corra loba corra

cultura, filosofia, arte e lirismos

Erika Pessanha

"ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou"- José Régio

O conceito grego de Meraki

Quando nos arrepiamos, o conhecimento invade o nosso corpo quase comprovando o princípio da osmose, mas não é o caso, é o simples aprender com a paixão por alguma sabedoria, é o que os gregos chamavam de MERAKI.


i.jpg

Todas as coisas que eu aprendi "sem esforço", me arrepiaram no primeiro contato, por isso, costumo dizer que às vezes não é o cérebro, o único responsável direto pelo aprendizado: temos poros.

Simples teoria: Quando nos arrepiamos, o conhecimento invade o nosso corpo quase comprovando o princípio da osmose, mas não é o caso, é o simples aprender com a paixão por alguma sabedoria, é o que os gregos chamavam de MERAKI.

Não somos mais bichos mas jamais chegaremos a deuses por que abandonamos os instintos que nos fazia naturalmente inteligente, somos bestas que sequer circulam entre o bem e o mal, apenas pulamos e classificamos uns aos outros através dessa pobre dualidade, inventada certamente por homens de má intenção.

O ensino moderno é compulsório e precário, do 100% aprendemos, 1% nos ajuda a viver, o resto são aptidões que nos foram impostas pra que um dia, sequer consigamos realmente o que queremos pro resto de nossas vidas.

Poucas pessoas na minha geração se rebelavam por essa forma de ensino, e os que se rebelaram se tornaram "fracassados", por que aqui e hoje, a sabedoria é desnecessária, obsoleta... pra sobreviver não podemos passar de uma peça de engrenagem [mantenha o foco]

Isso pai!! Continuemos a ensinar os nossos filhos a maldita frase MANTENHA O FOCO... sabe o que você está fazendo com uma criança quando repete essa "verdade absoluta"? você está cortando a maioria dos braços do seu filho, está deixando ele com apenas 10 dedos pra alcançar o que quer, está esquecendo de dizer ao seu filho que ele tem uma alma, está impedindo ele de melhorar o mundo.

Resiliência, foco, obediência, são os adjetivos dados à uma peça de relógio, e é sendo esse nada, que falamos pros pobres dos nossos filhos que eles precisam mudar o mundo.

Nãoo coloquemos mais restrição no conhecimento: Queridos papais, entendam quem foi Descartes antes de comprar o próximo presente de Natal, libertemos um pobre homem ao qual inventaram ideias e poderes ao seu respeito, o que dizem que está nele está em nós, nós somos os possíveis salvadores do mundo.

Fecho meus poros, Meraki.


Erika Pessanha

"ah, que ninguém me dê piedosas intenções, Ninguém me peça definições! Ninguém me diga: "vem por aqui"! A minha vida é um vendaval que se soltou"- José Régio.
Saiba como escrever na obvious.
version 14/s/sociedade// //Erika Pessanha