cult e cia.

Blog escrito por uma jornalista que gosta de cultura e informação de qualidade

Vanessa Guimarães

O blog Cult & Cia. analisa a vida cotidiana através da visão de uma jornalista apaixonada por cultura e informação de qualidade. Siga o blog no Twitter, no Facebook e no Pinterest.

16 filmes que ensinam lições sobre como alcançar o sucesso

A sétima arte motiva e inspira profissionais de todas as áreas. Através da análise de vários filmes, encontrei dicas valiosas sobre como alcançar o sucesso.


Independentemente de qual for a sua profissão, o trabalho que você desenvolve ou o emprego que tenha escolhido, será sempre necessário lidar com outras pessoas, relacionar-se com o chefe ou com funcionários, com os clientes, fornecedores e, ainda, com desafios que aparecem diariamente. A sétima arte costuma se inspirar em livros ou histórias reais para levar ao público narrativas repletas de significado, mensagens e lições. Se analisarmos com cautela, encontraremos uma infinidade de longas metragens que podem nos ensinar muito sobre a carreira e dar várias dicas sobre como alcançar o sucesso. Eu adoro assistir filmes que de alguma forma me fazem refletir e me autoavaliar. Para inspirar e motivar ainda mais o dia-a-dia de todos os profissionais que se dedicam às suas carreiras todos os dias, selecionei 16 filmes que já assisti inúmeras vezes e que me ajudam a refletir sobre minhas decisões e a me sentir melhor naqueles dias difíceis. O objetivo aqui é analisar as lições que eles ensinam, desde o comportamento dos personagens até as situações cotidianas que encontramos também em nossas vidas. Acredito que todos nós podemos ir atrás do trabalho que desejamos e o conseguirmos. Podemos transformar o trabalho atual em algo cada vez melhor. Somos capazes de passar por qualquer situação e revertê-la a nosso favor. Tudo isso apenas seguindo lições simples que são abordadas nos filmes. Se você conhecer algum outro filme interessante que contribua para melhorar o desempenho no trabalho, auxilie na carreira e foque no sucesso, compartilhe nos comentários. Vamos tornar essa lista ainda mais completa.

Segue a lista de filmes e o que podemos aprender com eles:

filme1.jpg

1 - Uma Secretária de Futuro (Working Girl)

"Se há algum segredo de sucesso, ele consiste na habilidade de aprender o ponto de vista de outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu." - Henry Ford.

A protagonista do filme mostra que é uma pessoa vencedora e pode realizar qualquer meta a que se propuser. Para isso, ela estuda, lê jornais e revistas diariamente para se manter atualizada e inspirada. Ela observa todos ao seu redor, incluindo sua chefe, com quem procura ter um excelente relacionamento e aprender.

Lições:

- Deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela.

- "O homem se torna aquilo em que ele pensa".

filme2.jpg

2 - Whiplash: em busca da perfeição (Whiplash)

"A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a." - autor desconhecido.

O protagonista é persistente até conseguir alcançar seu sonho, que é entrar para uma orquestra e fazer apresentações ao vivo. Ele erra inúmeras vezes, mesmo assim se mantém motivado o suficiente para continuar treinando, independente do cansaço e do "bullying" que sofre com seu professor.

Lições:

- Acolha a divergência.

- Desconfie de sua primeira impressão instintiva.

- Procure áreas de concordância. Seja honesto.

- Prometa que pensará sobre as ideias de seus adversários e as estude cuidadosamente.

- Eis o que toda pessoa deseja: a luta, o desafio. A oportunidade para expressar a si mesmo. A oportunidade para provar o seu valor, para sobrepujar, para vencer. Eis o que motiva as corridas a pé e os concursos de toda a espécie. O desejo de sobressair. O desejo de sentir-se importante.

filme3.jpg

3 - Uma manhã gloriosa (Morning Glory)

"Ouça em primeiro lugar e controle seus impulsos." - autor desconhecido.

A protagonista do filme mostra desde o início da trama que possui duas habilidades importantes em todas as áreas: resiliência e persistência. Apesar de todos os problemas que continuam surgindo, ela corre atrás de seus objetivos e se desenvolve profissionalmente a cada nova experiência.

Lições:

- Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa, ou seja, tenha empatia.

- Seja um bom ouvinte, incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas.

- Faça a outra pessoa sentir-se importante e faça com sinceridade.

filme4.jpg

4 - Jerry Maguire: a grande virada (Jerry Maguire)

"O trabalho de um líder inclui mudar as atitudes e o comportamento das pessoas." - autor desconhecido.

O personagem principal, cuja história é baseada na vida real de um executivo bem sucedido, tinha um excelente emprego e muitos clientes, mas sua vida pessoal e profissional eram pautadas na mentira e no fingimento. Quando ele resolve colocar tudo o que pensa sobre o mundo corporativo no qual trabalha, usando a honestidade e a ética, ele é demitido e sua vida muda drasticamente. Apesar do quadro ruim, ele possui habilidades que o fazem manter um único cliente: o poder do convencimento. Ele se aproxima de seu cliente e o orienta de forma personalizada, o que se torna um diferencial. A aproximação, a humanização dos serviços, a mistura do lado pessoal com o profissional e os sentimentos envolvidos em seu trabalho, se transformam em ferramentas estratégicas que o fazem prosperar e, conquistar mais clientes.

Lições:

- Consiga que a outra pessoa diga "sim" imediatamente.

- Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa.

- Comece de maneira amigável.

- Seja receptivo às ideias e aos desejos da outra pessoa.

filme5.jpg

5 - À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness)

"Um grande homem demonstra a sua grandeza pelo modo como trata os pequenos." - Carlyle.

O filme aborda sobre persuasão, persistência, força de vontade e a incansável busca pelo auto-desenvolvimento.

Lições:

- Fale de coisas que interessem à outra pessoa.

- Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa.

- Nunca deixe que ninguém lhe diga que você não é capaz de fazer algo.

filme6.jpg

6 - Homens de Honra (Men of Honor)

"Nunca passarei por um desafio que eu não seja capaz de vencer ou, no mínimo, com o qual possa aprender." - autor desconhecido.

Se pudéssemos descrever o enredo deste longa metragem através de uma fórmula para alcançar o sucesso, ela seria: competência = conhecimento + habilidade + atitude.

Lições:

- Você atrai aquilo que teme, portanto, seja grato.

- Vigie seus pensamentos e suas emoções.

- Sinta-se bem.

- Determine um prazo para a realização das suas metas, caso não aconteça, substitua a data por outra.

filme7.jpg

7 - Margin Call: O Dia Antes do Fim (Margin Call)

"Não se queixe da neve no telhado do seu vizinho quando a soleira da sua porte não está limpa." - Confúcio.

Ter domínio de nossas emoções faz uma grande diferença na vida. Melhora o humor, os resultados financeiros, profissionais, o relacionamento familiar e até mesmo a saúde. Por isso, focalizar a atenção tem relação direta com as nossas emoções. Este filme mostra exatamente isso: como lidar com as emoções em um ambiente tenso, sofrendo com a pressão e com prazos para resolver problemas sérios que podem destruir a empresa. Questões complexas que envolvem ética profissional também norteia o dia a dia do trabalho dos protagonistas, que precisam tomar decisões baseando-se em suas crenças e seus valores.

Lições:

- Acredite em você mesmo.

- Ao criticar, procure sempre mostrar uma saída ou ensinar a pessoa como proceder corretamente (isso vale principalmente para momentos de desligamento de funcionários - no filme, um personagem que dedicou sua vida inteira à empresa e tinha informações importantes sobre ela, foi demitido sem justa causa e sem direito aos benefícios que merecia).

- Dê às pessoas razões para lhe dizerem sim. Diga a elas como poderão ser beneficiadas se fizerem o que você sugere.

filme8.jpg

8 - Erin Brockovich: uma mulher de talento (Erin Brockovich)

"Você erra 100% dos chutes que não dá." - Walt Disney.

Não cometa o erro de pensar que o outro aprecia exatamente as mesmas coisas que você, tampouco que tenha anseios iguais aos seus. A protagonista do filme sabe usar as palavras, o tom de voz e a movimentação física de forma congruente, se comunicando bem com as outras pessoas e obtendo as informações que precisa.

Lições:

- Não agrida nada e nem ninguém. Se não tiver nada de bom para falar, não fale.

- Aconteça o que acontecer, temos que assumir responsabilidade, pois quem o faz tem força, enquanto quem não o faz está enfraquecido.

- Não é necessário entender de tudo para que se possa ter capacidade de usar tudo.

filme9.jpg

9 - O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada)

"A melhor maneira de realizar seus sonhos é por intermédio do seu trabalho." - Walt Disney.

Apesar de focar no mercado de moda e beleza, este filme pode ser interpretado de diversas formas e as lições são universais, para qualquer profissional. O grande desafio da protagonista é ser a melhor naquilo que ela faz. Ela precisou ter um mínimo de autoconhecimento, entender sua personalidade, seus limites e sua capacidade de lidar com a insegurança antes de se desenvolver profissionalmente. Este é o nosso desafio diário: perceber o que podemos fazer melhor hoje do que fizemos ontem.

Lições:

- Seja um profissional extraordinário, pois essa é a maior garantia que há para a evolução da carreira. Seu chefe não vai querer perder um profissional dedicado e competente.

- Magoar as pessoas além de não modificá-las, jamais as desperta para suas atividades.

- Pensar que é possível realizar qualquer meta a que se propuser, pois é uma pessoa vencedora.

- Comece com um elogio ou apreciação sincera ao dialogar com um colega ou liderado.

- Fale de coisas que interessem a outra pessoa.

- Não tenha medo dos inimigos que o atacam, tenha medo dos amigos que o bajulam.

filme10.jpg

10 - Sabrina (versão de 1995)

"Seja mais sábio do que as outras pessoas se puder, mas nunca lhes diga isso." - Lord Chesterfield.

As cenas interessantes neste filme mostram o dia a dia de um executivo ao lidar com um problema e negociar com outras pessoas. Ao traçar uma estratégia para afastar a personagem principal - que dá nome ao filme - de seu irmão, o ator Harrison Ford, interpreta um personagem que sabe lidar com as emoções e está acostumado a manipular as pessoas. Ele utiliza de todo o seu poder, suas habilidades e seus recursos financeiros para encantar e conquistar a personagem principal. Isso acontece constantemente no mundo dos negócios. Observe suas negociações com outros executivos ao longo do filme - principalmente nas cenas onde acontecem as festas na mansão em que mora - e no seu relacionamento e envolvimento com a personagem Sabrina.

Lições:

- A única maneira de se conquistar o que se quer, é ajudando um número suficiente de pessoas a conquistar o que elas querem também.

- Lide com os problemas que o atordoam.

- Não tenha medo das mudanças, ela é uma certeza constante em nossa vida - ela pode ser positiva e até necessária.

- Reaja rápido, crie novos resultados, pois você é atuante e responsável pela sua própria vida.

filme11.jpg

11 - Walt nos bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks)

"Certa vez me perguntaram o que eu faria se não tivesse conseguido fazer a lâmpada funcionar. Eu respondi que não estaria conversando com aquela pessoa naquele momento. Estaria lá, tentando uma nova maneira de conseguir." - Thomas Edison.

Esse era o pensamento que norteava o trabalho de Walt Disney, dono de um poderoso império. Ele entendia que as pessoas eram seus maiores recursos e que não existem fracassos, apenas resultados. Disney sabia fazer o uso consciente do poder da palavra. Ele passa o filme inteiro tentando descobrir quem era Mr. Banks (a personagem principal). Ele utiliza estratégias de convencimento - o personagem passa o filme inteiro utilizando todos os recursos que dispõe - para tentar comprar os direitos autorais da personagem Mary Poppins para a produção de um filme. Ao final, ele descobre que estava o tempo todo lidando com uma "personagem", ou melhor, com uma imagem fictícia criada por ela. Toda a imagem que ela passava não era quem realmente era. Na realidade, Mr. Banks era uma pessoa simples e suas lembranças do passado ainda eram constantes e norteavam sua vida. Quando Disney descobriu a verdadeira identidade e pesquisou sobre esse mundo particular, encontrou argumentos que mexeram com os sentimentos da escritora, levando-a a aceitar as ideias propostas.

Lições:

- Se você ainda não alcançou o resultado desejado, é porque existe um aprendizado pela frente.

- Agradeça às adversidades, pois elas o tornam mais forte, mais experiente e preparado para o sucesso.

filme12.jpg

12 - Um Dia Especial (One Fine Day)

"Todo homem que encontro é superior a mim em alguma coisa. E nesse particular eu aprendo dele." - autor desconhecido.

O universo de duas pessoas diferentes é retratado nesta longa metragem. Um pai solteiro que é jornalista e uma mãe solteira que é arquiteta se encontram ocasionalmente. Esqueça o romance que envolve a trama e foque na vida dos dois personagens e no cotidiano do trabalho de cada um. Pensar no trabalho e dedicar-se a ele com tantos problemas passando pela sua cabeça e com um filho pequeno para cuidar não é fácil para ninguém, mas é possível. Você sabe o que realmente quer?

Lições:

- As pessoas não planejam fracassar, fracassam por falta de planejamento.

- Trabalho é prazer.

- Nada acontece por acaso e todo acontecimento tem propósitos de crescimento pessoal.

- Aprenda a lidar com os imprevistos.

- Desenvolva a sua comunicação interpessoal: de você com os outros.

filme13.jpg

13 - O Chef (Chef)

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que sempre poderíamos ganhar, por medo de tentar." - William Shakespeare.

Para tudo há solução, temos muito o que aprender e crescer. Muitas vezes, como o protagonista, não temos a humildade de reconhecer nossos erros e fazer uma auto-avaliação de nossos erros e do caminho que precisamos percorrer. Há mais prazer em dar do que receber. Se tiver que criticar ou corrigir alguém, faça-o quando você e a pessoa estiverem a sós, sem testemunhas, com absoluta privacidade. Este filme nos mostra algumas situações do que NÃO devemos fazer e como NÃO devemos tratar as pessoas.

Lições:

- Não importa onde você está hoje, o que importa é onde você quer chegar.

- Não olhe para os desafios que surgem no caminho, olhe o resultado que deseja conquistar.

- Lute contra os obstáculos, ultrapasse-os, custe o que custar.

- Se estiver errado, reconheça o seu erro.

- "Se eu consegui uma vez, posso repetir."

filme14.jpg

14 - Cidadão Kane (Citizen Kane)

"Não se pode ensinar alguma coisa a um homem; apenas ajudá-lo a encontrá-la dentro de si mesmo." - Galileu.

O filme é clássico e atemporal. Ele aborda sobre questões que norteiam a vida de um homem que alcançou o sucesso e comprou tudo o que o dinheiro pode lhe proporcionar. Ele teve poder, dinheiro e influência, mas tudo isso não comprou algo simples e essencial na vida de todos nós: a felicidade.

Lições:

- Encontre energia suficiente para lutar por seus sonhos, porque a esperança no futuro gera energia no presente.

- Trate os outros como gostaria de ser tratado.

- Tenha satisfação de ser você mesmo, mas não tente se sobrepor às outras pessoas nem parecer melhor do que elas. Se tiver que falar de si mesmo, mantenha a ênfase em você, mas não rebaixe os outros, valorize-os.

- Orgulhe-se de si mesmo, mas sem arrogância. Goste de quem você é, do que faz e de onde trabalha.

- Agradeça, seja claro e enfático.

- Seja sincero e humilde.

- Agradeça e parabenize sua equipe e seus liderados por aquilo que não é tão óbvio.

filme15.jpg

15 - A Felicidade Não Se Compra (It´s a Wonderful Life)

"Um homem que tem família sólida tem tudo na vida." - David Portes.

O longa metragem é antigo, mas continua passando uma mensagem de vida e de profissionalismo. Os valores que permeiam a vida do protagonista devem (ou deveriam) fazer parte da nossa vida também. Ética, moral, bons costumes, humildade, responsabilidade, profissionalismo, dedicação, preocupação com o próximo, etc. São inúmeras qualidades que o bom moço possui. Todo o seu trabalho tem muito valor e é muito importante para os cidadãos da cidade onde mora, mas, é preciso um momento de reflexão sobre a própria vida para ele descobrir algo tão simples. Todos nós deveríamos fazer isso: parar alguns minutos e pensar sobre nossas atitudes, nossos objetivos, nosso projetos e nossas metas.

Lições:

- Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa e sorria.

- "A popularidade, a felicidade e o senso de valor dependem sobretudo da habilidade no modo de tratar as pessoas", Dale Carnegie.

- "Diga-me com quem andas e eu te direi para onde vais", Rodrigo Cardoso.

- Não critique, não condene, não se queixe.

filme16.jpg

16 - Presente de Grego (Baby Boom)

"O bom comunicador não é aquele que fala bem, e sim aquele que tem certeza de fazer as pessoas entenderem bem aquilo que está falando." - Rodrigo Cardoso.

A vida de um executivo, principalmente no topo de sua carreira, exige dedicação exclusiva ao trabalho. A protagonista do filme garante a todos os executivos com quem trabalha, principalmente aos seus chefes, que não pretende ter filhos e que se dedicará totalmente ao trabalho. Quando ela recebe a guarda de uma criança precisa aprender a conciliar a vida materna com o trabalho e descobre que a verdadeira felicidade está no equilíbrio da vida pessoal com a profissional. O verdadeiro auge de sua carreira estava por vir: a criação de seu próprio negócio.

Lições:

- "É em um momento de decisão que seu destino muda para sempre", Anthony Robbins.

- Oportunidades surgem todos os dias, é preciso estar atento para aproveitá-las.

- Não tenha medo de errar.

- A ação cura o medo.

- Coloque suas ideias em prática e acredite na sua intuição.

Espero sinceramente que este texto ajude você leitor a refletir sobre seu trabalho, sua vida, suas qualidades e seus defeitos, nos âmbitos pessoal e profissional, auxiliando-o a almejar e alcançar o sucesso. Estamos sempre em busca de algo, pois somos seres humanos. A constante procura pelo desenvolvimento e conhecimento, nos torna pessoas melhores a cada dia. Como disse Sócrates, "A única coisa que sei é que nada sei". Deixo aqui as referências das leituras que fiz ao longo de minha carreira e que são sempre fontes de pesquisa: "O poder sem limites", "Desperte o gigante interior" e "Mensagens de um amigo", de Anthony Robbins; "O corpo fala", de Pierre Weil e Roland Tompakow; "Os segredos da mente milionária", de Harv Eker; "O Segredo", de Rhonda Byrne; "A Lei da Atração", de Michael J. Lousier; "Faça diferente, faça a diferença", de Rodrigo Cardoso; Uma lição de vida e de marketing", de David Portes; "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Carnegie.


Vanessa Guimarães

O blog Cult & Cia. analisa a vida cotidiana através da visão de uma jornalista apaixonada por cultura e informação de qualidade. Siga o blog no Twitter, no Facebook e no Pinterest..
Saiba como escrever na obvious.
version 23/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Vanessa Guimarães