Tico Menezes

Sem Pressão

[...] É o terror em saber o que realmente esse mundo é. Vejo alguns amigos gritando "deixe-me sair!". Rezo para que o amanhã me anime. [...]

(Under Pressure - Queen e David Bowie)


pressão.jpg

Sem pressão.

Mas você não vai querer descobrir o que quer fazer da vida só depois dos 30, né? Precisa correr, cara, a vida não perdoa, a vida tá pronta pra te derrubar se você der brecha, a vida não espera pelos que ficam escrevendo poesia e olhando o céu, sonhador é bicho bobo que espera demais do mundo. Vai ser indeciso na idade adulta? Tá maluco? Lembra da sua ex-namorada? Sabia que ela já tá casada e com dois filhos? E o seu melhor amigo da escola? Foi promovido na empresa na semana passada, pois é. Você vai querer ficar pra trás? Tá todo mundo correndo, ninguém tem vida de artista, não. Toma um rumo logo, senão alguém vai tomar por você.

Mas sem pressão.

Só que, assim, você não querer ser pai com 40 anos, né? Aí cê não vai poder aproveitar seu filho direito, não vai ter tempo pra nada. Imagina, tem é que procurar a moça certa agora, ela deve estar por aí te procurando também, talvez vocês até já se conheçam. Liga, vai atrás, volta pro jogo da conquista, todas elas estão querendo se arrumar com um homão que nem você, casar e ter filhos logo. Seria ótimo que você encontrasse uma mulher pra te dar um jeito, aí você ia se virar e aceitar as propostas de emprego que recebe ao invés de ficar escolhendo. Imagina que ótimo seria não ter que explicar que você tá estudando arte e fazendo portfólio quando os amigos dos seus pais perguntarem no que você trabalha? Imagina ter um trabalho de verdade e não esses “jobs” de cinquenta reais?

Você sabe que eu falo, mas não tem pressão, né?

Mas, olha, você precisa passar por mais perrengue. Você me parece aquelas pessoas que se acomodaram, sabe? Que sabem que sempre vai ter alguém pra te ajudar e por isso não precisa correr atrás de nada. Queria ver você morando sozinho, ia ser uma bagunça de contas sem pagar, roupas atrás da geladeira, cantos da casa empoeirados. Meu Deus, imagina só? Mas talvez te fizesse bem. Talvez você parasse de ver o mundo como um lugar bonzinho e colorido onde todos se tratam bem e conseguem a vida com a qual sonharam por tanto tempo.

Juro que é sem pressão, mas...

Se viver da arte é possível, então por que tem tanto mendigo vendendo poesia nas calçadas? Por que todo artista morre cedo? Por que aquele menino que você lê é maconheiro? Isso sem falar naqueles que aparecem rapidinho e somem. Qual é a mentalidade dessas pessoas que acham que vão mudar o mundo escrevendo coisinha bonita na internet, cantando uma música igual a todas as outras, xingando o governo com spray colorido nos muros sujando a cidade e fazendo umas peças de teatro cheia de palavrão e nudez? Já demorou pra colocar uma gravata e sair distribuindo currículo por aí. A gente começa lá de baixo, viu? Chegar no topo é custoso, tem que suar muito. Tem que aguentar chefe escroto, sim. Cê vai começar a apreciar todo e qualquer happy hour, não vai mais negar convite pra sociais, não vai importar se você se encaixa ou não num grupo, porque você não vai ter tempo de pensar. E isso é bom, te faz focar no que importa. Muda essa sua atitude, por favor.

Mas, assim, sem pressão.


version 3/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Tico Menezes
Site Meter