cutucadas dbc

Cutucando uma humanidade repleta de atitudes racionaria, fria e sem pudor

Douglas B.C.

INFERNO DE DANTE ALIGHIERI

O Inferno descrito por Dante, o homem que fundamentou por gerações, os caminhos e condenações do Inferno, de acordo com seus pecados.


O inferno quente, tortuoso e agonizante que se tem ideia hoje, está escrito na Bíblia Sagrada há não se sabe exatamente quantos anos passados. Esta mesma ideia foi descrito melhor, mais claro e muito bem aceito pelo cristianismo a partir de 1555, ano em que a obra “A Divina Comédia” foi lançada. Obra escrita por Dante Alighieri em meados de 1.307 d.C. período muito conturbado na história da Igreja Católica e na política Europeia.

Dante Alighieri fundamentou a visão que imaginamos, o modelo de condenação e tortura do Inferno hoje.

0b2719d21147ec6396e74a1c602e47de.jpg

A obra “A Divina Comédia” é um poema narrativo, rigorosamente simétrico e planejado dividido em três partes. Narrando uma odisseia passada pelo Inferno, Purgatório e o Paraíso. Na história em questão, Dante é o principal personagem guiado por Virgílio, filósofo e poeta romano, a quem Dante demonstra grande respeito. As três partes que formam a Divina Comédia são divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso isolado no final.

Dos três livros, o "Inferno" foi o mais procurado pelos jovens, e o mais lido dentre a sua sequencia. Talvez pelo fascínio em saber sobre o que é mal e doloroso, este fascínio que o ser humano demonstra desde seus primórdios, em cultivar por muitos, o que destrói sua própria espécie. O prazer é notável. Outro fato que leva este livro a ser sucesso com seu público, foi os detalhes contidos em sua progressão. Dante deixou-o tão rico, que através de suas palavras, é possível imaginar o cenário perfeitamente.

O Inferno possui um canto a mais que serve de introdução a todo o poema, é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Esta forma de organização foi baseada na teoria medieval, de que o universo era formado por círculos concêntricos. Ele torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Onde cada pecador é julgado e condenado eternamente.

ec1b8efe3b34802e5b149b319b56b0cc.jpg

No primeiro círculo permanece o pagãos e os que morreram antes da chegada de Jesus, estes são condenados a vagar pela escuridão. No segundo círculo estão os luxuriosos, arrebatados por furacões que não param nunca. No terceiro círculo, os gulosos são imersos num lago de lama suja e espessa, atormentados por uma chuva interminável de gelo e água. No quarto estão os gananciosos, que subindo montanhas rochosas, são obrigados a carregar rochas do peso duplicado de sua riqueza adquirida em vida.

No quinto círculo, estão os que viveram sob Ira, mergulhados em um rio de sangue, se debatendo e torturando-se, movido por sua própria raiva. O sexto círculo é formado por um cemitério com túmulos que comportam mais de mil condenados, estes grupos que praticavam a heresia. O sétimo círculo é formado por quatro vales, onde estão os condenados pela prática de violência feita em vida. O oitavo círculo é formado por dez fossos onde encontra-se os fraudulentos condenados a serem torturados eternamente: açoitados por demônios, submersos em fezes, enterrados de cabeça pra baixo, com a cabeça voltada para as costas entre outros.

Por fim, o nono círculo é o lago Cocite, que está congelado, o lago das lamentações que fica no centro da Terra e é formado pelas lágrimas dos condenados e pelos rios do inferno que nele deságuam seu sangue. No Cocite estão imersos os traidores, representados por Lúcifer, o traidor de Deus, que aqui reside. Os traidores distribuem-se em quatro esferas diferentes, dependendo da gravidade da traição cometida.

A Europa e a cidade de Florença (Itália) passava por momentos de crise política, havia uma perseguição sanguinária aos artistas plásticos, cientistas e todo aquele que lançava uma teoria que segmentava contra os interesses católicos.

A obra é de uma técnica impressionante, admiração esta, que levaram a acrescentar “Divina” no título em sua publicação – o título colocado por Dante foi apenas “Comédia” nome oposto ao de tragédia. O poema foi escrito na língua toscana, muito parecido com o Italiano atual. O autor afirmava que esta língua era mais nobre que o latim, pois não era artificial e nem privilégio de poucos.

Esta obra foi uma das responsáveis por revolucionar o mundo literário, tanto em: técnica; detalhamento do ambiente e enredo, quanto na mudança histórica dos costumes religiosos. Depois de seu lançamento impresso, a Igreja recebeu mais fiéis, com medo da perseguição religiosa e de serem lançados ao Inferno, que Dante Alighieri descrevera.

9ef3cff67c3bc981fd745f1ef880b451 (1).jpg

Dante foi condenado ao exílio pelo novo governo de Florença, ele liderava um dos grupos político-revolucionários que fracassou em seu objetivo de mudar a política de Florença. Dante faleceu em 13 ou 14 de setembro de 1321 aos 56 anos de idade, em Ravena (Itália). Morto por uma doença com características da Malária.

|

Douglas B.C.

Fontes: http://www.stelle.com.br/pt/index_comedia.html http://educacao.uol.com.br/biografias/dante-alighieri.jhtm

Livro: INFERNO_Dan Brown/maio de 2013


version 2/s/literatura// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Douglas B.C.