Ciência e tecnologia de materiais

Ciência, tecnologia e materiais entrelaçam-se em um triângulo amoroso que nos permitiu moldar uma nova maneira de viver. Qual a importância dos materiais no desenvolvimento da tecnologia, ciência, design, arquitetura, sociologia, psicologia, (..)? Como se dá o seu impacto nas áreas do conhecimento? Além de ser uma área de fascínio para muitos pesquisadores, os materiais podem ser colocados como um dos principais meios para o desenvolvimento do conhecimento.


guerre-1.jpg Imagem do filme "A guerra do fogo"

Uma das marcas do processo de civilização está na dependência no desenvolvimento e aplicações de novos materiais, servindo como marco temporal de diferentes etapas da evolução das sociedades (idade do bronze, etc) desde os primórdios da história do homem segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos CGEE¹ (2010 p. 8)

É necessário, pois, realizar uma breve explanação a respeito da tecnologia e seus conceitos. Ao atentar para o início da história do homem é percebível que a mesma está acompanhada pela história das técnicas (pedra polida, etc), e de como a utilização de objetos que foram transformados em instrumentos diferenciados, evoluíram em complexidade igual e juntamente com o processo de construção das sociedades humanas.

As palavras técnica e tecnologia têm origem comum na palavra grega techné que consistia muito mais em se alterar o mudo de forma prática do que compreendê-lo, sendo a tecnologia inicial somente a técnica empregada pra chegar a um objetivo final. Inicialmente era um processo onde o conhecimento científico praticamente não exercia influências, porém, no começo do século XVIII a tecnologia deixa de ser somente o estudo da técnica e passa a estudar de forma profunda, segundo ordens sistemáticas, como encontrar os meios de atingir um objetivo final, a partir de princípios verdadeiros e de experiências seguras oferecidos pela ciência. Desta forma, a tecnologia passa a ser considerada como a aplicação de conhecimentos científicos na resolução de problemas, sendo um sinônimo de ciência aplicada (ALVES, 2009).

Atualmente, a tecnologia e ciência tem se apresentado como o principal fator de progresso e desenvolvimento dentro do contexto global, ambas possuem status de bem social que agregam valores em produtos, sendo a chave para a competitividade estratégica entre empresas para o desenvolvimento social e econômico de uma região.

Torna-se notável que os materiais estão diretamente ligados à tecnologia/ciência e desenvolvimento humano, pois se ambos buscam o alcance de um objetivo final, o mesmo se dará por intermédio físico, tanto em produto quanto serviço, para prestar um serviço precisa-se geralmente de uma estrutura que por sua vez é composta de determinados materiais, logo, compreender o funcionamento dos materiais em escala nano, micro ou macro, torna-se relevante para o melhor aperfeiçoamento da tecnologia e ciência.

Nas últimas décadas, a importância dos materiais no desenvolvimento tecnológico em muitos casos acaba por torna-se fator determinante para a introdução de novas tecnologias e agentes fundamentais do processo de invocação. Os estudos prospectivos sobre materiais são frequentes em países que buscam desenvolvimento científico e tecnológico CGEE¹ (2010 p. 8).

Atualmente a nanotecnologia tem ganhado destaque por suas (não tão novas) possibilidades de aplicações, desenvolvimento de novos materiais e aperfeiçoamento dos existentes. Por ser algo ainda não totalmente compreendido pelo homem, suas pesquisas com o passar do tempo chamam a atenção de um número cada vez maior de cientistas na busca de materiais que possibilitem a aplicação de projetos que até então não tornaram-se realidade por déficit de materiais e técnicas que permitissem que os mesmos ganhassem um lugar no tempo e espaço.

Referências

ALVES, Taíses Araújo da Silva, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) NAS ESCOLAS: da Idealização à realidade, Lisboa, 2009, 134 p.

CGEE¹, Materiais avançados no Brasil 2010-2022, Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010


version 1/s/tecnologia// @obvious //@designerneto