corra loba corra

cultura, filosofia, arte e lirismos

Erika Pessanha

"ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou"- José Régio

Quietude- a ataraxia de Demócrito


silencio.png

Às vezes a quietude é compulsória, é resultado de uma depressão profunda, nesse estado "fundo de poço", surge a oportunidade de se realizar o que a sociedade não nos permite:

O exercício da ATARAXIA representava para os antigos filósofos a completa ausência de perturbações ou inquietações da mente, mas eles faziam isso deliberadamente, em um tempo em que não se necessitava chegar ao fundo do poço para priorizar esse crescimento, como o pensamento era um "mal" vigente, pensar não era uma ruptura social, e sim uma adequação.

Hoje, pensar é criar rupturas, e não há tempo para se pensar nessa vida repleta de compromissos inúteis que nos toma o tempo de existência, em prol de TER. Não sei bem se foi Deus que morreu ou fomos nós mesmos.

Aquele cara que você critica, pode não ser um malandro, ele pode estar sendo vítima da mais profunda depressão. Dentre a enormidade de "desajustados sociais" existe uma multidão de homens que cansaram de buscar o direito de não serem taxados de preguiçosos.

Aquele que tem amplas possibilidades de sobrevivência não consegue estar na pele dos inadequados. Os inadequados, que por muitas vezes também podem ser taxados de loucos, são importantíssimos para a quebra de dogmas sociais. Dogma significa "o que se pensa é verdade". Ou seja... estamos fudidos, pois jamais pensamos e por isso nossas verdades são superficiais.

Há uma infinidade de condições sociais em nosso tempo, cada qual com a própria verdade. Como elas são múltiplas se tornam confusas, indefinidas e dentro do julgamento de quem é cego, a verdade não passa de utopia. Não passará... enquanto não exercitarmos a empatia ao próximo, na desgraça aproveite a ataraxia, no silêncio da sua alma repousa a sua redenção.

O som do silêncio

Não discrimine o ócio que um dia pode ser seu!

O que aparenta morto

ou transpira tristeza

é carcere de plebeu

que caminha pra realeza

Sem pena do homem cabisbaixo!

Não rogue pelo que ele perdeu!

No aparentemente sinistro

há corpo quieto e mente acesa

dissecando as entranhas do seu "eu"...

Silencia-te durante sua riqueza!

Fecha os olhos e ouve o silêncio!

Reflete sobre o que é realmente "seu"

Ajusta os trilhos!

Pensa no amor de sua mãe

e grite pela paz dos seus filhos!

Peça perdão!

Demonstre para a vida

toda a sua gratidão!

Transmita para os seus amigos

que cada passagem tem um som,

e sempre se encontra um abrigo

na sinfonia silenciosa da reflexão

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataraxia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%B3crito


Erika Pessanha

"ah, que ninguém me dê piedosas intenções, Ninguém me peça definições! Ninguém me diga: "vem por aqui"! A minha vida é um vendaval que se soltou"- José Régio.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// //Erika Pessanha