Janice Amaral

Sou uma eterna aprendiz da vida;Eterna estudante de filosofia em busca de autoconhecimento. Escrever sempre é um desabafo, uma forma de compartilhar e trocar ideias.

Máscaras...

O Conto Eros e Psiquê nos leva a refletir as inúmeras máscaras que somos obrigados a utilizar no dia-a-dia a fim de atingir as expectativas da sociedade


Vivemos num mundo onde as pessoas usam uma máscara para cada ocasião: A máscara de bom marido ou esposa; A máscara de bom colega; A máscara de bom amigo...

máscara veneza versailles.jpg

São infinitas máscaras, infinitos personagens. Não adianta presentear a esposa com flores para que os outros pensem que são um casal perfeito e galantear todas as outras mulheres ou mulheres postarem lindas fotos românticas com seus pares e na primeira oportunidade sacaneá-los. O bom colega sorri à sua frente, dá tapinha nas costas, te chama de parceiro(a), ganha a sua confiança, e ferra você pelas costas.

Têm os amigos por conveniência ou pseudo-amigos, àqueles que estarão SEmpre ao seu lado . SE você não demonstrar fraqueza, SE a tristeza não bater a sua porta . SE impõe condição e amizade impõe nada. Há também o grupo dos evoluídos praticamente seres de luz, anjos de candura que desprezam condutas inferiores, como raiva, inveja, tristeza considerando energias negativas. No entanto, são incapazes de compreender as razões de tais atitudes ou sentimentos, como se não tivessem sentimentos ou pensamentos imperfeitos. Acredite com a mesma dureza que julgas também serás julgado. Ah!Havia esquecido os seres perfeitos, ao qual seu “seu maior defeito é o perfeccionismo”. Tudo o que eles fazem é politicamente correto, nunca erram e se erram a culpa não foi deles. Julgam todos e sempre, em qualquer situação fariam melhor. Esses buscam somente os defeitos do seu próximo e acredite o seu também porque é através de qualquer falha que eles se sentem ainda mais perfeitos e pode acreditar que eles não hesitarão em destruir uma reputação intocada para sentirem-se "THE BEST". Desmascará-los pode ser demasiadamente difícil porque esses seres são manipuladores ao extremo e pregam a boa fé sempre . O marketing pessoal é sua principal ferramenta de trabalho e o pior : a maioria das pessoas acreditam neles.

"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."Abraham Lincoln

E enganar a si mesmo é um grande boicote, porque se perde a chance de mudança e de ter qualquer tipo relação verdadeira e sincera porque viveremos em contradição entre teoria e ação.

-Não,não sou perfeita e com certeza já usei ou uso algum tipo de máscara.

Usamos para sermos aceitos pelos colegas, pela família, temos medo de falar o que pensamos para não magoar;Criticar pelas costas é mais fácil e isento. Algumas vezes apenas falamos o que as pessoas querem ouvir ,mesmo que isso não seja o que pensamos, essa já é uma máscara, a máscara de ponderado, comedido quando a vontade é puxar a orelha; Ou gritar; Ou o que for pertinente ao momento; Outras vezes não falamos por pura proteção para o que mascarado de plantão não use nossos pensamentos e sentimentos contra nós, apontando como fraqueza. Cada dia está mais difícil confiarmos e até mesmo sermos confiáveis porque nesse desespero por confiança atropela-se o outro, mancha-se a imagem do outro. Eros-e-Psique2.jpg

Não canso de citar o conto de Eros e Psiquê : Psiquê acreditava que Eros era o Deus da Morte que viera desposá-la, uma criatura horrenda, mas que estava usando uma máscara para disfarçar sua feiura. Ela tinha medo de arrancar-lhe a máscara e ver sua face de monstro pois estava apaixonada e ele exigiu que ela nunca olhasse sua face pois ele teria de partir. Certa noite enquanto Eros dormia Psiquê não conseguiu segurar sua curiosidade ( mulheres) e pegou uma lamparina para ver melhor e arrancou a máscara do seu rosto. Para sua surpresa, ele era a criatura mais bela que ela conhecera, o Deus do amor. Nem sempre é assim (rsrsrs). É necessário arrancar as máscaras antes que ela moldem sua face e se perca a verdadeira identidade. O que há por trás da máscara? Não se sabe, mas é preciso coragem para ver a realidade como ela é e se há imperfeições podemos corrigi-las ou aceitá-las.


Janice Amaral

Sou uma eterna aprendiz da vida;Eterna estudante de filosofia em busca de autoconhecimento. Escrever sempre é um desabafo, uma forma de compartilhar e trocar ideias. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Janice Amaral
Site Meter