das travessias limiar em profundidade

Psicologia, Filosofia e Arte.

Maria Fernanda Carvalho

Carioca e psicóloga, interessada em literatura, filosofia e outros ramos da arte e da cultura, criando uma malha de conexões entre esses meios. Apaixonada por Bob Dylan, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, cinema e seus três gatos boêmios. Lido com metáforas.

Okja e o capitalismo selvagem.

Algumas palavras sobre Okja de Bong Joon-ho que é um diretor da atualidade espetacular. As suas obras é uma mistura de humor, ação e sensibilidade. Ele nos leva a refletir sobre temas que ultimamente nos incomoda e nos chama atenção para um mundo de constantes mudanças onde o exercício do cuidar deve considerar o estado permanente de desenvolvimento pessoal, de transformações e de vir-a-ser.


okja_netflix-1280x600.jpg

Não sei nem como expressar em palavras o quanto esse filme é emocionante.

A trama nos remete de maneira simbólica ao sentimento que nós temos pelo nosso animal de estimação. Talvez seja o amor mais sincero.

Por outro lado quem perde a capacidade de se indignar diante da injustiça dos homens e em consequência disso lida com desumanização e com o empobrecimento dos laços mais profundos nas relações sendo elas quais forem em detrimento de posses materiais não pode saber o valor que tem um animal de estimação em nossas vidas.

505990.jpg-c_640_320_x-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

O filme a meu ver não se trata de ativismos ou doutrinações que estabeleçam regras e padrões corretos para viver em sociedade, ele nos aponta a simplicidade e traz algo do sagrado no ser humano, o cuidado humano, o afeto que hoje em dia passa longe de nos subjetivar como sujeitos se deixarmos sermos atingidos pelo capitalismo selvagem.

Oklafotos2.jpg

Ao cuidar de alguém ou ser amigo de uma pessoa ou de um animal é dar amor a tal ponto que podemos transformar os conflitos em tensões dinâmicas, a competição em emulação saudável e as divergências em oportunidades para convergências na adversidade. Já dizia Leonardo Boff em virtudes para um outro mundo possível: comer e beber juntos e viver em paz

OKJA, nos manda o recado.

365133.jpg

imagens Google


Maria Fernanda Carvalho

Carioca e psicóloga, interessada em literatura, filosofia e outros ramos da arte e da cultura, criando uma malha de conexões entre esses meios. Apaixonada por Bob Dylan, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, cinema e seus três gatos boêmios. Lido com metáforas. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// //Maria Fernanda Carvalho