cultura liquida

Homenagem a perda de convicções do pensamento humano e a certeza que tudo muda.

Amauri Nolasco Sanches Junior

tem 40 anos e é paulistano, tem uma deficiência chamada Paralisia Cerebral (não o cérebro paralisado), que deixou sequelas dentro da parte fisicomotora, mas não deixou de ser uma pessoa que vive plenamente. Mesmo cadeirante cursou publicidade virtualmente pela IPED e TI (Técnico de Informática) pela ETEC Pq Santo Antônio na zona leste de São Paulo e não parou. Se formou em Filosofia na FGV (Fundação Getúlio Vargas), além de ser noivo de uma linda dama.

Instagram: todos somos modelos

Instantes especiais são instantes que, talvez, queremos compartilhar. Mas existem pessoas que querem se sentir modelos, celebridades da mídia e sempre tiram fotos com produção e criatividade.


Evolucion-logotipo-instagram.jpg

Vamos falar de estética. Fotos são um meio de se fazer algum tipo de arte e a arte se analisa, pela interpretação estética. Antes disso se deve falar da origem do nome Instagram, que veio da junção “instant” (instante) e de fotograma, do grego “gram” que quer dizer, “gravado”. Talvez, se houver um meio de tradução poderíamos dizer que Instagram quer dizer “instante gravado” e esse instante, é um instante especial. Que instante especial é esse?

Instantes especiais são instantes que, talvez, queremos compartilhar. Mas existem pessoas que querem se sentir modelos, celebridades da mídia e sempre tiram fotos com produção e criatividade. Daí sempre ouvimos dizer que as pessoas seguem um tipo de estética e nem se damos conta, que estética é muito mais do que um “tratamento de beleza”. Estética é o meio de análise (que filosoficamente, chamamos de crítica), de observação da arte, da imagem e da percepção. O que é bonito (aquilo aceito), é agradável aos nossos olhos e o que é feio (o que não é aceito), é desagradável aos nossos olhos.

Nessa “sede”, vamos dizer, de ser uma celebridade, muitas vezes as pessoas exageram. Nesse exagero (nas redes sociais em geral), sempre se espera que as pessoas tenham retorno e como todo negócio, umas tem retorno e outras não. Uma análise mais profunda na questão e não menos desprezível, que as redes sociais perdem muito com essa “sede” de sempre ser uma celebridade. Esteticamente, fica com uma poluição visual muito grande. Os instantes especiais se tornam instantes forçados a serem especiais.

Mas estética vem do termo grego “aisthesis” que quer dizer a faculdade de sentir ou a compreensão pela percepção, assim, sentir poderia ser resumido como a compreensão daquilo que percebemos pela capacidade dos sentidos. Quais são as coisas mais compartilhadas? Quais as coisas mais curtidas? A estética dentro da filosofia, analisa o simbolismo daquilo que é mostrado sempre no sentido daquilo que é o belo, a ciência (conhecimento) da arte como ela pode ser percebida. Por que não podemos nos tratar como uma obra de arte? Por que não podemos usar a nós mesmos, como peça publicitária?

Aquilo que é belo é aquilo que temos de valor, aquilo que temos como meio de achar esse belo naquilo que olhamos. Até mesmo uma flor passa por essa análise de beleza, que muitas vezes, não é bela para um e é, para outro. Mas o simbolismo da beleza é o que temos de valor daquilo que eticamente, somos. Se somos pessoas tristes, vamos achar belo coisas tristes, se somos pessoas alegres, achamos coisas alegres belas. Isso vale para ideologias que acreditamos e até mesmo, religiões que professamos. Tudo é valorizado daquilo que temos de valor subjetivo.

Mesmos que não temos uma aceitável aparência, temos que ser sempre nós mesmos, pois sendo nós mesmos, alguém vai achar esteticamente aceitável. A sinceridade sempre foi a mais bela das virtudes.


Amauri Nolasco Sanches Junior

tem 40 anos e é paulistano, tem uma deficiência chamada Paralisia Cerebral (não o cérebro paralisado), que deixou sequelas dentro da parte fisicomotora, mas não deixou de ser uma pessoa que vive plenamente. Mesmo cadeirante cursou publicidade virtualmente pela IPED e TI (Técnico de Informática) pela ETEC Pq Santo Antônio na zona leste de São Paulo e não parou. Se formou em Filosofia na FGV (Fundação Getúlio Vargas), além de ser noivo de uma linda dama. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious //Amauri Nolasco Sanches Junior