corra loba corra

cultura, filosofia, arte e lirismos

Erika Pessanha

"ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou"- José Régio

O cinismo de Crates e Hipárquia

Existiu uma corrente filosófica chamada de "cínicos", os filósofos cínicos, foram homens que praticamente fizeram voto de pobreza, e optaram por "viver como vivem os cães", a palavra "cínico" deriva da palavra "cão".


g.jpg

Crates era muito rico e abriu mão de tudo que tinha, Hiparquia também, mas deixaram todos os seus bens nas mãos de um tutor, pra caso seus filhos ainda não nascidos NÃO FOSSEM FILÓSOFOS, recebessem todo o dinheiro que eles abriram mão.

Lição: Há coisas que os homens não podem abrir mão para não lesar seus filhos, esses filhos podem não vir a ter a mesma crença, e quem ama seus filhos respeita e possibilita que eles possam viver da forma que eles bem entenderem.

Então, percebo que todas as vezes que eu abri mão de algo, eu fui egoísta, meus filhos não podem ser obrigados a viver de acordo com as MINHAS escolhas.

Crates e Hipárquia, passaram a vida pelas ruas, muitas vezes escandalizando pois eram contra toda a moral vigente, porém, eram respeitadíssimos em Atenas, ao ponto de que eram o únicos da cidade, que podiam entrar em todas as casas sem bater.

Eles eram como se fizessem parte de todas as famílias, e essas famílias eram agradecidas por que esse casal sempre levava palavras que ajudavam na solução... não como aquelas velhinhas chatas que batem no domingo de manhã em nossa porta pedindo pra falar de Deus.

Eles não batiam nas portas, eles entravam e mostravam o seu amor incondicional pelo ser humano.

Filosofia pré Socrática... resgatar alguns conceitos humanos desses filósofos mudaria o mundo.

na imagem: Supuestos Crates e Hiparquia en una pintura romana del siglo I del jardín de Villa Farnesina Supuestos Crates e Hiparquia en una pintura romana.


Erika Pessanha

"ah, que ninguém me dê piedosas intenções, Ninguém me peça definições! Ninguém me diga: "vem por aqui"! A minha vida é um vendaval que se soltou"- José Régio.
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/recortes// @destaque, @obvious //Erika Pessanha