sua atenção.


Saskia Lemos

Estudante de cinema aproveitando a greve para conhecer mais filmes e escrever sobre eles. .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Saskia Lemos