crítica de sofá

Há mais mistérios entre o sofá e a Tv do que toda a nossa vã filosofia...

Felipe Marcel

Nerd,crítico amador, esquisito, gosta de dar pitaco e falar sobre entretenimento, seja ele qual for.
Agora também é um desses que fica falando groselha no youtube, deem uma olhada no nosso canal!

Mas que diabos é a Jornada do Herói?!

Harry Potter, Senhor dos Anéis, Star Wars, histórias de Deuses gregos e até mesmo a Bíblia, seguem mais ou menos a mesma fórmula, chamada por aqueles que gostam de parecer entendedores de cinema de monomito, conhecida como Jornada do Herói.


heroi 1.jpg

Pra já começar descomplicando as coisas, Jornada do Herói é um conjunto de passos pré-estabelecidos no roteiro que se encaixam em quase toda história. Começa assim:

1 – Rotina / Mundo comum

É aquela hora que mostra o Harry morando com os tios, Frodo de boa com seus cachimbos, etc.

2 – Chamado para a aventura

Entra Hagrid/ Gandalf / Obi Wan e os convida pra começar sua jornada.

3 – Recusa do chamado

“Não, deve haver algum engano eu sou apenas um _________ e não posso ser __________ “

4- Encontro com o mentor

Aparece aquela pessoa que vai ajudar nosso protagonista a cumprir seu destino, seja ele salvar a princesa, acabar com os Jogos Vorazes, destruir o Império, etc.

5 – Começo da aventura!!!

Quando Shrek vai com Burro resgatar a princesa, Jesus começa sua peregrinação, Harry vai pra Hogwarts, etc.

6- Provações, aliados e inimigos.

É nessa hora que a personagem descobre quem são seus verdadeiros amigos que provavelmente vão lhe acompanhar até o fim da jornada.

hrh.jpg

7 – Aproximação do objetivo

Rocky finalmente consegue marcar sua grande luta, Simba larga Timão e Pumba e vai de encontro a Scar...

8 – Provação máxima

Essa hora é geralmente em 70% da duração da história, quando acontece alguma coisa que parece que vai dar tudo errado e que até agora tudo foi em vão, nas comédias românticas é a hora que moça / rapaz descobre alguma coisa que eles não possam ficar juntos.

9 - Recompensa

Aparece algum item / pessoa / fator que consegue resolver o problema do protagonista, Harry acha a Pedra Filosofal, uma espada mágica pra matar o dragão, Luz Divina, Senhor e Senhora Smith resolvem trabalhar juntos, etc.

10 – O Caminho de volta

Depois de tudo resolvido nosso herói volta pra sua antiga vida, mas a gente sabe que as coisas nunca mais serão as mesmas. Muitas histórias acabam por aqui, mas existem mais dois passos que podem ser incluídos.

11 – Ressureição

Um dos últimos momentos da história ontem alguma trama secundária é finalizada, como a hora que Neo e Trinity finalmente ficam juntos, Harry recebe um monte de pontos para a Grifinória...

12 – Retorno com a recompensa

É a hora que o herói volta pra sua realidade transformado e com todo o conhecimento e experiência (e as vezes itens) que ganhou durante sua jornada, geralmente preparando o terreno pra uma continuação.

the-dark-knight_trilogy.jpg

A jornada, é um modelo de estrutura que ajuda a dar ritmo, sequencia e continuidade a história, começo, meio e fim.

Nem sempre essa logica se resume a apenas um filme, mas para a história como um todo, como acontece em Poderoso Chefão e a trilogia de Christopher Nolan do Batman, cada um dos filmes segue a sua própria história, juntamente com uma aventura ampla que une todos os atos.

Somos tão acostumados a seguir esse modelo de roteiro que quase sempre que vemos algo diferente ou que tenta fugir muito do estilo achamos que o filme não acontece nada. Por isso é tão difícil criar coisas novas sem sair do modelo, o que não é necessariamente ruim, boas histórias são boas histórias, independente de modelos de roteiro.


Felipe Marcel

Nerd,crítico amador, esquisito, gosta de dar pitaco e falar sobre entretenimento, seja ele qual for. Agora também é um desses que fica falando groselha no youtube, deem uma olhada no nosso canal!.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @obvious //Felipe Marcel