cult e cia.

Blog escrito por uma jornalista que gosta de cultura e informação de qualidade

Vanessa Guimarães

O blog Cult & Cia. analisa a vida cotidiana através da visão de uma jornalista apaixonada por cultura e informação de qualidade. Siga o blog no Twitter, no Facebook e no Pinterest.

Azulejos compõem cenas urbanas

As ruas da cidade e os espaços públicos são palco para as mais variadas criações e manifestações feitas de azulejos personalizados.


A decoração e a organização dos ambientes são os principais fatores que os fazem charmosos, agradáveis e convidativos. Uma casa acolhedora é aquela que está harmoniosa e possui a "identidade" dos moradores.

A mesa de trabalho, por exemplo, mostra muito da personalidade de quem trabalha ali, enquanto os ambientes de uma casa revelam um pouco do dia a dia dos proprietários.

Pensando em levar um pouco de mistério e encantamento de dentro para fora, a empresa Coletivo Muda surgiu para preencher uma lacuna até então inexplorada pelo mercado. Formada pelos designers Bruna Vieira e João Tolentino, e pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache, em 2010, a empresa baseia-se na ideia de mudança e desenvolve trabalhos de arte, decoração e design para a cidade do Rio de Janeiro, como um laboratório de transformação.

Originária da arte de rua, os artistas usam as ruas da cidade e os espaços públicos como palco para as mais variadas criações e manifestações.

coletivo-muda.jpg

Diversos painéis feitos de azulejos coloridos, pintados de diversas cores e nos mais diversos formatos, podem ser vistos espalhados pela cidade, perto das praias, dentro de túneis, em escadas, muros e até calçadas.

Os azulejos personalizados formam figuras, revelam histórias, estampam ideias e mostram a contemporaneidade de toda uma geração.

Um pouco da arte que antes fazia parte da decoração de dentro de casa, que era vista dos banheiros às cozinhas, migrou para "fora da caixa" e agora compõe cenas urbanas modernas e sofisticadas.

O antigo se transforma em novo, com uma roupagem diferente, exclusiva e atemporal. Agora, caminhando pelas ruas, nos sentimos familiarizados com a arte.

Até mesmo dentro das estações de metrô encontramos essas exposições ao ar livre. Elas estão em diversos lugares, guardando surpresas para os moradores e visitantes da Cidade Maravilhosa. Cada olhar revela uma nova perspectiva das obras abstratas, cuja interpretação fica a mercê de cada um dos admiradores da arte e da cultura, seja ela como for e onde estiver.


Vanessa Guimarães

O blog Cult & Cia. analisa a vida cotidiana através da visão de uma jornalista apaixonada por cultura e informação de qualidade. Siga o blog no Twitter, no Facebook e no Pinterest..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// //Vanessa Guimarães